Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa tarde eu tenho um SSD Adata XPG Gammix S11 Pro, 256GB, M.2 NVMe, Leitura 3500MB/s, Gravação 1200MB/s - AGAMMIXS11P-256GT-C

que ja tem seus 4 anos de uso porém ultimamente estou sentindo algumas travadas e ao fazer alguns testes ele apresentou essas telas (ignorem o tema kk)

alguém sabe se tem como resolver, ou causas deste problema? pretendo comprar um novo (1tb por favor) então indicações são bem vindas

Captura de tela 2024-09-10 173354.png

WhatsApp Image 2024-09-10 at 16.38.43.jpeg

• Membro VIP
Postado
26 minutos atrás, Augusto Coração disse:

Ok. Esses bloquinhos em amarelo são o arquivo de paginação do Windows, que funciona como se fosse uma extensão da sua memória RAM. Como pode ver, são muitos blocos sendo usados, e esse arquivo está muito fragmentado (se olhar a Lista de Ficheiros, e filtrar os arquivos pelo tamanho deles, do maior ao menor, o arquivo pagefile.sys deve aparecer entre os primeiros).

Bom, sugiro que reduza o arquivo de paginação primeiro, depois distribua um pouco melhor os seus arquivos entre os dois SSDs que você tem, e então desfragmente esse primeiro SSD. Segue o passo a passo:

1. No menu Iniciar, digite "desempenho" e selecione "Ajustar a aparência e o desempenho do Windows";
2. Clique na Aba Avançado, parte de cima, e clique em Alterar;
3. Desmarque a caixa de seleção em cima, e marque, embaixo, a bolinha "Tamanho Personalizado";
4. Em Tamanho Inicial, coloque 400 (megabytes), e em Tamanho Final, coloque 6144 (megabytes);
5. Clique em Definir, e depois em Ok (duas vezes);

6. Reinicie o seu computador e abra novamente o Defraggler, verificando o seu primeiro SSD;
7. Observe os blocos em amarelo. Se ainda houverem pedaços separados, clique em Configurações (acima), depois em Desfragmentação na Inicialização, depois em Executar uma vez;
8. Pressione Sim na mensagem que aparece. Isso vai reiniciar novamente o seu computador;
Ignore os passos 7 e 8 se o arquivo de paginação agora é íntegro (está todo em um lugar só);
9. Clique na seta ao lado do botão Optimize, e selecione Desfragmentar (ignore a mensagem de aviso que aparece);
10. Desfragmente todo o SSD, e depois faça o mesmo com o seu segundo SSD, se quiser (depois dos passos a seguir). 

Após isso, é necessário que você execute um comando do CMD no Windows que pode identificar os setores defeituosos do seu SSD e tentar repará-los. Dessa forma, o seu relatório de vida útil do SSD pode mudar. Para isso:

11. Abra o CMD como administrador;
12. Execute o seguinte comando: chkdsk /f /r
13. Pressione S maiúsculo e clique em Enter na mensagem que aparece;
14. Reinicie o computador, e a verificação começará automaticamente. Vai levar alguns minutos, então seja paciente;
15. Quando reiniciar, me avise, e te digo o que fazer depois (para ver o resultado da reparação do disco)...

• Confuso 1
  • Membro VIP
Postado
19 minutos atrás, Augusto Coração disse:

@Gabriel U Fiquei preso no Passo 7, não achei essa opção de Desgragmentação na inicializaçãoimage.thumb.png.1cf93d9f155e0f64fbb9a5e8a3229f0a.png 

Mas fiz uma otmição e ficou tudo mais azul, mas ainda existem uns amarelos espalhados

Seu programa está usando o Português de Portugal. Por isso a opção aparece como "Desfragmentar tempo de arranque" ksksks

Postado

Seu SSD já está bem desgastado, pois você já escreveu mais de 80 TB de dados nele, sendo que seu TBW é de 160 TB. Além disso, o pouco espaço em disco só piora as coisas para o controlador do seu SSD fazer o wear leveling, que é o revezamento dos dados entre as células de memória.

E desfragmentar só serviu para gastá-lo mais ainda.

Com um alerta em amarelo do S.M.A.R.T., e já que você pretende comprar um novo, eu recomendo o Kingston NV2, M.2 2280 NVMe (SNV2S/1000G). Eu tenho a versão de 2 TB e é um excelente SSD custo-benefício. Coloquei o link do KaBuM mas fique a vontade para pesquisar em outras lojas. Só evite AliExpress e Shopee.

Até lá, se possível, libere pelo menos de 20% a 30% de espaço livre nele, e usando o próprio WIndows, clique na unidade correspondente a ela com o botão direito do mouse, depois em "Propriedades" -> "Ferramentas" -> "Otimizar" -> escolha a unidade dele novamente e clique em "Otimizar".

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, Lord_Dracon disse:

Seu SSD já está bem desgastado, pois você já escreveu mais de 80 TB de dados nele, sendo que seu TBW é de 160 TB. Além disso, o pouco espaço em disco só piora as coisas para o controlador do seu SSD fazer o wear leveling, que é o revezamento dos dados entre as células de memória.

E desfragmentar só serviu para gastá-lo mais ainda.

Com um alerta em amarelo do S.M.A.R.T., e já que você pretende comprar um novo, eu recomendo o Kingston NV2, M.2 2280 NVMe (SNV2S/1000G). Eu tenho a versão de 2 TB e é um excelente SSD custo-benefício. Coloquei o link do KaBuM mas fique a vontade para pesquisar em outras lojas. Só evite AliExpress e Shopee.

Até lá, se possível, libere pelo menos de 20% a 30% de espaço livre nele, e usando o próprio WIndows, clique na unidade correspondente a ela com o botão direito do mouse, depois em "Propriedades" -> "Ferramentas" -> "Otimizar" -> escolha a unidade dele novamente e clique em "Otimizar".

Agora entendi suas reações de dúvida aos meus comentários. Com exceção da parte que destaquei em negrito, o seu comentário está muito certo. A parte destacada é verdade, mas apenas parcialmente. O desgaste causado por essa operação de desfragmentação é irrisório se comparado à quantidade de dados escritos durante o uso desse SSD. Além disso, se reparar bem, o procedimento de desfragmentação liberou cerca de 5GB no espaço do SSD, ou seja, a simples reorganização dos fragmentos melhorou o aproveitamento de espaço dos arquivos.

Sobre o procedimento de Otimização que você ensinou, ele pode fazer isso pela ferramenta própria do Windows, ou pode fazer pela do próprio Defraggler. E além disso, a verificação que o ensinei a fazer através do Chkdsk serve para a mesma coisa.

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Augusto Coração disse:

@Gabriel U Boa tarde, desculpe a demora mas finalmente terminei tudo kkkimage.png.0d737b2eca01536c4f1b702916f6394c.pngimage.png.226da09b57e79768179eb70ea1a42d2b.pngDepois de fazer tudo e apagar muitos arquivos desncessarios e jogos que não jogava mais ficou assim, ainda não testei como esta a velocidade para descobrir se resolveu algo

Boa tarde. Fique tranquilo. Esses procedimentos de revisão levam um tempinho mesmo. Se fez tudo o que sugeri, significa que aquela verificação durante o reinício do Windows também terminou?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...