Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador para games básicos até R$2500,00/3000,00

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

"jogos básicos"
Prefere um PC com Placa de Vídeo ou sem Placa de Vídeo? A diferença de preço é de 1.500 reais aproximadamente, sendo que essa diferença justifica e muito o desempenho. 

Sua fonte é bastante antiga, não estou certo se a mesma é indicada para placas de vídeo atuais.

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, dxdudex disse:

@Crixus Champion Obrigado pela resposta, no caso seria interessante ter uma placa de vídeo, o problema é que só dispomos de 3k, se a fonte não servir no caso, seria mais um investimento. É um computador para presente, se ele rodasse o Red Dead 2 já seria o "top" rsrs.

Nessa faixa de preço, considerando as ofertas disponíveis atualmente e o fator da portabilidade, eu consideraria a compra de um notebook (que pode ser utilizado como estação fixa):

https://quenotebookcomprar.com.br/ofertas/?_sfm_spec_gpu_model=RX+Vega+7+(4000%2F5000)-%2B-RX+Vega+8+(4000%2F5000)&_sfm_spec_gpu_type=Integrada-%2B-Dedicada&post_types=notebooks&sort_order=_sfm_sale_lowest-price+asc+num&_sfm_spec_ram_installed_capacity=12-%2B-16-%2B-24-%2B-32-%2B-64

Priorize os modelos:
a. Com 16GB RAM;
b. Com bolinhas em azul nos preços.

• Curtir 1
Link para o comentário

• J.Augusto F alterou o título para Computador para games básicos até R$2500,00/3000,00
18 horas atrás, dxdudex disse:

@Crixus Champion Obrigado pela resposta, no caso seria interessante ter uma placa de vídeo, o problema é que só dispomos de 3k, se a fonte não servir no caso, seria mais um investimento. É um computador para presente, se ele rodasse o Red Dead 2 já seria o "top" rsrs.

Pensando no mais barato possível de acordo com os preços de hoje e colocando peças decentes.

i5-12400F = R$ 649,99 LINK
Excelente processador, rival do Ryzen 5 5600. Não funciona sem Placa de Vídeo. Ontem todas as lojas o vendiam por 649, mas no momento só a Pichau está cobrando esse preço e disponibilizando 16 unidades. Na Terabyte ele está por 674.

placa-mãe ASUS PRIME H610M-A D4 = R$ 599,99 LINK

placa-mãe básica, porém mais do ue suficiente para o processador indicado.
Pessoalmente eu gostaria de indicar essa aqui  LINK Mas infelizmente tem dias que custa R$ 599,99 e dias que está por R$ 7xx.

2 Pentes de memória 8gb DDR4 3200mhz CL16 Team Group = R$ 143,99 cada LINK 
2 Pentes são essenciais para o uso do Dual Channel. 

Placa de Vídeo RX 6600 = R$ 1.398,99 LINK
Essa Placa é concorrente da RTX 3060 da Nvidia. Seu preço normal foi de 1.200 por 1 ano inteiro, mas agora, no segundo semestre, 1.400 é o novo normal, sendo possível encontrá-la por 1.200 somente em promoções.
Todas as lojas a vendem, e existe de muitas marcas. Se achar a da ASUS custando o mesmo preço das outras marcas, dê preferência, pois ASUS dá 3 anos de garantia.

Total R$ 2.936,95

Um detalhe sobre preços de peças de PC no Brasil é que eles mudam literalmente em questão de horas, seja para mais ou para menos, por isso é fundamental manter a vigília nas lojas. Nesse final de ano já começaram a aparecer boas ofertas, e à medida em que a Black se aproxima talvez vejamos uma melhora.

Em relação à sua fonte, pergunte na seção Fontes e Energia se ela é adequada. 
Caso não for, não poderá usar Placa de Vídeo, e o processador recomendado requer Placa de Vídeo para funcionar.

• Curtir 2
Link para o comentário

• Solução
5 horas atrás, dxdudex disse:

@Crixus Champion Muito obrigado, no caso de uma configuração sem a placa de vídeo, seria relacionado ao Ryzen 5600g, certo?

Na verdade Ryzen 5 5600GT, que veio para substituir o 5600G, que anda escasso nas lojas. Ambos possuem mesmo desempenho, mesmo o GT tendo sido anunciado pela AMD com 10% mais desempenho. 
Outras opções são Ryzen 5 4600G (esse aqui dificilmente compensa devido ao preço de 700 reais) e Ryzen 7 5700G.

O 5600GT custa de 750 a 850, dependendo do dia e da promoção, sendo que nesse momento está por R$ 759 na Pichau e Terabyte.
Obviamente que a placa-mãe também será outra, e há opções a partir de 400 reais, as quais não gosto muito. Modelos de boas qualidade custam entre 500 a 550 reais, como essa  ASUS TUF Gaming A520M-PLUS II por exemplo. 
Nesse caso, se fosse para diminuir o custo da Placa de Vídeo, eu pegaria também 2 pentes de 16gb de memória DDR4, com frequência 3200 e latência CL16, ou até mesmo 3600mhz se couber no orçamento. 

• Curtir 1
Link para o comentário

1 hora atrás, dxdudex disse:

@Crixus Champion Certo, muito obrigado!

Uma dúvida, atualmente está compensando montar configurações com DDR5? Notei que o preço está bem parecido em alguns modelos.

Pois é, estava com isso em mente.

A plataforma AM5 da AMD, que conta com processadores de gráficos integrados ainda melhores do que na plataforma AM4, começou a cair de preço, sendo que até então o custo era alto por causa das Placas Mãe e principalmente memórias.

O melhor gráfico integrado do mundo hoje está no Ryzen 7 8700G, da plataforma AM5, e custa 1.800 reais. Talvez apareça em boas ofertas de agora até o final do ano.
Uma alternativa mais barata é o Ryzen 5 8600G, que custa hoje 1.200 reais, em ofertas aparece por menos. 
Eu iria em um desses dois caso quisesse AM5 com gráficos integrados. Não pegaria o Ryzen 5 8500G por custar próximo do 8600G.

Uma placa-mãe testada e confiável é a ASUS TUF GAMING A620M-PLUS, custando R$ 864,99 LINK
Essa está entre as mais baratas confiáveis. Link do review LINK

Em relação à memórias, o custo de 2 pentes de 16gb DDR5 é melhor do que o custo 2 de 8gb.
Eu iria nesse kit de 2x16GB DDR5 6000mhz e CL32 LINK
Não pegaria frequências abaixo de 6000mhz, já que gráficos integrados se beneficiam com frequências mais altas

Algumas pessoas compram no aliexpress, através de grupos de promoções. Não sei dizer o preço lá.

Essa é uma build voltada para gráficos integrados.

Caso pense em utilizar Placa de Vídeo, vale dizer que na plataforma AM5 a lógica muda um pouco. Aqui, somente os processadores com a Letra F Não Possuem Vídeo Integrado, não funcionando sem Placa de Vídeo.
Todos os de mais processadores sem a Letra F, como por exemplo o Ryzen 5 7600 ou qualquer outro, possuem Vídeo Integrado, mas este vídeo é inferior ao vídeo do Ryzen 5 5600G/GT da plataforma AM4.
Ou seja, os processadores com Vídeo Integrado voltados para jogos na plataforma AM5 continuam sendo aqueles com a letra G no nome.

Vale lembrar que a parte de processamento dos processadores com G, é inferior aos modelos com F e sem F, pois o Vídeo Integrado de alta qualidade ocupa espaço físico. Isso é assim também na AM4.

• Curtir 1
Link para o comentário

@Crixus Champion Obrigado novamente!

Vamos dizer que ao longo prazo, seja possível adicionar a RX 6600 por exemplo nesta última configuração com o Ryzen 7 8700G, compensaria? Ou as peças seriam outras basicamente?

Fiz as contas com a comadre, e de forma parcelada, podemos pagar até 4 + ou -.

Não temos muita pressa, pois meu afilhado começa a estudar no curso no ano que vem, seria o presente na mudança rsrs.

Link para o comentário

@Crixus Champion Obrigado novamente!

Vamos dizer que ao longo prazo, seja possível adicionar a RX 6600 por exemplo nesta última configuração com o Ryzen 7 8700G, compensaria? Ou as peças seriam outras basicamente?

Fiz as contas com a comadre, e de forma parcelada, podemos pagar até 4 + ou -.

Não temos muita pressa, pois meu afilhado começa a estudar no curso no ano que vem, seria o presente na mudança rsrs.

Se quiser colocar uma Placa de Vídeo no futuro, as peças serão as mesmas, nada irá mudar. 

O requisito para se colocar uma Placa de Vídeo é uma Fonte de boa qualidade.
Lembrando de nunca utilizar estabilizador, e sim filtro de linha. A marca Clamper é indicada. 

Se não tem pressa, sugiro monitorar preços nas lojas Pichau, Kabum e Terabyte, e também no site de ofertas Pelando.
Há algumas horas teve RX 6600 por 1.269 e RX 7600 por 1.599, preços estes nunca mais vistos desde junho. 
Por isso é importante manter vigília.

Considere também que há muito desconto no pagamento à vista, o que torna mais interessante juntar o dinheiro e comprar ao invés de parcelar. O desconto aplicado nas 6 ou 7 peças que compõe um PC deve dar uma diferença de uns 600 reais no valor final. 

Existem algumas Placas Mãe AM5 de chipset A620 mais baratas, custando de 500 a 600 reais, mas são ruins e limitadas. A ASUS que recomendei até o momento é a mais barata confiável. 

Quanto ao processador, eu sugeri no mínimo o 8600G, já que o 8700G está muito caro.

Há ainda o 8500G, que está 800 reais na Terabyte, mas este é um produto no mínimo duvidoso. 

É um processador de 6 núcleos e 12 threads, assim como muitos da plataforma AM5. Porém seus 6 núcleos são híbridos, sendo que 2 desses núcleos são de arquitetura Zen 4, que é a atual arquitetura da AMD, enquanto que os outros 4 são núcleos Zen 4C, que são núcleos menores e inferiores.
Outro problema é que ele irá capar Placas de Vídeo, pois seu PCIE é limitado a rodar Placas de Vídeo em x4, pelo menos na teoria.
O Careca do Adrena levantou todas essas questões e aplicou em testes e deu seu parecer LINK

No precinho camarada, também com placa-mãe e de mais peças no preço amigo, talvez dê para considerar, pois ainda assim o desempenho do Vídeo Integrado do 8500G é superior ao que se tem na plataforma AM4.

Junto com Placas de Vídeo como RX 6600, RX 6650 XT, RX 7600, RTX 3060, RTX 4060, etc. parece não haver problemas.

Aliás, se combinar essas mesmas Placas de Vídeo com processadores como Ryzen 5 5600 (750 a 850 reais), i5-12400F (650 reais), Ryzen 5 7600 (1.350 reais) o desempenho em jogos será o mesmo.
Com Placas de Vídeo acima dessas a tendência é que o 8500G fique para trás e limite o poder das Placas de Vídeo.
O maior desempenho pelo menor custo está no i5-12400F (650 reais) para quem pretender ter uma Placa de Vídeo de imediato, uma vez que o mesmo i5 não funciona sem uma.

Na AM5 os melhores processadores são aqueles sem G, sendo que modelos como Ryzen 5 7600 possuem vídeo, mesmo que seja um vídeo inferior ao 5600G/GT da AM4.
Uma alternativa ao Ryzen 5 7600 é o Ryzen 5 7500F, que não possui Vídeo Integrado. Ele é exatamente o 7600 sem vídeo. Não é vendido oficialmente no Brasil, e em anúncios do Aliexpress de produtos que já estão no Brasil, nos livrando assim de impostos, costuma aparecer em ofertas abaixo de 1.000.

• Curtir 1
Link para o comentário

@Crixus Champion Muito obrigado novamente.

Acho que ficaremos com isso em mente e vou acompanhando os sites mesmo.

No caso vou tentar pegar o Ryzen 7 8700G + ASUS TUF GAMING A620M-PLUS + 32GB (2x16GB), 6000MHz, DDR5, CL32 Lexar + RX 6600 (ou RX 7600 ou RTX 4060)

E se as contas não baterem rsrs: i5-12400f + ASUS PRIME H610M-A D4 + 16GB (2x8GB) DDR4 3200mhz CL16 Team Group + RX 6600

A fonte realmente terei que comprar uma outra de 600w para qualquer um dos kits, a que tenho guardada já é bem antiga.

Enfim, muito obrigado pelas dicas e boa vontade!

• Curtir 1
Link para o comentário

2 horas atrás, dxdudex disse:

A fonte realmente terei que comprar uma outra de 600w para qualquer um dos kits, a que tenho guardada já é bem antiga.

Escolha com cuidado, o mercado está cheio de armadilhas, até mesmo entre as marcas famosas.

E sobre a ASUS PRIME H610M-A D4, ela é uma placa-mãe básica, não sendo recomendado nada além do 12400F, talvez um 13400F no máximo.

Link para o comentário

@Crixus Champion sobre a fonte me indicaram esse modelo: 

https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-500-v2-500w-80-plus-bronze-preta-mpe-5001-acaab-wo 

No caso teria que comprar uma de 600w por garantia. Mas acho que fontes da Cooler Master e Corsair são boas certo? Vi falando também de uma XPG Core Reactor, algo assim.

Link para o comentário

8 minutos atrás, dxdudex disse:

Mas acho que fontes da Cooler Master e Corsair são boas certo? Vi falando também de uma XPG Core Reactor, algo assim.

Não basta ver a marca, e sim o modelo. A linha CV da Corsair é de baixa qualidade.

Quanto às Cooler Master, essa que te indicaram é boa, mas atente-se que existe outra variante dela que não é recomendada.

Não compre a Cooler Master MWE V2 Bronze com as letras ACAAW no modelo. A versão correta é essa que te indicaram, que possui as letras ACAAB, independente da potência. 
Buscando por ACAAB nas lojas Pichau e Terabyte irá encontrá-las. 

A XPG Core Reactor está um nível acima, mas seu preço médio é de 550 reais para a versão 650W. 
Falando em Core Reactor, saíram mais 2 modelos, a XPG Core Reactor II e a XPG Core Reactor II VE.

Esses 2 lançamentos são mais modernos por serem ATX 3.0 e contarem com o novo conector 12VHPWR de 16 pinos para Placas de Vídeo. Algumas Placas de Vídeo da Nvidia topo de linha fazem uso dessa conexão. Aqueles que não possuem uma fonte com esse conector podem usar adaptador, inclusive essas Placas de Vídeo acompanham o adaptador. 
Vale dizer que Core Reactor II e Core Reactor II VE, além do novo conector, possuem também os conectores PCIE convencionais para se ligar qualquer Placa de Vídeo do mercado.

As 3 Core Reactor são boas opções.
A XPG Core Reactor é Tier A, enquanto que as novas ainda carecem de reviews para as classificar de acordo com nível de qualidade. 
A versão VE tem a menor garantia, 7 anos, enquanto que Core Reactor 1 e 2 possuem 10 anos.

• Curtir 1
Link para o comentário

@Crixus Champion Muito obrigado novamente. Teria uma fonte mais em conta para indicar? Que seja suficiente para o kit do Ryzen 7 8700g?

Obs:

Acabei esquecendo de um detalhe importante, o monitor ele já tem um mais antigo um pouco, a questão é que ele só tem DVI e VGA, teria alguma placa-mãe para indicar neste momento que tenha uma das saídas? Para o Ryzen 7 8700g. Com o tempo a mãe deve comprar um monitor, mas deve demorar um pouco.

Outra questão, no ínicio você indiciou o não uso do estabilizador, o no-break entra também? Esta já é uma dúvida particular, o estabilizar eu lembro que não era indicado, mas sempre tive dúvidas no no-break, em minha região temos quedas de energia diárias.

Link para o comentário

Em 30/09/2024 às 12:23, dxdudex disse:

@Crixus Champion Muito obrigado novamente. Teria uma fonte mais em conta para indicar? Que seja suficiente para o kit do Ryzen 7 8700g?

Obs:

Acabei esquecendo de um detalhe importante, o monitor ele já tem um mais antigo um pouco, a questão é que ele só tem DVI e VGA, teria alguma placa-mãe para indicar neste momento que tenha uma das saídas? Para o Ryzen 7 8700g. Com o tempo a mãe deve comprar um monitor, mas deve demorar um pouco.

Outra questão, no ínicio você indiciou o não uso do estabilizador, o no-break entra também? Esta já é uma dúvida particular, o estabilizar eu lembro que não era indicado, mas sempre tive dúvidas no no-break, em minha região temos quedas de energia diárias.

@Crixus Champion Boa tarde, a fonte acabamos optando pela cooler master indicada. Sobre a placa-mãe, teria alguma dica?

Link para o comentário

Sobre a placa-mãe, teria alguma dica?

Não tinha visto a postagem anterior. A fonte boa e barata seria a Galax Omega GL500S, que está fora de estoque já há alguns dias LINK
Seu menor preço foi de 200 no lançamento. Imagino que a Pichau tem certa pressa em repor o estoque desse item.

Quanto ao monitor, existe uma solução que dava certo para usuários com monitores antigos e placas de vídeo novas, que é o conversor HDMI x VGA LINK
Como pode observar pela imagem, o cabo VGA macho do monitor se conecta ao VGA fêmea do conversor,  e então o HDMI macho do conversor se conecta ao HDMI fêmea da Placa de Vídeo.
A única coisa que posso dizer é que entre monitores antigos e Placas de Vídeo modernas funciona que é uma beleza. Não posso afirmar com certeza de como ficará entre seu monitor x placa-mãe.

Porém existem Placas Mãe AM5 com as saídas de vídeo DVI e VGA... na verdade não vi ainda com DVI, somente com VGA

ASUS Prime B650M-A II de R$ 829,99 LINK
Observe que ela possui a saída VGA, mas não posso afirmar nada sobre sua qualidade sem review. Prime é a linha de entrada de Placas Mãe ASUS.

Pelos mesmos 829 tem essa MSI Pro B650M-P LINK
Também possui saída VGA. Possui review LINK

Há chances de vermos preços ainda melhores de agora até o fim do ano, é só ficar de olho nos sites das lojas e também em sites como Pelando e grupos de promoções. 

• Curtir 1
Link para o comentário

@Crixus Champion Certo, muito obrigado.

Até lembrei do conversor, mas sempre tenho um pé atrás com eles, tempos atrás testei vários e nenhum funcionava, sempre ficava com a resolução estranha ou não reconhecia. Mas é uma boa atualmente, tem que dar uma chance.

Enfim, muito obrigado novamente.

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 28/09/2024 às 17:15, dxdudex disse:

No caso vou tentar pegar o Ryzen 7 8700G + ASUS TUF GAMING A620M-PLUS + 32GB (2x16GB), 6000MHz, DDR5, CL32 Lexar + RX 6600 (ou RX 7600 ou RTX 4060)

Só um detalhe, se for comprar tudo junto -inclusive a GPU; não compre o 8700G, compre o 7600, o preço é similar e  rende um pouco mais.

A opção do 8700G é no caso de montar o PC agora e ir usando com o Vídeo integrado, para depois comprar a GPU.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!