Ir ao conteúdo

Quais as diferenças entre um SSD NVMe e um SSD Sata?

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

a principal diferença é na velocidade.. um SSD Sata3 lê os dados no maximo a 600Mbits( Aprox 60MB/s), ja um NVMe Gen3 x4 chega a 3500mbts (aprx. 350MB/s) e se for e se for Gen4x4 ate 7000Mbs

no caso da incialização do windows e arquivos pode não ser realmente tão percebível a diferença.. mas em jogos mais pesados e principalmente copia de arquivos faz...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@InvictoDS Basicamente, é isso aqui. O HD até que foi rápido nesse teste. 

No Windows 10 eu não sentia muita diferença entre os 2 tipos de SSD, mas com a implementação do Windows 11, já podemos notar uma diferença significativa durante o uso.

Postado

Eu achei bem lento so boots nesse Vídeo.. nunca medi mas acho que meu Windows chega na tela de login antes de 10segs... eu ligo o PC, sento e já ta  nela... rss

Outra coisa pra mim Perceptível foi em Jogos.. Forza Horizon 5 no HDD demora bem uns 5 min pra carregar.. no SSD menos de 30 segundos.. 

• Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, bngomes disse:

Eu achei bem lento so boots nesse Vídeo.. nunca medi mas acho que meu Windows chega na tela de login antes de 10segs... eu ligo o PC, sento e já ta  nela... rss

Outra coisa pra mim Perceptível foi em Jogos.. Forza Horizon 5 no HDD demora bem uns 5 min pra carregar.. no SSD menos de 30 segundos.. 

Além de você usar SSD, a Inicialização Rápida do Windows ainda acelera um pouco mais esse processo, no seu caso. As Inicializações medidas no vídeo são limpas (sem arquivos pré-carregados da Inicialização).

• guilherme_dr alterou o título para Quais as diferenças entre um SSD NVMe e um SSD Sata?
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
3 minutos atrás, InvictoDS disse:

@Pedro Math.pi em jogos, faz diferença?

Sei que a pergunta não foi direcionada a mim, mas o uso de SSD pode beneficiar jogos com mapas grandes, por exemplo. Isso porque, enquanto você está em determinada região, a maioria dos elementos do cenário é pré carregada na RAM. Quando você sai dessa região, novos elementos precisam ser achados no armazenamento e enviados para a RAM. Em termos de FPS, não fará muita diferença, mas em termos de carregamento, agiliza bastante as coisas...

• Moderador
Postado

@InvictoDS Olá amigo, tudo bem? Espero que sim.

Acima já foi esclarecido a diferença em relação a velocidade de leitura e escrita dos dispositivos, mas obviamente há diferenças em relação as conexões. A imagem abaixo vai ilustrar bem essas diferenças:

Capturar.JPG

Em resumo:

SSD Sata 2,5'' - Usa a interface SATA III (mesma de HDD)

SSD M.2 Sata - Também usa a interface SATA, mas com conexão M.2, que é mais compacta e que conecta diretamente na placa-mãe em um slot M.2.

SSD M.2 NVMe - É o mais rápido dos três, também utiliza conexão M.2 na placa-mãe, mas em um protocolo diferente, o qual se comunica com a interface PCIe e daí vem a grande velocidade em relação aos outros dispositivos.

Dito isso, é importante saber a sua configuração e principalmente qual é a marca e o modelo da sua placa-mãe, já que é necessário que a mesma possua a conexão adequada.

Abraço.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!