Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Noite pessoal, espero que estejam todos bem!!
Estou fazendo upgrade no meu PC e estou com algumas Duvidas, eu vou trocar meu processador (atualmente um Ryzen 5 5600) para um (Ryzen 7 5700x3d) e queria saber se essa placa-mãe suporta, pois meu amigo tem um b450m aorus que na ficha técnica diz so aceitar até a 4 ou 5 geração mas ele tem um Ryzen 7, e queria saber se essa placa da pichau que tenho Pichau Alphard A520M-P suporta esse processador que quero pegar se eu atualizar a BIOS dela...

ela suporta ele ou preciso trocar??

desde já obrigado!!

Postado

@PedroK

Até uma A320 suporta com a devida atualização, então tenha certeza de que a A520 também suporta.

Mas é importante que você confira qual é a versão da sua BIOS atual e qual a versão da BIOS aceita o processador citado, visto que ele foi lançado após a A520. Você encontra essa informação no site da fabricante.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, PedroK disse:

meu amigo tem um b450m aorus que na ficha técnica diz so aceitar até a 4 ou 5 geração mas ele tem um Ryzen 7

Todas B450, X470, A320, B350 e X370 são compatíveis com todas as 5 gerações de Ryzen se estiverem com a BIOS atualizada.
Talvez seu amigo viu apenas a descrição inicial, superficial da Placa, onde certamente não foi atualizada.

6 horas atrás, PedroK disse:

vou trocar meu processador (atualmente um Ryzen 5 5600) para um (Ryzen 7 5700x3d) e queria saber se essa placa-mãe suporta

Todas A520M são compatíveis com o Ryzen 7 5700x3D desde que estejam com a BIOS atualizada. Agora, se o VRM irá suportar rodá-lo sem aquecer demais e ocasionar thermal throttling e desligamentos, é outra história. A qualidade de um VRM só pode ser constatada através de reviews especializados.

A sua A520M em questão é um produto que só Deus sabe quem fabricou. Se trata de hardware chinês genérico remarcado pela Pichau. Algumas dessas Placas remarcadas, também chamadas de white label ou rebrand, acabam sendo desvendadas pela comunidade, que ocasionalmente descobrem outras empresas vendendo a mesma placa e muitos fazem reviews de VRM das mesmas. No caso da sua, desconheço qualquer review até o momento que estou postando.

As A520M de marcas de procedência possuem suas informações completas nos sites dos respectivos fabricantes, constando a lista de processadores e informando a partir de qual versão a BIOS precisa estar para ter compatibilidade com determinado processador. 
No caso da sua, indo até o site da Pichau, nos deparamos com 2 Placas de mesmo nome e pouca informação e suporte:

image.png.03ca7cef9504be6a06a8baaa5244464d.png

No manual de uma dessas Placas está escrito exatamente assim "Soquete AM4 suporta processadores AMD Ryzen de 3ª gração (Matisse/Renoir) e Ryzen de 4ª geração"

Os termos Matisse/Renoir associados à 3ª geração entregam que, com "4ª geração" quiseram dizer zen 3, que é a série 5000.

Zen, Zen Plus, Zen 2 e Zen 3, ou seja, a quarta geração da arquitetura Zen, e não Ryzen 4000. 

Mas como o 5700x3D saiu muito tempo depois, como dito acima, é importante que entre em contato diretamente com a Pichau, questionando se há uma BIOS para esse processador, pois as informações são precárias. E mesmo se houver a possibilidade de usar um 5700x3D, não há garantias de que o VRM irá aguentá-lo satisfatoriamente.

E na pior das hipóteses, se tiver que comprar outra placa-mãe, pergunte aqui no Clube do Hardware qual deve comprar.
Em caso da necessidade de compra, reflita também se não é mais lógico partir para AM5 do que comprar AM4 novamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...