Ir ao conteúdo

RTX 4070 SUPER não inicia computador

Ir à solução Resolvido por Diegovodka,

Posts recomendados

Postado

Eai pessoal, estou passando por um problema bem chato, estou a mais de uma semana com esse problema, resumindo, minha placa de Vídeo gigabyte RTX 4070 super não esta querendo iniciar meu computador. Eu tenho a mais absoluta certeza de que não esta nada fora do lugar, não esta mal encaixado, eu fiz uma limpeza nos contatos e mesmo assim ele não inicia meu computador. Inicialmente pensei que fosse o slot da placa-mãe que poderia estar com defeito, mas peguei uma placa de Vídeo do meu computador antigo, acho que era um GT 730, e para minha surpresa meu computador acabou iniciando. É provável que eu tenha que acionar a garantia, mas vai que nem precise né  ¯\_(ツ)_/¯ 

Vou deixar disponivel minha configuração e um Vídeo mostrando o problema para que quiser me ajudar.

Configuração:

Processador: AMD Ryzen 7 7800X3D, 8-Core, 16-Threads, 4.2GHz (5.0GHzTurbo), Cache 104MB, AM5, 100-100000910WOF      

Cooler: DeepCool AK620 Zero Dark, 120mm, Preto, R-AK620-BKNNMT-G-1          

placa-mãe: ASUS TUF Gaming B650M Plus, DDR5, Socket AM5, Chipset AMD B650, TUF-Gaming-B650M-Plus   

memória RAM: DDR5 Kingston FURY Beast, 16GB (2x8GB), 5600MHz, Black, KF556C40BBK2-16

Armazenamento: SSD Kingston KC3000, 1TB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 7000 MB/s, gravação 6000 MB/s, SKC3000S/1024G     

Placa de vídeo: Gigabyte GeForce RTX 4070 Super Eagle OC, 12GB, GDDR6X, 192-bit, GV-N407SEAGLE OC-12GD             

Fonte: Super Flower LEADEX III ARGB 650W, 80 Plus Gold, Black, PFC Ativo, Full Modular, SF-650F14RG(BK) Com Cabo de força      

Gabinete: Montech Air 903 Max, Mid Tower, E-ATX, Black, Sem Fonte, Com 4 Fans   

Videos:

https://drive.google.com/file/d/1mQPPddS7UwKUXbBO_Tuc6d6epuS1I490/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1A9dI_yTTx64Tml6wgaO2-Z-TE_lcm1DR/view?usp=sharing

• Solução
Postado
7 minutos atrás, BarbaFulida disse:

Eai pessoal, estou passando por um problema bem chato, estou a mais de uma semana com esse problema, resumindo, minha placa de Vídeo gigabyte RTX 4070 super não esta querendo iniciar meu computador. Eu tenho a mais absoluta certeza de que não esta nada fora do lugar, não esta mal encaixado, eu fiz uma limpeza nos contatos e mesmo assim ele não inicia meu computador. Inicialmente pensei que fosse o slot da placa-mãe que poderia estar com defeito, mas peguei uma placa de Vídeo do meu computador antigo, acho que era um GT 730, e para minha surpresa meu computador acabou iniciando. É provável que eu tenha que acionar a garantia, mas vai que nem precise né  ¯\_(ツ)_/¯ 

Vou deixar disponivel minha configuração e um Vídeo mostrando o problema para que quiser me ajudar.

Configuração:

Processador: AMD Ryzen 7 7800X3D, 8-Core, 16-Threads, 4.2GHz (5.0GHzTurbo), Cache 104MB, AM5, 100-100000910WOF      

Cooler: DeepCool AK620 Zero Dark, 120mm, Preto, R-AK620-BKNNMT-G-1          

placa-mãe: ASUS TUF Gaming B650M Plus, DDR5, Socket AM5, Chipset AMD B650, TUF-Gaming-B650M-Plus   

memória RAM: DDR5 Kingston FURY Beast, 16GB (2x8GB), 5600MHz, Black, KF556C40BBK2-16

Armazenamento: SSD Kingston KC3000, 1TB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 7000 MB/s, gravação 6000 MB/s, SKC3000S/1024G     

Placa de vídeo: Gigabyte GeForce RTX 4070 Super Eagle OC, 12GB, GDDR6X, 192-bit, GV-N407SEAGLE OC-12GD             

Fonte: Super Flower LEADEX III ARGB 650W, 80 Plus Gold, Black, PFC Ativo, Full Modular, SF-650F14RG(BK) Com Cabo de força      

Gabinete: Montech Air 903 Max, Mid Tower, E-ATX, Black, Sem Fonte, Com 4 Fans   

Videos:

https://drive.google.com/file/d/1mQPPddS7UwKUXbBO_Tuc6d6epuS1I490/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1A9dI_yTTx64Tml6wgaO2-Z-TE_lcm1DR/view?usp=sharing

Sinceramente melhor você que acionar a garantia, você já fez os testes e deu pra ver que a placa de vídeo não tá funcionando. Aliás você checou também se as fans estão girando ou se está bem conectado?

Postado
26 minutos atrás, Diegovodka disse:

Sinceramente melhor você que acionar a garantia, você já fez os testes e deu pra ver que a placa de vídeo não tá funcionando. Aliás você checou também se as fans estão girando ou se está bem conectado?

acho que vou ter que fazer isso mesmo no final das contas, como eu havia dito, peguei minha placa de Vídeo antiga e deu iniciou sem problemas.

sobre as fans, todas estão girando de maneira normal e sem nenhum defeito aparente, não sei por que esse erro esta acontecendo ao iniciar o computador, mas tanto a do cooler quanto as do próprio gabinete nenhuma que esteja deixando de girar

Postado
1 hora atrás, BarbaFulida disse:

Está usando dois cabos PCIe no cabo 16 Pinos (12VHPWR), ao invés de apenas 1 cabo com split?

Postado
5 minutos atrás, Tiberio disse:

Está usando dois cabos PCIe no cabo 16 Pinos (12VHPWR), ao invés de apenas 1 cabo com split?

desculpa, não entendi nada do que você dissekkk, mas eu usando o que já vem com a placa de Vídeo

Postado
14 minutos atrás, BarbaFulida disse:

desculpa, não entendi nada do que você dissekkk, mas eu usando o que já vem com a placa de Vídeo

Vou explicar melhor, o cabo 12VHPWR é um adaptador quem vem junto com a placa de vídeo, é preciso ligar nele dois conectores PCIe que vem da fonte, porém na fonte existem 2 cabos PCIe e cada um desses cabos tem dois conectores, isso é chamado de split.

Você deve evitar de usar apenas um cabo PCIe split pra ligar os dois conectores no adaptador 12VHPWR, o ideal é sempre usar um conector por cabo, sendo assim você irá usar dois cabos PCIe nesse adaptador.

Postado
1 minuto atrás, Tiberio disse:

Vou explicar melhor, o cabo 12VHPWR é um adaptador quem vem junto com a placa de vídeo, é preciso ligar nele dois conectores PCIe que vem da fonte, porém na fonte existem 2 cabos PCIe e cada um desses cabos tem dois conectores, isso é chamado de split.

Você deve evitar de usar apenas um cabo split pra ligar os dois conectores no adaptador do cabo, o ideal é sempre usar um conector por cabo, sendo assim você irá usar dois cabos PCIe nesse adaptador.

agora entendi, no caso eu fiz isso de um por cabo.

detalhe extra que eu não mencionei, eu tava usando meu computador normalmente a 2 mês, foi recentemente que ele parou de funcionar. 

Postado
2 minutos atrás, BarbaFulida disse:

detalhe extra que eu não mencionei, eu tava usando meu computador normalmente a 2 mês, foi recentemente que ele parou de funcionar. 

Com a mesma fonte?

Postado
3 minutos atrás, BarbaFulida disse:

com a mesma fonte, com as mesmas memórias, mesmo cooler, eu não alterei praticamente nada

Já testou essa placa de vídeo em outro PC?

Postado
1 minuto atrás, Tiberio disse:

Já testou essa placa de vídeo em outro PC?

pensei nisso até, mas eu não tenho outro computador pra testar, as pessoas que eu conheço tem um computador mais simples que só usam para excels e powerpoint, então não serve. 

• 2 meses depois...
Postado

@BarbaFulida o meu deu PT, nem liga a gpu mais, 6 meses de uso, mesmo modelo 4070 super eagle oc, tava jogando e do nada a tela ficou preta e percebi que a placa de vídeo desligou e não ligou mais, já tentei de tudo a placa nem sinal de vida. você resolveu? Vou tentar acionar a garantia tomara q a gigabyte seja boa 😔

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...