Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

tenho uma rx 6600 e um i5 12400f , o processador fica com 40% de uso em jogos ,e a placa não sobe acima de 80%, eu quero ter certeza de que meu processador esta limitando a placa,minhas memórias ram sao duas de 8gb 2666hz e não acho que sejam o problema,vale a pena comprar um processador novo? meu foco seria um i5 12600kf que diferente do meu , tem 10 cores

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Traumacore disse:

tenho uma rx 6600 e um i5 12400f , o processador fica com 40% de uso em jogos ,e a placa não sobe acima de 80%, eu quero ter certeza de que meu processador esta limitando a placa,minhas memórias ram sao duas de 8gb 2666hz e não acho que sejam o problema,vale a pena comprar um processador novo? meu foco seria um i5 12600kf que diferente do meu , tem 10 cores

Olá. Bom dia.

Em que jogos, especificamente, você está realizando os testes e verificando essa performance?

Postado

Tower of fantasy e wuthering waves, no tower as vezes a placa cai pra 0% de uso e  o fps cai muito junto, depôs volta a usar uns 40% e dando quedas de frame as vezes

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Traumacore disse:

Tower of fantasy e wuthering waves, no tower as vezes a placa cai pra 0% de uso e  o fps cai muito junto, depôs volta a usar uns 40% e dando quedas de frame as vezes

Ambos os jogos parecem depender mais de placa de vídeo do que de CPU, nesse caso.
Para ter certeza de que seu processador está limitando a performance da sua placa, você precisa facilitar o trabalho dela na renderização dos quadros. Trocando em miúdos:

1. Se quer testar o processador como gargalo, reduza a resolução do jogo (para 720p, por exemplo, ou mais baixo, até que o processador se mantenha próximo dos 100% de uso);
2. Se quer testar se a GPU está limitando a performance, aumente a resolução e os ajustes gráficos, até chegar ao limite de uso dela. Se o processador fica abaixo de 40% nesse cenário, ele dá e sobra para os jogos em questão (e eu acredito que seja esse o caso).

Em ambos os testes, lembre-se de monitorar suas temperaturas também. Quanto melhor for o seu resfriamento, mais estável a performance deve ser em ambos, placa de vídeo e processador.

Postado

@Gabriel U então, a placa de vídeo chega normalmente a 80% e se mantém em outros jogos como warzone e need for speed heat, e o processador nesse jogos fica acima de 70% de uso, acredito que ele realmente seja o que está causando gargalo. 

1 minuto atrás, Traumacore disse:

@Gabriel U então, a placa de vídeo chega normalmente a 80% e se mantém em outros jogos como warzone e need for speed heat, e o processador nesse jogos fica acima de 70% de uso, acredito que ele realmente seja o que está causando gargalo. 

Joguei agora wuthering waves um pouco e a placa só fica nos 20%, as vezes sobe pra 60 % no máximo e não passa disso, e o processador insiste em 50% de uso 

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Traumacore disse:

Nesse caso específico, ou eles estão equilibrados, ou, aquele que estiver com a porcentagem maior no uso é o gargalo. Mas, você só terá certeza de quem é o limitador se fizer um deles chegar a 100% primeiro...

Postado
9 minutos atrás, Traumacore disse:

Joguei agora wuthering waves um pouco e a placa só fica nos 20%, as vezes sobe pra 60 % no máximo e não passa disso, e o processador insiste em 50% de uso 

Lembrando que 8 fps no tower of fantasy por exemplo, fica em volta de 80 com tudo no extremo, roda liso, mas há quedas de fps quando o motion blur do jogo aprece na tela, isso também acontece no wuthering waves. 

Como disse, em jogos com gráficos melhores e mais pesados como need for speed heat se mantém em mais de 100 fps tranquilo, e warzone, se mantém em 80 fps

3 minutos atrás, Traumacore disse:

Lembrando que 80 fps no tower of fantasy por exemplo, fica em volta de 80 com tudo no extremo, roda liso, mas há quedas de fps quando o motion blur do jogo aprece na tela, isso também acontece no wuthering waves. 

Como disse, em jogos com gráficos melhores e mais pesados como need for speed heat se mantém em mais de 100 fps tranquilo, e warzone, se mantém em 80 fps

Lembrando que no tower of fantasy por exemplo, fica em volta de 80 com tudo no extremo, roda liso, mas há quedas de fps quando o motion blur do jogo aprece na tela, isso também acontece no wuthering waves. 

Lembrando que 8 fps no tower of fantasy por exemplo, fica em volta de 80 com tudo no extremo, roda liso, mas há quedas de fps quando o motion blur do jogo aprece na tela, isso também acontece no wuthering waves. 

Como disse, em jogos com gráficos melhores e mais pesados como need for speed heat se mantém em mais de 100 fps tranquilo, e warzone, se mantém em 80 fps, e nesses jogos è muito raro o fps cair bruscamente como acontece nos outros dois acima. 

@Gabriel U isso acontece quando eu ativo o boost do processador, ele chega a 100 de uso no nfs, mas a placa eu não conseguia fazer ela bater nem 99% em nenhum dos jogos que joguei 

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Traumacore disse:

Vale destacar também que aumentar os recursos gráficos, como sombras e antisserrilhado, terá efeitos diferentes na sua performance de aumentar somente a resolução.

Ou seja, para avaliar se a performance da sua GPU está mais estável do que o processador, deixe os ajustes gráficos em médio ou baixo (e mude apenas a resolução), e depois, mantenha a resolução baixa, e mude apenas o nível de recursos. Veja qual impacta mais os seus FPS...

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Traumacore disse:

@Gabriel U isso acontece quando eu ativo o boost do processador, ele chega a 100 de uso no nfs, mas a placa eu não conseguia fazer ela bater nem 99% em nenhum dos jogos que joguei 

Sobre o NFS Heat, esse jogo tem uma peculiaridade: ele coloca todo o processamento do game em um único núcleo do processador, apenas.

Há meios de corrigir isso adicionando um arquivo de texto na pasta do jogo (mas faz muito tempo que pesquisei isso, e não me lembro bem de como fazer).

Ou seja, sua performance de processador no NFS Heat não deve ser usada como parâmetro na performance geral, pelo menos não antes de aplicar essa correção a esse problema do jogo.

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, Traumacore disse:

@Gabriel U mas o processador chegou a 100% também no valorant quando eu ativei o boost 

Valorant é um jogo que depende mais do processador mesmo. Isso é esperado. Aumentar seu nível de gráficos dará mais folga ao processador, e pode melhorar a estabilidade dos seus FPS.

10 minutos atrás, Gabriel U disse:

Sobre o NFS Heat, esse jogo tem uma peculiaridade: ele coloca todo o processamento do game em um único núcleo do processador, apenas.

Há meios de corrigir isso adicionando um arquivo de texto na pasta do jogo (mas faz muito tempo que pesquisei isso, e não me lembro bem de como fazer).

Ou seja, sua performance de processador no NFS Heat não deve ser usada como parâmetro na performance geral, pelo menos não antes de aplicar essa correção a esse problema do jogo.

Achei:

1. Vá para a pasta de instalação do jogo:

2. Crie um arquivo de texto e adicione o seguinte dentro:

Thread.ProcessorCount 6

Thread.MaxProcessorCount 6

Thread.MinFreeProcessorCount 0

Thread.JobThreadPriority 0

GstRender.Thread.MaxProcessorCount 12

*A primeira e a segunda linha são sua contagem de núcleos.

*A terceira e a quarta devem estar em 0.

*A quinta linha é seu número de threads.

Para o i5-12400f (6c/12t), a sequência de números deve ser 6, 6, 0, 0, 12.

Salve com o nome de "user.cfg".

• Curtir 1
Postado

Não vale a pena compra um processador que já vem com 3,7 GHz de base, 10 núcleos e 16 trheads? 

Eu já tentei tanta coisa no tower of fantasy e queria muito jogar o jogo, o nfs está estável, e agora que desativei o boost o processador não chega a 100%

Mas mesmo assim minha placa continua descendo o uso a 0% algumas vezes, aos 20% as vezes. 

Eu já vi benchmarks e sei que esse esse jogo roda tranquilamente na minha placa.

Além disso a placa não usa nem 80 % a maior parte do tempo é já pega 80 fps, com mais processamento ela com certeza não vai cair bruscamente o fps. 

• Membro VIP
Postado
21 horas atrás, Traumacore disse:

Não vale a pena compra um processador que já vem com 3,7 GHz de base, 10 núcleos e 16 trheads? 

Eu já tentei tanta coisa no tower of fantasy e queria muito jogar o jogo, o nfs está estável, e agora que desativei o boost o processador não chega a 100%

Mas mesmo assim minha placa continua descendo o uso a 0% algumas vezes, aos 20% as vezes. 

Eu já vi benchmarks e sei que esse esse jogo roda tranquilamente na minha placa.

Além disso a placa não usa nem 80 % a maior parte do tempo é já pega 80 fps, com mais processamento ela com certeza não vai cair bruscamente o fps. 

Desculpe a demora em responder, mas não. Você não precisa de outro processador para essa placa. Seu processador, na verdade, consegue empurrar placas consideravelmente mais poderosas do que essa com tranquilidade, então o problema não é ele. Fique tranquilo quanto a isso...

Por acaso você já pesquisou se há relatos de outros jogadores quanto a problemas de performance nesses jogos que você indicou?

• J.Augusto F alterou o título para Radeon RX 6600 sendo usada em 70% apenas
  • Membro VIP
Postado

Pode ter algum erro nesses parâmetro que você usa, fazendo pensar que está em 70% por conta do uso de VRAM.

Por exemplo, consigo usar a RX 7600 em 100% sem chegar no 8gb de VRAM, ficando algo em torno de 6gb de uso da VRAM. Seria um uso de 75% da memória VRAM.

Minha sugestão é: Baixa o HW Monitor e deixa ele aberto durante o jogo, assim vemos qual o clock que a placa de vídeo chega, o clock da memória e também o uso de VRAM.

Postado

@Gabriel U eu só vi benchmarks no YouTube e realmente sim ele empurra a placa, mas mesmo assim dentro do jogo ele continua usando 50% e a placa 30%

Eu pensei em comprar outro igual pra ter certeza se esse é o problema

Mas não há possibilidade de ser a placa de vídeo, ela gera muitos fps, mesmo sem usar nem 70%

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!