Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, meus nobres.

Recentemente eu instalei um processador novo, Ryzen 7 5700x em uma placa-mãe X370GT7 - Biostar. E para o processador funcionar, eu atualizei a BIOS.

Mas agora, dias depois, o meu pc ficou extremamente lerdo. O sistema operacional mal funciona. Eu não sei o que houve, pois não há nenhum processamento exigindo muito dos componentes (processador, SSD, gpu)

Reformatei o computador pela própria ferramenta do Windows, mas nada adiantou.

Config:

Processador Ryzen 7 5700x
4x8 Ram 3000mhz

SSD M.2 512gb

placa-mãe X370GT7 - Biostar
Placa de vídeo rx 6600
fonte cougar 600w

Postado

@Mardoz se aconteceu isso depois que tu atualizou a BIOS e somente depois disso, tenta fazer um downgrade de versão para tua antiga que funcionava. e verifica se voltou ao normal

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Se você possui 4 memórias funcionando a 3000mhz, isso está acima do suporte oficial do processador (o que significa que seu XMP pode estar ativado). Nesse caso, sugiro que desabilite o XMP no BIOS (apenas para testar) e verifique se o sistema fica mais estável com ele desabilitado.

• Amei 1
Postado

Primeiramente, verificar as temperaturas do sistema, principalmente do processador, altas temperaturas devido a problemas no sistema de refrigeração do PC podem causar baixo desempenho. Segundo, tentar desativar o XMP da memória, pois oficialmente os CPUs Ryzen 5000 não suportam 3000MHz com 4 módulos de RAM (é suportado 3200MHz para até 2 módulos), e alguns problemas de instabilidades no PC podem ser causados por configuração de RAM. Certifique-se que você está na BIOS mais atual também, para garantir que a maioria dos bugs com novos processadores já tenham sido corrigidos, já que se trata de uma placa num chipset mais antigo, e da Biostar ainda.

Talvez no fim das contas seja um bug mais grave na placa-mãe que ainda não foi solucionado. A qualidade da BIOS deles não é tão boa (ironicamente, o nome da marca é BIOStar) e de vez em quando dá problemas, fora a qualidade de construção que nem sempre é das melhores. Por isso não recomendo aos usuários que estão montando um PC novo adquirir placas da Biostar, evitar dor de cabeça é sempre bom.

• Amei 1
Postado

@TestePC se eu fizer isso vai comprometer o processador. ele só funciona na versão atual da BIOS. 

@Gabriel U

7 minutos atrás, Gabriel U disse:

Se você possui 4 memórias funcionando a 3000mhz, isso está acima do suporte oficial do processador (o que significa que seu XMP pode estar ativado). Nesse caso, sugiro que desabilite o XMP no BIOS (apenas para testar) e verifique se o sistema fica mais estável com ele desabilitado.

Meu amigo, elas estão em 2400, não cheguei a habilitar o xmp. Mas de qualquer forma eu vou verificar.

Postado

@Mardoz o membro @GuilhermeGB deu uma sequência bem lógica referente a problemas na frequência das memórias, pode ser que ajude. 

Dúvida> você configurou a BIOS depois de atualizar exatamente como estava antes?

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, Mardoz disse:

@Gabriel U

Meu amigo, elas estão em 2400, não cheguei a habilitar o xmp. Mas de qualquer forma eu vou verificar.

Certo, mas disso eu não sabia. Porque até então, você disse ter 4 memórias a 3000mhz:

39 minutos atrás, Mardoz disse:

4x8 Ram 3000mhz

De qualquer forma, solução de problemas envolvendo hardware é a especialidade do colega @GuilhermeGB. Siga as indicações dele. E você está absolutamente certo. Essa comunidade é mesmo diferenciada...

• Amei 2
Postado
2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Primeiramente, verificar as temperaturas do sistema, principalmente do processador, altas temperaturas devido a problemas no sistema de refrigeração do PC podem causar baixo desempenho. Segundo, tentar desativar o XMP da memória, pois oficialmente os CPUs Ryzen 5000 não suportam 3000MHz com 4 módulos de RAM (é suportado 3200MHz para até 2 módulos), e alguns problemas de instabilidades no PC podem ser causados por configuração de RAM. Certifique-se que você está na BIOS mais atual também, para garantir que a maioria dos bugs com novos processadores já tenham sido corrigidos, já que se trata de uma placa num chipset mais antigo, e da Biostar ainda.

Talvez no fim das contas seja um bug mais grave na placa-mãe que ainda não foi solucionado. A qualidade da BIOS deles não é tão boa (ironicamente, o nome da marca é BIOStar) e de vez em quando dá problemas, fora a qualidade de construção que nem sempre é das melhores. Por isso não recomendo aos usuários que estão montando um PC novo adquirir placas da Biostar, evitar dor de cabeça é sempre bom.

Fiz os testes de temperatura e verifiquei a velocidade das memórias. A temperatura está ok e as memórias estão em 2400... Ao que tudo indica é um bug na BIOS 😔

@GuilhermeGB  notei que na área de code dela indicou o seguinte número: 36

no manual diz o seguinte: CPU post-memory initialization. System Management Mode (SMM) initialization

sabe se isso tem a ver com a lentidão? 

Postado

@Mardoz remova dois dos pentes de memória, deixe só 2 pra fazer o teste. A maioria das placas-mãe trabalham melhor com 2 módulos instalados no 2º e 4º slot, qualquer coisa você confirma isso no manual da sua. Suponho que os 4 módulos sejam iguais, mas se não forem, deixe apenas modelos iguais.

Postado

@GuilhermeGB fiz os testes e nada. Tentei fazer um downgrade na BIOS, mas quando entro no layout de atualização nenhum comando funciona. Não sei mais o que fazer, minha vontade é tocar fogo nela kkkk

Postado

@Mardoz se não for defeito em nenhum dos módulos de memória, a chance de ser algo relacionado com a placa-mãe é grande. Uma das opções é ir testando o PC com um módulo só, testa um de cada por vez. Por falar em memória RAM, qual seria o modelo das que você tem aí?

EDIT: Também seria interessante verificar se todos os pinos do CPU estão OK, porque existe também uma pequena chance de o problema estar pro lado do CPU. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!