Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, fiz várias pesquisas e me parece que uma placa de vídeo 4600 Ti 16gb dá e sobra para jogar em Full HD com bastante FPS (me corrijam se eu estiver errado).

A ideia é ter um PC que dure por muito tempo e esteja preparado para upgrades num futuro distante.

A princípio queria ir mesmo com a 4600 Ti 16GB e com um processador Ryzen 7 7800x3d ou 9 9700x3d (não vejo problema em usar Intel caso entregue melhor desempenho). Também gostaria de pegar uma boa placa-mãe, fonte, memórias, SSD de pelo menos 2TB.

Enfim, não pretendo custo-benefício, pretendo pegar o melhor que couber no orçamento e que dure bastante/esteja pronto para um upgrade bem distante, caso eu resolva jogar em 4k e adquirir uma RTX 4090 (ou uma que faça o papel dela no futuro).

A grande questão é o orçamento, pretendo ficar de olho em boas promoções que podem vir a ocorrer na Black Friday, mas até lá terei por volta de R$ 11.000,00 até R$ 12.000,00, é o que posso gastar.

Sei que o combo GPU + CPU já compromete bastante do orçamento.

O que me aconselham? Se puderem por favor discriminar peça por peça para que eu fique de olho e compre separado nas promoções que encontrar...

Desde já meu muito obrigado!

Postado
1 hora atrás, Minuto Anime disse:

Boa tarde, fiz várias pesquisas e me parece que uma placa de vídeo 4600 Ti 16gb dá e sobra para jogar em Full HD com bastante FPS (me corrijam se eu estiver errado).

A ideia é ter um PC que dure por muito tempo e esteja preparado para upgrades num futuro distante.

Se quer possibilidade de upgrades nos anos posteriores a escolha deve ser AM5, pois intel ainda não lançou sua plataforma nova, sendo que sua atual, a LGA1700, não é o lugar da longevidade. 

A 4060 ti é perfeita para full HD, como disse, mas fique de olho nas promoções da RX 7700 XT, que apareceu em recente oferta de 2.550, o que é imperdível, além de uma melhor escolha em relação a 4060 ti.

om um processador Ryzen 7 7800x3d ou 9 9700x3d (não vejo problema em usar Intel caso entregue melhor desempenho). Também gostaria de pegar uma boa placa-mãe, fonte, memórias, SSD de pelo menos 2TB.

9700x3D não existe, e se quis dizer 7900x3D, não é uma boa escolha. O 7800x3D é o processador mais rápido para jogos do mundo, rivalizando com o 7950x3D, também da AMD, e com os intel i9-14900K e 14900KS, porém o 7800x3D se sobressai. Especula-se que os novos AMD 3D V-Cache estejam próximos, trazendo o tão aguardado Ryzen 7 9800x3D ainda em outubro. 

Seja como for, para uma 4060 ti ou mesmo a RX 7700 XT, o 7800x3D nem será aproveitado. Sendo possível cortar esse custo se assim quiser, indo numa opção mais barata, que custa menos da metade do preço, como o Ryzen 5 7600.

Em relação ao SSD, você quer por volta de quais velocidades? Essa informação é relevante por causa do preço, em jogos dá na mesma. Um 2tb gen 5 custa mais de 2 mil reais, enquanto que o 2tb gen 4 com velocidade 7400mb/s custa por volta de mil, e o 2tb humildão custa 7xx.

Aparentemente você já sabe o que comprar, só precisa decidir algumas coisas.
Um pc com Ryzn 5 7600, Air Cooler, B650 TUF, 2x16gb DDR5, 2tb mumildão, fonte 650W boa, gabinete bome e RTX 4060 ti ou RX 7700 XT custa aproximadamente 7.600 a  8.000.
Se colocar o 7800x3D + cooler deve bater uns 10 mil ou quase.

E os grilos só aumentam se falarmos de pcie 5.0 também no slot da Placa de Vídeo, que só está presente nas B650E e X670E, que custam a partir de 1.800 reais, e são de mesma qualidade das opções de 1.000 a 1.300 reais. 
Qual placa-mãe você pesquisou? 

Postado

@Crixus Champion Isso mesmo, foi erro de digitação ali, mas já ficou claro a questão do processador! Eu entendo você dizer que ele não será aproveitado, mas é porque estou pensando na longevidade, sabe? Não sou nenhum entusiasta de jogos para falar a verdade, o Full HD mais do que me satisfaria, mas gostaria de jogar algumas coisas novas (faz um bom tempo que não jogo nada e agora tenho algumas condições para "bancar o hobby" e futuramente se quiser pensar no 4k, pelas pesquisas vi que esse processador em questão mais do que serve para uma placa como a 4090 por exemplo).  Eu gravo alguns vídeos para o YouTube e gostaria de gravar também alguns de jogos mais atuais quando tiver feito a aquisição do PC. 

A questão que você levantou sobre o SSD, levando em consideração que nos jogos dá na mesma, eu teria algum ganho com renderização de vídeos, por exemplo? Desculpe, fiquei na dúvida de onde eu teria "ganho" com as diferentes versões.

A placa-mãe vi várias indicações da tuf gaming b650m-plus wifi... também sobre o pcie 5.0 que você citou, em uma pesquisa vi que atualmente nenhuma placa de vídeo usa, é isso mesmo? Seria para o caso de deixar para um upgrade futuro?

Postado

Você disse que optou pelo 7800x3D porque quer longevidade. O estranho é dizer não ser entusiasta com um processador desses em mãos. Mais estranho ainda é usá-lo em full HD com 4060 ti. 
Mas sim, com ele você pode no futuro usar uma 4090, porém se esse futuro demorar muito, a placa da vez pode ser a 5090 ou superior. 
E como disse, o próprio 7800x3D irá em breve receber um sucesso.
Quem oferece longevidade é a plataforma AM5, que deve receber lançamentos de processadores por muitos anos, e não seus processadores necessariamente. 

Quando falei que em jogos qualquer SSD dá na mesma, eu me referi a desempenho e fps, que é tudo igual.

Poderá haver diferença em telas de carregamento e, quando houver, a diferença entre NVMe de velocidades diferentes não deve exceder 2 segundos. Abrir  e carregar programas em geral essa diferença se houver pode ser constatada. O próprio carregamento do windows pode apresentar uma pequena diferença, que quando houver perceberá somente se cronometrar. 

Não tenho experiência com o tipo de trabalho profissional que exigirá mais do NVMe, porém obviamente quem armazena e transfere grandes arquivos de um dispositivo NVMe para outro, realizará essas tarefas mais rápido com dispositivos de maior velocidade.

Quanto ao PCIE 5.0, ainda não existem Placas de Vídeo 5.0, mas as novas RTX 50 serão 5.0.
Atualmente, quando se insere uma Placa d Vídeo 4.0 em um PC 3.0, não há diferença alguma se a Placa de Vídeo não for capada com poucas pistas PCIE (RX 6500 XT por exemplo).

O que costuma-se dizer é que não há diferença, e dependendo do jogo, pode sim haver uma diferença de uns 2%. 
Não posso prever como isso ocorrerá quando as novas Placas de Vídeo forem lançadas.
A tuf gaming b650m-plus wifi é uma boa escolha, suporta até mesmo um 7950x em over pesado. Cuidado para não pagar nela o preço de uma X670E por exemplo.  

Postado

@Crixus Champion Quis dizer longevidade no sentido de ter um bom processador que permita um upgrade futuro (bem futuro) caso eu "pegue gosto" mesmo pelos jogos e queira passar para o 4k. Entendo que a placa da vez possa ser uma 50x ou superior. A questão da 4060 Ti é que verdadeiramente o Full HD está mais do que bom para mim no momento. Como pretendo jogar nessa resolução não pretendo comprar uma placa superior (apesar de terem me indicado pegar uma 4070 super ou 4070 Ti super, dizendo que seria uma gpu que envelheceria bem melhor que a 4060ti). O que você acha, compensa pegar um processador "mais fraco" com uma 4070 Ti super? Estou super aberto a uma sugestão de combo gpu + cpu que tenha uma maior longevidade e melhor aproveitamento do dinheiro. Não quero "rasgar dinheiro" também!

É que eu quero mesmo "gastar bem" o meu dinheiro, se é que você me entende. Por isso queria garantir todos os componentes melhores possíveis dentro do que posso gastar, de forma que caso queira posteriormente, possa colocar uma placa de vídeo melhor.

Quanto ao SSD eu não pretendo armazenar e transferir grandes arquivos de um lado para o outro, apenas ter espaço suficiente para um ou outro jogo (que vi que hoje em dia são pesados) e alguns vídeos que tranquilamente pesam alguns bons GB também. 

Vou ficar atento à questão da placa-mãe que você disse!

Postado

@Crixus Champion

19 horas atrás, Crixus Champion disse:

A tuf gaming b650m-plus wifi é uma boa escolha, suporta até mesmo um 7950x em over pesado. Cuidado para não pagar nela o preço de uma X670E por exemplo.  

Você acha que montando desta forma fica bom?

Build - MEUPC.NET

Não entendo muito de gabinete, recomenda algo melhor pensando na temperatura? Caso queira sugerir uma peça ou outra diferente também, sem problemas, fico de olho quando for realmente comprar.

Compensaria "baratear" alguns componentes para pegar uma 4070 Ti Super, tendo em vista o que disseram de ser uma gpu que "envelhece melhor"?

• Moderador
Postado
Em 02/10/2024 às 20:22, Minuto Anime disse:

A questão da 4060 Ti é que verdadeiramente o Full HD está mais do que bom para mim no momento. Como pretendo jogar nessa resolução não pretendo comprar uma placa superior (apesar de terem me indicado pegar uma 4070 super ou 4070 Ti super, dizendo que seria uma gpu que envelheceria bem melhor que a 4060ti). O que você acha, compensa pegar um processador "mais fraco" com uma 4070 Ti super? Estou super aberto a uma sugestão de combo gpu + cpu que tenha uma maior longevidade e melhor aproveitamento do dinheiro. Não quero "rasgar dinheiro" também!

Sim, a RTX 4070 Super vai envelhecer beeeeem melhor, a RTX 4060 Ti tem uma performance decepcionante pelo preço, comprando ela você vai estar efetivamente rasgando dinheiro. A 4070 Super aparece custando entre R$4.000 - R$4.300,00 facilmente.

A 4070 Ti Super em média vai ter um ganho de performance em torno dos 10 - 15% em relação à 4070 Super, então não vai ser um custo-benefício interessante. Mas tem mais VRAM, o que por óbvio colabora para uma maior longevidade se você pretendesse ficar com ela por uns 5 anos ou mais por exemplo. Caso contrário, se for pra trocar de GPU daqui uns 3 - 4 anos, a RTX 4070 Super com os seus 12GB de VRAM já está de bom tamanho, especialmente se você permanecer na resolução Full HD, mas mesmo em Quad HD você estaria tranquilo.

Se fosse o caso de precisar pegar um processador menos caro para caber no orçamento, o Ryzen 7 7700 já estaria de ótimo tamanho.

Postado

@Batata Defumada

18 horas atrás, Batata Defumada disse:

Sim, a RTX 4070 Super vai envelhecer beeeeem melhor, a RTX 4060 Ti tem uma performance decepcionante pelo preço, comprando ela você vai estar efetivamente rasgando dinheiro. A 4070 Super aparece custando entre R$4.000 - R$4.300,00 facilmente.

A 4070 Ti Super em média vai ter um ganho de performance em torno dos 10 - 15% em relação à 4070 Super, então não vai ser um custo-benefício interessante. Mas tem mais VRAM, o que por óbvio colabora para uma maior longevidade se você pretendesse ficar com ela por uns 5 anos ou mais por exemplo. Caso contrário, se for pra trocar de GPU daqui uns 3 - 4 anos, a RTX 4070 Super com os seus 12GB de VRAM já está de bom tamanho, especialmente se você permanecer na resolução Full HD, mas mesmo em Quad HD você estaria tranquilo.

Se fosse o caso de precisar pegar um processador menos caro para caber no orçamento, o Ryzen 7 7700 já estaria de ótimo tamanho.

Entendi! Reparei que tem várias marcas para cada placa de vídeo né. Existe alguma marca que seria bom evitar, ou alguma que pode comprar sem medo, ou no geral não muda muito? Indo na mais barata com 3 fan estou seguro? 🤣

Por enquanto as únicas peças que me parecem certeza seria a X670E, o 7800X3D e a  4070 Super/Ti Super (vai depender dos preços que surgirem até o final do ano, será que esse ano tem Black Friday?)

Mas em questão de outras peças, consegue me recomendar algo de confiança e aí eu vejo depois e faço "caber" no orçamento?

Por exemplo, memórias eu pesquisei e seria interessante DDR5 6000MT/s CL 30, certo?

Cooler parece que o Scythe Fuma 3 fica tranquilo para o processador

SSD eu queria um de 2TB, mas não entendo muito disso e quais seriam marcas confiáveis. Fonte também não, não sei quantos W seria legal para a configuração/upgrades num futuro distante, só sei que Corsair parece excelente pois tenho uma já há uns 10 anos + e tá viva ainda.

Gabinete seria bom um daqueles aquário? Já que tem mais espaço e essas placas de vídeo estão cada vez maiores... É necessário comprar fans adicionais para colocar pelo gabinete?

Desde já agradeço a ajuda!

• Moderador
Postado
2 horas atrás, Minuto Anime disse:

Existe alguma marca que seria bom evitar

Recomendo evitar Gigabyte e também aquelas marcas desconhecidas. Fabricantes que eu recomendo seriam ASUS, Galax, MSI e ASRock.

(vai depender dos preços que surgirem até o final do ano, será que esse ano tem Black Friday?)

Final de novembro.

Por exemplo, memórias eu pesquisei e seria interessante DDR5 6000MT/s CL 30, certo?

É o ideal sim, mas não é absoluamente necessário. Memórias de 5600Mhz/5200mhz CL36 por exemplo também servem.

Cooler parece que o Scythe Fuma 3 fica tranquilo para o processador

Sim, fica. Outra opção é o Thermalright Peerless Assassin 120 SE ARGB.

Já Water Coolers eu indicaria, DeepCool LE520, Thermalright Aqua Elite V3 240mm ou Cooler Master Masterliquid.

Podendo investir mais aí já poderia cogitar um DeepCool LS720, Arctic Liquid II 360mm etc.

SSD eu queria um de 2TB, mas não entendo muito disso e quais seriam marcas confiáveis.

Depende do quanto você pretende investir. Eu acredito que o Kingston NV3 2TB é uma boa opção custo-benefício.

Um de maior qualidade e performance seria o Kingston Fury Renegade, se você encontrar ele numa promoção pode ser interessante.

Fonte também não, não sei quantos W seria legal para a configuração/upgrades num futuro distante, só sei que Corsair parece excelente pois tenho uma já há uns 10 anos + e tá viva ainda.

A Corsair RM750X você encontra atualmente por uns R$700,00. É uma fonte excelente e com potência de sobra. Eu gostaria de recomendar a versão ATX 3.0 (por causa dessa GPU RTX 4000), mas no momento só tem a Shift disponível (ela possui a saída pros cabos do lado em vez de atrás).

Em relação à potência 750W já tá de bom tamanho e vai te deixar confortável para upgrades futuros.

Gabinete seria bom um daqueles aquário? Já que tem mais espaço e essas placas de vídeo estão cada vez maiores... É necessário comprar fans adicionais para colocar pelo gabinete?

Eu não gosto muito desses aquários, eles certamente não são uma necessidade, eu recomendo fortemente o Montech Air 903 Max. Ele já vem com 4 ventoinhas de alta qualidade, então não é necessário adicionar nenhuma.

Postado
2 horas atrás, Batata Defumada disse:

Já Water Coolers eu indicaria, DeepCool LE520, Thermalright Aqua Elite V3 240mm ou Cooler Master Masterliquid.

Podendo investir mais aí já poderia cogitar um DeepCool LS720, Arctic Liquid II 360mm etc.

Pior que um amigo meu já teve alguns problemas com water coolers, aí eu fico meio com receio. Sei que  a chance de vazamento ou coisa assim é mínima mas... sempre acho que se tem chance de acontecer, vai ser eu o azarado kkkk

No mais, muito obrigado por esclarecer todos os pontos, ficarei de olho em todas as indicações!

• Amei 1
  • 3 semanas depois...
Postado
Em 03/10/2024 às 20:28, Batata Defumada disse:

Já consegui comprar boa parte do PC com algumas ofertas que anteciparam a Black Friday, só me falta o processador e a placa de vídeo, que irei esperar a Black. O processador não tem erro, é o 7800X3D, então só ver no dia quem vende mais barato. A questão agora é com a placa de vídeo... Pesquisei bastante e resolvi ir de 4070 super, mas agora me deparo com um outro detalhe. Ela tem versões com 2 e com 3 fans... Meu orçamento vai ficar bem em cima para pegar uma placa dessa... Será que faz muita diferença o fan a mais? E em questão de existirem mil marcas diferentes... ir na mais barata seria realmente um tiro no pé? Alguma marca em específico que seja muito recomendada?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Será que faz muita diferença o fan a mais?

Não, é questão de escolher o modelo certo.

Alguma marca em específico que seja muito recomendada?

Eu recomendo especialmente as placas de vídeo da ASUS. MSI e Galax são boas também. Evite a Gigabyte

Em relação a modelos específicos, eu recomendo fortemente RTX 4070 Super ASUS TUF, mas eu sei que geralmente ela vai estar muito cara, mas tudo bem porque a RTX 4070 Super ASUS DUAL costuma aparecer até por R$4.200,00 em promoções e é ótima, tenho um amigo que a comprou e ele só tem coisas boas a falar da GPU, mesmo tendo "apenas" dois fans ela possui temperaturas ótimas e uma boa qualidade de construção.

Postado
23 horas atrás, Batata Defumada disse:

Não, é questão de escolher o modelo certo.

Eu recomendo especialmente as placas de vídeo da ASUS. MSI e Galax são boas também. Evite a Gigabyte

Em relação a modelos específicos, eu recomendo fortemente RTX 4070 Super ASUS TUF, mas eu sei que geralmente ela vai estar muito cara, mas tudo bem porque a RTX 4070 Super ASUS DUAL costuma aparecer até por R$4.200,00 em promoções e é ótima, tenho um amigo que a comprou e ele só tem coisas boas a falar da GPU, mesmo tendo "apenas" dois fans ela possui temperaturas ótimas e uma boa qualidade de construção.

Sabe algo sobre os modelos da PNY? Tá num preço melhorzinho e pode ser que caia mais nas promoções, talvez, esperar para ver... É que nunca ouvi falar dessa marca, mas também nunca fui antenado no mercado... Interessante que ela tem 3 anos de garantia

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Minuto Anime Não sei muito, tem uns modelos muito bons, acredito que esse aí seja um deles (pesquise por reviews e testes). Em relação à garantia, que bom que são 3 anos também, mas eu não acho que seja uma garantia tão boa quanto da ASUS ou da Galax, por exemplo.

• 3 semanas depois...
Postado
Em 24/10/2024 às 20:01, Batata Defumada disse:

@Minuto Anime Não sei muito, tem uns modelos muito bons, acredito que esse aí seja um deles (pesquise por reviews e testes). Em relação à garantia, que bom que são 3 anos também, mas eu não acho que seja uma garantia tão boa quanto da ASUS ou da Galax, por exemplo.

Voltei pessoal, com uma grande dúvida... Aparentemente o 7800x3d não sairá em promoção nenhuma, acredito que pela demanda, quem tem que comprar compra mesmo hehe. Mas percebi que o 7900x está saindo pelo mesmo preço dele na Black antecipada de alguns lugares... Pensando em longevidade e upgrade (de placa de vídeo talvez) para daqui mais de 4 anos, é melhor o 7800x3d, por alguém qualquer placa de vídeo atual (lembrando que pretendo ficar um bom tempo em Full HD mesmo, não ligo para jogar numa tela gigante), ou o 7900x "vai mais longe", por ter mais núcleos e threads?

A placa-mãe já peguei a X670E-Plus que vi que serve para os dois

• Batata Defumada alterou o título para Recomendação de PC Gamer até R$12.000,00 com Ryzen 7800X3D e RTX 4070 Super

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!