Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

HDs são uma tecnologia de armazenamento de dados que se baseia em princípios de funcionamento bastante antigos (mais de 60 anos). O que significa que já foi amplamente estudada, implementada, aprimorada, e testada. Por conta disso tudo, se tornou um dos tipos de armazenamento mais seguros que existem.

HDs, depois de sua vida útil, perdem apenas a capacidade de acessar esses dados, gradativamente, seja por desgaste na controladora, ou por danos físicos às peças deles, mas os dados ainda estão nos discos (contanto que estes não sejam severa e fisicamente danificados).

Dentre os únicos jeitos possíveis de se livrar completamente dos dados em um HD, temos:
1. Desintegrar ou destruir o disco completamente;
2. Submeter os discos a um poderoso campo magnético externo (que seja capaz de deformar a superfície dele com a força do campo); 
3. Expor ao fogo ou outras fontes de calor suficientemente poderosas por considerável tempo.

Agora, se deixarmos de considerar apenas a permanência dos dados no disco, e considerarmos todo o conjunto de fatores que tornam um HD utilizável (ou seja, tanto o armazenamento quanto a capacidade de acessar os arquivos), o que se observa é que os HDs modernos estão passando por uma diminuição de sua vida útil. Antes, esperava-se que durassem de 5 a 10 anos, ou até um pouco mais, dependendo das condições de uso.

Hoje em dia, duram em média cerca de 3 anos...

Postado

@Marcos A77 Os dados gravados em um HD ao contrario dos SSDs e pendrives não se deterioram sozinhos... basicamente a vida util desses dados é a mesma do HD em si, e um HD bem armazenado aguenta reter dados por pelo menos 5 anos... eu memo já peguei HDs de PCs de sucata com quase 30 anos de idade, e os dados estavam perfeitos!

Os SSDs e dispositivos com memória flash armazenam os dados como cargas eletroestáticas e com o tempo essas cargas se perdem ou se deterioram, em memórias EEPROM como as usadas em microcontroladores, os fabricantes chegam a garantir um tempo de retenção de dados de ate 40 anos! mas em memórias tipo QLC usadas em pendrives e SSDs baratos existe o risco de perda de dados se o pendrive ficar mais de 2 a 3 anos guardado, acredito que o mesmo se aplique a SSDs QLC em geral

Postado

Um HDD pode reter dados e serem totalmente lidos e extraidos mesmo após 30 anos? isso depende da marca modelo e quando o HD foi fabricado? esse HD que voce pegou era usado constantemente ou apenas backup?

dizem que midias opticas sao boas tem o DVD MDisc mas o bluray com o drive são muito caros

em SSDs qual a tecnologia que retem dados por mais tempo? eu sei que flash NOR é muito boa mas não suporta grandes capacidades

Postado

@Marcos A77 Toda mídia de armazenamento tem suas particularidades, os CD/DVD e BD tem a fragilidade da midia e se exposta a umidade, elas podem ate mofar!  os HDs são sujeitos a falhas mecânicas, oxidação na placa eletrônica... e a memória flash tem o descarregamento natural das cargas elétricas... o mais seguro é ter varias copias de um mesmo arquivo e se possível um armazenamento na nuvem só por caso de uma enchente, ou um incêndio destruir as mídias de backup.

Eu uso HDs para backup pelo custo beneficio, pra empresas tem soluções mais confiáveis como as fitas LTO, mas o preço fica bem salgado pra um mero mortal!

Sobre o  HD de 30 anos, era um quantum fireball de 1.6GB fabricado em 92, ele foi achado em um PC no lixo, e pela capacidade acho que ficou largado e abandonado por um com tempo por ter se tornado obsoleto, dentro dele tinha uma instalação funcional do windows 95! com os arquivos mais recentes datados de 2001, praticamente uma capsula do tempo, acredito que o PC era usado em alguma maquina embarcada.

Postado

Existem dicas para os HDs durarem o máximo de tempo possível com dados em bom estado? Aqui onde moro a temperatura varia 33-35c umidade 60-65% sem chuva

Tenho 4 hdds com os mesmos arquivos de jogos

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!