Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, bom dia.

Meu Ryzen 3 3300x está apresentando temperaturas acima de 90°C, o que ocasiona "thermal throttling" e o eventual desligamento do sistema afim de proteger o equipamento quando atingimos os 100°C.

Pesquisei e vi que é possível fazer o undervoltage em ordem de diminuir a tensão de alimentação do processador assim aliviando a temperatura.

No entanto, ao entrar na BIOS da minha placa-mãe (ASUS A-320MK-BR) fiquei confuso diante de tantas opções, então vim atrás de auxilio de quais opções e para quais valores devo altera, para diminuir a tensão do meu processador e diminuir a temperatura.

Abaixo segue as imagens retiradas do HWINFO durante um rodada de CINEBENCH.

image.png.366291a0dab58c39fc940a964d76dac2.png

image.png.09700ce71968db2bac3774e8cd65089d.png

Vale salientar que estou utilizando o cooler box padrão que veio com o processador.

Postado

@Jougiska Olá, fiz a troca da pasta térmica. Mas ainda está desligando após superaquecimento.

Vale salientar que os desligamentos acontecem principalmente durante jogos, como no Space Marine 2. Como o jogo em questão é muito dependente de CPU, o Ryzen fica em 80% de uso ou até 90% de uso o tempo todo, o que justifica a temperatura.

• Curtir 1
Postado

@Jougiska Como utilizo uma placa-mãe da ASUS o undervoltage funciona for meio de OFFSET positivo ou negativo. Logo, eu defino como MANUAL, depois como NEGATIVO e digito abaixo o quanto de tensão eu desejo diminuir.

Por exemplo, meu processador por padrão estava consumindo 1.4000 de tensão, então eu defini o offset negativo de 0.0500. Assim, ele faz os 1.4000 - 0.0500 =  1.3500 que é um valor mais adequado.

Essa mudança fez com que meu processador saísse de 95°C para 90°C durante jogo, o que é altíssimo ainda.

Então eu fui diminuindo de 0.0100 por vez até encontra a calibragem ideal:

offset - 0.0500 = -5°C, mas ainda quente mais(1.35v) (PC AINDA DESLIGOU DURANTE JOGO)

offset - 0.0625 = -7°C, mas ainda quente mais(1.34v) (PC NÃO DESLIGOU DURANTE JOGO e nem durante a navegação, então estou usando essa configuração)

offset - 0.0750 =  -10°C, deu tela azul ao navegar na internet, mas durante o jogo aguentou melhor não desligou em nenhum momento.

offset - 0.0825 = TELA AZUL, windows nem entrou(1.32v)

Resumo da ópera:

Acabei percebendo quemeu chip do Ryzen 3 3300X é realmente muito esquentado e que realmente precisava fazer o undervoltage ou trocar por um cooler muito mais forte.

Em 2020 eu havia resolvido meu problema com undervoltage, porém esses dias eu resetei as BIOS afim de consertar o PC, pois não estava dando vídeo, o que acabou funcionando, mas apagando as configurações e o problema de 2020 voltou.

Ainda sinto que há configurações adicionais que posso fazer nas BIOS para que ele seja estável durante jogo e na navegação de modo a diminuir ainda mais a temperatura. Então vou deixar o tópico aberto.

Outra coisa que percebi é que tem muita gente que teve esse mesmo problema com este processador mais ou menos na época em que adquiri ele, o que mostra uma recorrência desse defeito nesse modelo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...