Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei uma placa-mãe h81/m Revenger e no anuncio dizia uma entrada para fan 4 pinos, não dizia se era o cpu fan. Comprei uma fan para o gabinete contando que não fosse o cpu fan, porém a minha placa tem 2 conectores 4 pinos, o cpu fan como esperado e uma que não possui indicação do que é, alguém por favor poderia dizer se ela também é para fan? fica ao lado das entradas do painel frontal 

Postado

O segundo conector em geral é um connector de fan auxiliar, vem com etiqueta SYS_FAN, CHA_FAN ou nenhuma, que deve ser o caso desta Revenger - que é OEM Chinês barato com etiqueta de revendedor.

No site da marca não tem informação, nem uma foto decente, então se tem certeza que o conector for igual o do CPU_FAN pode ligar o fan. Se não tem não ligue.

Em teoria pode ligar mais de um fan neste conector auxiliar usando um cabo splitter PWM ou HUB PWM, mas não ultrapasse quatro.

Achei esta foto num anuncio no M. Livre, e o conector de 4 pinos que tem perto do conector colorido dos cabos do painel frontal não parece ser conector de fans, pois não tem guia "foolproof" (anti-burro), então é melhor não arriscar conectando fan ai.

O que seria conector de fans é o que esta marcado no PCB - mas não tem os pinos; no lado esquerdo do capacitor a esquerda da bateria.

Veja que tem o mesmo formato do conector CPU_FAN, mas só com 3 pinos - não tem PWM. Pode ligar fan com conector de PWM 3 pinos no conector PWM de 4 pinos, a guia "foolproof" não deixa ligar errado.

H81-M.png

Postado
28 minutos atrás, 1lokos disse:

O segundo conector em geral é um connector de fan auxiliar, vem com etiqueta SYS_FAN, CHA_FAN ou nenhuma, que deve ser o caso desta Revenger - que é OEM Chinês barato com etiqueta de revendedor.

No site da marca não tem informação, nem uma foto decente, então se tem certeza que o conector for igual o do CPU_FAN pode ligar o fan. Se não tem não ligue.

Em teoria pode ligar mais de um fan neste conector auxiliar usando um cabo splitter PWM ou HUB PWM, mas não ultrapasse quatro.

Achei esta foto num anuncio no M. Livre, e o conector de 4 pinos que tem perto do conector colorido dos cabos do painel frontal não parece ser conector de fans, pois não tem guia "foolproof" (anti-burro), então é melhor não arriscar conectando fan ai.

O que seria conector de fans é o que esta marcado no PCB - mas não tem os pinos; no lado esquerdo do capacitor a esquerda da bateria.

Veja que tem o mesmo formato do conector CPU_FAN, mas só com 3 pinos - não tem PWM. Pode ligar fan com conector de PWM 3 pinos no conector PWM de 4 pinos, a guia "foolproof" não deixa ligar errado.

H81-M.png

se eu comprar um spliter pro cpu fan eu posso por o do gabinete tranquilo então?não tinha visto mas no manual tem um guia da placa-mãe, essa do lado do painel é pro speaker 

17276588609634352941735308644379.jpg

16 minutos atrás, Pedro HDS disse:

se eu comprar um spliter pro cpu fan eu posso por o do gabinete tranquilo então?não tinha visto mas no manual tem um guia da placa-mãe, essa do lado do painel é pro speaker 

17276588609634352941735308644379.jpg

descobri que a fan que eu comprei é molex, então tá de boa o "problema" já que vai direto na fonte 

• Solução
Postado

Pode ligar junto com o fan do CPU com um cabo spillter.

Mas só compensa fazer isso se o fan extra for forte (CFM e pressão), porque se for fraco é melhor ligar direto na fonte com um adaptador Molex>PWM, assim fica em 100% o tempo todo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!