Ir ao conteúdo

Windows não inicia se os dois hds não tiverem conectados

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos,

Estou com uma dificuldade que até o momento não achei uma resposta ou solução, vamos ao problema.

Estou com pc que tem dois hds (hd1 e hd2), sendo que o sistema windows está instalado no HD1, porém ao tirar o HD2 para colocar outro, ao iniciar a máquina ocorre um erro "tela azul" com uma msg: O computador/dispositivo precisa de reparo. Não foi possível carregar o aplicativo ou sistema operacional por que um arquivo necessário está ausente ou com erros arquivo: \Windows\system32\winload.exe

Então comecei a fazer alguns testes:

Desconectei o HD1 e liguei somente o HD2, no qual o sistema nem iniciou, pois não tinha sistema para dar Boot

Foi quando percebi que só inicia quando os dois hds estão conectados.

Preciso que o Windows fique somente em um HD, e que eu poça usá-lo independente se o hd2 estiver conectado ou não.

Obrigado pela atenção de cada um 🙏

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Boa noite. Seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware.

O problema que você descreveu parece um caso típico de instalação incorreta em múltiplas partições do Windows. O que ocorreu foi o seguinte: quando o sistema operacional foi instalado no primeiro HD, a programação do Windows seguiu a ordem de prioridade dos dispositivos de boot, conforme o ajuste no BIOS. Por padrão, o BIOS configura os dispositivos SATA para virem primeiro, e já que você possui dois HDs, os dois são vistos pelo seu BIOS como dispositivos com prioridade igual.

O jeito incorreto de instalar o Windows no seu computador é fazer a instalação com os dois discos conectados. O jeito certo é desconectar o disco secundário, realizar a instalação limpa no outro, e só conectar o secundário quando ela estiver concluída. Agora, seus dois discos são dependentes um do outro, porque os dois dividem arquivos importantes do sistema.

Por tudo isso, sugiro que você conecte os dois HDs no PC, faça o backup das pastas principais para um deles (que será o seu HD secundário, e formate completamente o HD em que ficará o sistema), mas dessa vez, retire o HD secundário antes de formatar o primário.

Para garantir que problemas não ocorram de novo, depois de instalar o sistema operacional e fazer as primeiras configurações, sugiro que você copie novamente todos os arquivos para o HD do sistema mesmo, e formate completamente o HD secundário, para colocar seus arquivos novamente nele depois.

Me diga se meu texto não ficou claro o suficiente, ou se precisa de mais ajuda.

As pastas principais que mencionei antes são as seguintes:
1. Pasta Downloads;
2. Pasta Documentos;
3. Pasta AppData, que fica oculta dentro do seu usuário;
4. Pasta Imagens, Músicas e Vídeos (se houver arquivos seus dentro).

Postado

@Gabriel U Muitíssimo obrigado, entendi perfeitamente, pelo visto terei que refazer  a instalação do Windows, pensei que tinha alguma forma de mover as partições que estão de um HD para outro, infelizmente não vou conseguir fazer isso por agora, pois estou sem um pendrive bootável para fazer a reinstalação do Windows, assim que eu conseguir um, farei esse passo a passo que está muuuito claro, obrigado novamente!

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!