Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Fala pessoal, tudo bem? Gostaria da ajuda de vocês sobre upgrade de CPU ou GPU...

Minha configuração atual:

CPU: i5-12400F + Corsair H55 RGB 120mm

Placa-mãe: B660M Aorus PRO DDR4

Memória: Kingston Fury Beast 4x16GB

Armazenamento: SSDs Kingston NV2 (2x 2TB)

GPU: Gigabyte RX 7600 GAMING OC 8GB

Monitor: Samsung Odyssey 24" Full HD 144Hz

Fonte: MSI MAG A550BN 550W

O que seria melhor para essa configuração, um upgrade de CPU ou GPU? Existe algum limitante na configuração atual que possa dificultar esse upgrade?

Se o upgrade for CPU, quais seriam as possíveis opções com boa relação custo-benefício entre as 12ª, 13ª e 14ª gerações?

Se o upgrade for GPU, quais seriam as possíveis opções com boa relação custo-benefício?

Agradeço a ajuda de todos!

Postado

@O Caminhante Boa tarde!

Poderia dizer qual seria o motivo do upgrade? Que ai podemos decidir melhor se é mais viável CPU ou GPU 🙂 .

Se possível também, o orçamento que você está disposto a desembolsar.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Middoken  Opa, claro! Eu uso o PC tanto para jogar quanto para trabalhar, então a melhoria precisa atender bem essas duas necessidades. Em relação ao valor, estou pensando em algo em torno de 7 mil reais, especialmente se o upgrade incluir tanto CPU quanto GPU. Meu objetivo é entender se preciso atualizar ambos ou se seria melhor focar em um agora e o outro depois. Também gostaria de saber se há algo na minha configuração atual que poderia limitar esses upgrades.

E também a opinião de vocês sobre o melhor caminho tomar...

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
56 minutos atrás, O Caminhante disse:

O que seria melhor para essa configuração, um upgrade de CPU ou GPU? Existe algum limitante na configuração atual que possa dificultar esse upgrade?

Sinceramente não estou vendo nenhuma necessidade de upgrade nesse sistema, a não ser que você resolva trocar o monitor para uma resolução mais alta e precise de mais performance gráfica, por exemplo, aí já faria sentido trocar a GPU.

Em relação a limitadores, só mesmo a fonte se fosse ser feito um upgrade pra uma GPU com consumo muito alto.

• Curtir 2
Postado

Concordo com o amigo de cima.

No seu caso para aproveitar melhor um upgrade teria que trocar o monitor para quad HD ou 4k

• Curtir 3
  • Solução
Postado

Acho que um upgrade bacana, seria uma RTX 4070Super e uma fonte com uma melhor qualidade de componentes, para não comprometer o seu hardware com o tempo. E por esse lado, concordo com os colegas, não teria muito o que mudar pois é um setup bem atual para falar a verdade, somente com a opção de troca de monitor e placa de vídeo olhando para um lado de upgrade satisfatório e longevidade.

A RTX 4070Super vai rodar qualquer jogo em 4K, e acredito que sei i5 consiga acompanhar numa boa.

Já o monitor, teria que ver um 2k ou 4k, algum com um preço bom e de qualidade também, pois o mercado está carente de boas opções.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...