Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, tô passando pelo mesmo problema aqui no meu apartamento. Moro num prédio com 4 imóveis e, sempre que alguém acende ou apaga a luz, meu monitor desliga e liga de novo. Isso acontece só com meu monitor UltraWide da LG, enquanto o outro monitor normal de 1080p fica de boa. Meu PC tem uma fonte de 700W ouro e os monitores estão em tomadas diferentes. Fizemos um teste com uma extensão da tomada da cozinha e o monitor não desligava, então o dono do prédio puxou essa tomada pra dentro do meu quarto.

Funcionou por um tempo, mas agora o problema voltou, principalmente quando o vizinho usa o banheiro (dá pra ouvir o exaustor dele), meu monitor apaga quando ele desliga a luz.

Uso uma régua com filtro e fusível pros dois monitores e não tenho estabilizador pro PC, mas nele nunca acontece nada. Minha suspeita é que seja algo na instalação elétrica.

Meu quadro é separado e tem disjuntores diferentes pra tomadas e luzes, mas tudo foi instalado por uma empresa elétrica e já tive problemas com instalação errada, então fico meio desconfiado do serviço.

Alguém já passou por algo assim e conseguiu resolver? Pode ser problema na fiação? Qualquer dica é bem-vinda, valeu!

• Curtir 1
Postado

possíveis problemas

o neutro da lampada está sendo compartilhado com a tomada do computador

junto a isso provavelmente não tem aterramento

Peça para o eletricista fazer um circuito de lampadas separados, ou seja, fase que sai do QDC alimentará as lampadas e um neutro separado. Na tomada do seu quarto, peça para ele fazer um circuito específico pro PC com neutro, fase e terra. Geralmente se usa fio 2,5mm para tomadas de computador. Dependendo da distancia e dos conduites, pode usar 4mm. O disjuntor deverá ser calculado conforme esse circuito aí: em regra geral um disjuntor para um circuito de 10A vai ser de 16A. Aproveite, se você tiver dinheiro, e faça todo circuito do quarto para o QDC, respeitando neutro, fase e terra exclusivos para o seu quarto (com disjuntor exclusivo). A bitola 2,5mm ou 4,0mm vai depender do calculo de potência e quantas tomadas serão instaladas

não esqueça que ar condicionado e aparelhos de consumo alto precisam de circuito exclusivo: exemplo, você pode ter um circuito no seu quarto para as tomadas normais e UM EXCLUSIVO para o seu PC ou seu ar condicionado. No caso do ar condicionado é obrigatório; no caso do PC, vai depender da potência da sua fonte.

Geralmente, a maioria de nós mortais, precisa de um circuito exclusivo de 16A para um quarto, com bitola 2,5mm, para tomadas: notebook, PC, umidificador, carregador de celular, televisao, videogame, etc. 
Esse circuito aí resolve teu problema, ou seja, é um exclusivo para o quarto, conforme a norma.

Em resposta direta: o neutro da sua casa está sendo compartilhado e isso vai dar problema. Aproveite e troque o spot de luz, provavelmente ele também foi instalado de forma errada.

NÃO COMPARTILHE JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, O CIRCUITO DA COZINHA, BANHEIRO OU SALA COM DO SEU QUARTO.
A TOMADA DA COZINHA TEM CIRCUITO E DISJUNTORES EXCLUSIVOS PARA ELA

@JonathanLm leia a resposta acima e contrate um eletricista para fazer o circuito novamente

Se você puder, refaça da casa inteira. Caso não possa, jamais utilize o do banheiro ou cozinha pro seu quarto. 
O mais urgente é, ao meu ver, fazer um circuito exclusivo pro seu quarto e retirar o neutro ou até a fase que alimenta o circuito de iluminação da sua tomada

Eletricisas brasileiros tem a mania de misturar o circuito da iluminação com das tomadas, mesmo que haja disjuntores, isso é errado. Você desliga o disjuntor da iluminação e parece que foi feito a instalação ok, mas esquece que o zé faísca fez um serviço porco e esse circuito também alimenta tomadas

Eu já vi terrorista usar até circuito de iluminação para ligar ar condicionado. Em países sérios esses "profissionais" seriam proibidos de chegar perto de um quadro de luz.

===========================================================================

EDIT: Pode, sem problema, usar disjuntor de 20A para o CIRCUITO do quarto, com bitola 2,5mm, se a distancia e o cálculo dos conduites permitir. A limitação de 16A do disjuntor que eu indiquei serve para você se dar conta que como é uma reforma, e não uma construção do zero, você está protegendo a fiação de qualquer sobrecarga, trabalhando com uma excelente folga. Quando é construção nova, ou uma reforma do zero onde o engenheiro faz o cálculo certinho, provavelmente ele vai usar um disjuntor de 20A para seu quarto. Mas isso não é o principal, 16A ou 20A não há muita diferença em termos práticos, a não ser que você precise usar duas estufas de 2000W ao mesmo tempo... e aí esse tipo de consumo interfere em todo cálculo que será feito pelo engenheiro.

O que eu disse acima, sobre 16A e 20A, serve como situações onde é necessário consertar um problema rápido em fiações/prédios/casas antigos, utilizando dados que você forneceu, como uma fonte de 700W. Como eu já recomendei a utilização de circuito exclusivo para ar condicionado ou aparelhos que exijam circuitto exclusivo, MESMO QUE NÃO CONSUMAM MAIS DE 10A, acho que minha recomendação de bitola 2,5mm + Disjuntor 16A vai te atender. Lembrando que não é só a fase que precisará ser trocada, e sim o neutro e adicionar um aterramento, caso não tenha

Se você já tiver bitolas de 2,5mm instaladas, então o serviço será menor e consistirá em: cortar todo tipo de interligação de neutro e fase de iluminação com o quarto/sala e banheiro e ter circuitos exclusivos para sala, banheiro, chuveiro, cozinha, lavanderia, quarto(s) e varanda (caso você tenha uma).

Hoje em dia por mais pequeno que seja uma casa ou apartamento, é comum ter 7 ou mais disjuntores. (1 chuveiro, 1 banheiro, 1 quarto, 1 sala, 1 cozinha e 1 lavanderia). Isso sem falar que se for instalar torneira elétrica ou ar condicionado, teremos circuitos exclusivos e para cada circuito exclusivo, é necessário um disjuntor e uma fase+terra exclusivo. Se estamos falando de fritadeira, é a mesma coisa. Então hoje vemos que 7 disjuntores é o mínimo, mas não basta isso, o circuito precia ser bem feito.

Se a instalação foi mal feita, tira fotos e manda pra empresa que fez o serviço, dizendo que eles estão colocando a vida de pessoas em risco. Jamais ligar uma lampada ou até uma fritadeira deverá interferir no monitor ou qualquer outro aparelho. Quando acontece, é porque alguém fez coisa errada. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!