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boa tarde eu tenho um SSD Adata XPG Gammix S11 Pro, 256GB, M.2 NVMe, Leitura 3500MB/s, Gravação 1200MB/s - AGAMMIXS11P-256GT-C

que ja tem seus 4 anos de uso porém ultimamente estou sentindo algumas travadas e ao fazer alguns testes ele apresentou essas telas (ignorem o tema kk)

alguém sabe se tem como resolver, ou causas deste problema? pretendo comprar um novo (1tb por favor) então indicações são bem vindas

Captura de tela 2024-09-10 173354.png

WhatsApp Image 2024-09-10 at 16.38.43.jpeg

  • Membro VIP
Postado
26 minutos atrás, Augusto Coração disse:

Ok. Esses bloquinhos em amarelo são o arquivo de paginação do Windows, que funciona como se fosse uma extensão da sua memória RAM. Como pode ver, são muitos blocos sendo usados, e esse arquivo está muito fragmentado (se olhar a Lista de Ficheiros, e filtrar os arquivos pelo tamanho deles, do maior ao menor, o arquivo pagefile.sys deve aparecer entre os primeiros).

Bom, sugiro que reduza o arquivo de paginação primeiro, depois distribua um pouco melhor os seus arquivos entre os dois SSDs que você tem, e então desfragmente esse primeiro SSD. Segue o passo a passo:

1. No menu Iniciar, digite "desempenho" e selecione "Ajustar a aparência e o desempenho do Windows";
2. Clique na Aba Avançado, parte de cima, e clique em Alterar;
3. Desmarque a caixa de seleção em cima, e marque, embaixo, a bolinha "Tamanho Personalizado";
4. Em Tamanho Inicial, coloque 400 (megabytes), e em Tamanho Final, coloque 6144 (megabytes);
5. Clique em Definir, e depois em Ok (duas vezes);

6. Reinicie o seu computador e abra novamente o Defraggler, verificando o seu primeiro SSD;
7. Observe os blocos em amarelo. Se ainda houverem pedaços separados, clique em Configurações (acima), depois em Desfragmentação na Inicialização, depois em Executar uma vez;
8. Pressione Sim na mensagem que aparece. Isso vai reiniciar novamente o seu computador;
Ignore os passos 7 e 8 se o arquivo de paginação agora é íntegro (está todo em um lugar só);
9. Clique na seta ao lado do botão Optimize, e selecione Desfragmentar (ignore a mensagem de aviso que aparece);
10. Desfragmente todo o SSD, e depois faça o mesmo com o seu segundo SSD, se quiser (depois dos passos a seguir). 

Após isso, é necessário que você execute um comando do CMD no Windows que pode identificar os setores defeituosos do seu SSD e tentar repará-los. Dessa forma, o seu relatório de vida útil do SSD pode mudar. Para isso:

11. Abra o CMD como administrador;
12. Execute o seguinte comando: chkdsk /f /r
13. Pressione S maiúsculo e clique em Enter na mensagem que aparece;
14. Reinicie o computador, e a verificação começará automaticamente. Vai levar alguns minutos, então seja paciente;
15. Quando reiniciar, me avise, e te digo o que fazer depois (para ver o resultado da reparação do disco)...

  • Confuso 1
  • Membro VIP
Postado
19 minutos atrás, Augusto Coração disse:

@Gabriel U Fiquei preso no Passo 7, não achei essa opção de Desgragmentação na inicializaçãoimage.thumb.png.1cf93d9f155e0f64fbb9a5e8a3229f0a.png 

 

Mas fiz uma otmição e ficou tudo mais azul, mas ainda existem uns amarelos espalhados

Seu programa está usando o Português de Portugal. Por isso a opção aparece como "Desfragmentar tempo de arranque" ksksks

Postado

Seu SSD já está bem desgastado, pois você já escreveu mais de 80 TB de dados nele, sendo que seu TBW é de 160 TB. Além disso, o pouco espaço em disco só piora as coisas para o controlador do seu SSD fazer o wear leveling, que é o revezamento dos dados entre as células de memória.

 

E desfragmentar só serviu para gastá-lo mais ainda.

 

Com um alerta em amarelo do S.M.A.R.T., e já que você pretende comprar um novo, eu recomendo o Kingston NV2, M.2 2280 NVMe (SNV2S/1000G). Eu tenho a versão de 2 TB e é um excelente SSD custo-benefício. Coloquei o link do KaBuM mas fique a vontade para pesquisar em outras lojas. Só evite AliExpress e Shopee.

 

Até lá, se possível, libere pelo menos de 20% a 30% de espaço livre nele, e usando o próprio WIndows, clique na unidade correspondente a ela com o botão direito do mouse, depois em "Propriedades" -> "Ferramentas" -> "Otimizar" -> escolha a unidade dele novamente e clique em "Otimizar".

  • Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, Lord_Dracon disse:

Seu SSD já está bem desgastado, pois você já escreveu mais de 80 TB de dados nele, sendo que seu TBW é de 160 TB. Além disso, o pouco espaço em disco só piora as coisas para o controlador do seu SSD fazer o wear leveling, que é o revezamento dos dados entre as células de memória.

 

E desfragmentar só serviu para gastá-lo mais ainda.

 

Com um alerta em amarelo do S.M.A.R.T., e já que você pretende comprar um novo, eu recomendo o Kingston NV2, M.2 2280 NVMe (SNV2S/1000G). Eu tenho a versão de 2 TB e é um excelente SSD custo-benefício. Coloquei o link do KaBuM mas fique a vontade para pesquisar em outras lojas. Só evite AliExpress e Shopee.

 

Até lá, se possível, libere pelo menos de 20% a 30% de espaço livre nele, e usando o próprio WIndows, clique na unidade correspondente a ela com o botão direito do mouse, depois em "Propriedades" -> "Ferramentas" -> "Otimizar" -> escolha a unidade dele novamente e clique em "Otimizar".


Agora entendi suas reações de dúvida aos meus comentários. Com exceção da parte que destaquei em negrito, o seu comentário está muito certo. A parte destacada é verdade, mas apenas parcialmente. O desgaste causado por essa operação de desfragmentação é irrisório se comparado à quantidade de dados escritos durante o uso desse SSD. Além disso, se reparar bem, o procedimento de desfragmentação liberou cerca de 5GB no espaço do SSD, ou seja, a simples reorganização dos fragmentos melhorou o aproveitamento de espaço dos arquivos.

Sobre o procedimento de Otimização que você ensinou, ele pode fazer isso pela ferramenta própria do Windows, ou pode fazer pela do próprio Defraggler. E além disso, a verificação que o ensinei a fazer através do Chkdsk serve para a mesma coisa.

  • Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Augusto Coração disse:

@Gabriel U Boa tarde, desculpe a demora mas finalmente terminei tudo kkkimage.png.0d737b2eca01536c4f1b702916f6394c.pngimage.png.226da09b57e79768179eb70ea1a42d2b.pngDepois de fazer tudo e apagar muitos arquivos desncessarios e jogos que não jogava mais ficou assim, ainda não testei como esta a velocidade para descobrir se resolveu algo

Boa tarde. Fique tranquilo. Esses procedimentos de revisão levam um tempinho mesmo. Se fez tudo o que sugeri, significa que aquela verificação durante o reinício do Windows também terminou?

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