Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia rapazes, tudo bom? Hoje em dia é possível montar um PC de entrada(com uma gpu de preferencialmente 6 gbs de vram,  embora gráfico integrado também seja bom pra tarefas simples) de até 5k? Lembrando que já tenho monitor, periféricos e um gabinete. Desde já agradeço

• Pedroou alterou o título para Consigo montar um PC com uma boa placa de vídeo com R$ 5.000?
Postado

Bom dia!

Claro que é possível, na verdade com uns R$ ~4.000 já é possível montar uma bela máquina de entrada para rodar a grande maioria dos títulos em 1080p, R$ 5.000 possibilitará melhores peças.

Você visa rodar que tipo de game em qual resolução (1080p, 1440p por exemplo)?

Mesmo que tenha um orçamento considerado ótimo me parece que talvez uma máquina mais simples (e por consequência, mais barata) seja suficiente para seu uso, poderia expandir um pouco mais sobre ele?

E poderia nos informar o modelo exato do atual gabinete para vermos se tudo irá caber nele?

• Curtir 2
Postado
8 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Bom dia!

Claro que é possível, na verdade com uns R$ ~4.000 já é possível montar uma bela máquina de entrada para rodar a grande maioria dos títulos em 1080p, R$ 5.000 possibilitará melhores peças.

Você visa rodar que tipo de game em qual resolução (1080p, 1440p por exemplo)?

Mesmo que tenha um orçamento considerado ótimo me parece que talvez uma máquina mais simples (e por consequência, mais barata) seja suficiente para seu uso, poderia expandir um pouco mais sobre ele?

E poderia nos informar o modelo exato do atual gabinete para vermos se tudo irá caber nele?

vou usar a resolução 1920x1080p. Já o gabinete é um "Gamer Rise Mode Galaxy Glass, Mid Tower". Meu foco mesmo seria estudos. Mas também jogo vários games(não com tanta frequência) mas pensando em um futuro onde vou querer rodar alguns jogos atuais já quero investir esses 5k. Se puder me indicar umas boas peças eu agradeço demais(em relação a jogos, não ligo muito pra futuros lançamentos, gosto de títulos mais "antigos" como rdr2. Pra ele sei que pelo menos 6 de vram é necessário...)

• Solução
Postado

o ronaldo já fez as perguntas então criarei uma pré build aqui, dependendo do seu gabinete e escolhas, vai mudando as peças.
rx 6750 XT ~ 2250,00

FONTE COOLER MASTER 500W ACAAB ~ 319,00

GABINETE ~ JÁ TEM

Ryzen 5 5600 ~  855,00

2x8 3600mhz cl16 fury ~ 350,00

B550m pro vdh wifi ~ 790,00

WD GREEN NVMe M.2 1TB  ~ 396,00

total: 4960,00

dei uma arredondada nos valores para cima, então considere que é 5000 com frete.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

procura a receita basica

R5 5600 + RX 6600

e adapta os componentes ao teu orçamento

Eu pensei exatamente nessa combinação, mas preferi ver outras opções(no caso as que vocês me derem) antes de escolher. Outra pergunta sabe se nesses meses que virão, algum deles é "melhor" pra comprar? Em relação a promoções etc....

Postado
3 minutos atrás, udanznh disse:

Eu pensei exatamente nessa combinação, mas preferi ver outras opções(no caso as que vocês me derem) antes de escolher. Outra pergunta sabe se nesses meses que virão, algum deles é "melhor" pra comprar? Em relação a promoções etc....

tem a black vindo ai em novembro.

• Obrigado 1
Postado
11 minutos atrás, Swalls disse:

o ronaldo já fez as perguntas então criarei uma pré build aqui, dependendo do seu gabinete e escolhas, vai mudando as peças.
rx 6750 XT ~ 2250,00

FONTE COOLER MASTER 500W ACAAB ~ 319,00

GABINETE ~ JÁ TEM

Ryzen 5 5600 ~  855,00

2x8 3600mhz cl16 fury ~ 350,00

B550m pro vdh wifi ~ 790,00

WD GREEN NVMe M.2 1TB  ~ 396,00

total: 4960,00

dei uma arredondada nos valores para cima, então considere que é 5000 com frete.

Uau obrigado! Uma dúvida, em relação a memória RAM, eu poderia adicionar 32 gb nessa placa-mãe? 4 pentes de 4ram ou até 2 pentes de 16ram?  Sou meio leigo no assunto, mas obrigado pelas dicas

Postado
1 hora atrás, udanznh disse:

Bom dia rapazes, tudo bom? Hoje em dia é possível montar um PC de entrada(com uma gpu de preferencialmente 6 gbs de vram,  embora gráfico integrado também seja bom pra tarefas simples) de até 5k? Lembrando que já tenho monitor, periféricos e um gabinete. Desde já agradeço

Galera muito obrigado. graças as dicas de vocês já tirei a base do que vou montar, basicamente a build que o amigo swalls passou, apenas adicionando 32 de ram ao invés de 16 e vou dar uma olhada no SSD da Kingston também.  Vou deixar pra comprar em novembro, fiz vários testes em alguns jogos no tecnical city sobre essa configuração e foi bem legal. Valeuuu!

5 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Pode. É melhor utilizar dois pentes de 16GB.

@udanznh Eu investiria um pouquinho mais pra pegar o Kingston NV3 1TB.

• Amei 1
Postado

@Batata Defumada O NV3 está ainda mais atrativo comprando pela GKINFOSTORE.

É um lojista pouco conhecido mas vi pouca gente reclamando deles, Página do RA caso queiram dar uma olhada.

11 minutos atrás, udanznh disse:

Vou deixar pra comprar em novembro,

Melhor voltar aqui então ~3 semanas antes de passar o cartão, o mercado de hardware muda de forma acelerada, é possível que peças sugeridas pelos colega agora não valham mais a pena (ou nem estejam disponíveis) daqui a quase dois meses.

E, caso importar não lhe seja um impedimento, dá para encontrar memórias acessíveis no mercado chinês, o preço de 32GB DDR4 lá é o mesmo de 16GB aqui.

Mas há um porém, às vezes, é possível que a memória não seja compatível com seu sistema, mas os módulos da Asgard costumam não serem tão propícios a este problema, que é decorrente da inconsistência dos componentes presentes nos módulos vendidos.

Também há o fator garantia, não sei se são lá muito acessíveis então acredito que tenha de colocar esse outro fato na balança antes de realizar a compra.

• Curtir 2
Postado
32 minutos atrás, udanznh disse:

apenas adicionando 32 de ram ao invés de 16 

como disse o colega acima, opte por 2x16 e não 4x8, de preferência 3600mhz cl16.

14 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

É um lojista pouco conhecido mas vi pouca gente reclamando deles, Página do RA caso queiram dar uma olhada.

Melhor voltar aqui então ~3 semanas antes de passar o cartão, o mercado de hardware muda de forma acelerada, é possível que peças sugeridas pelos colega agora não valham mais a pena (ou nem estejam disponíveis) daqui a quase dois meses.

Concordo plenamente, também se quiser saber quais peças são melhores que essas que indicamos para caso fiquem no seu orçamento durante a black, pode perguntar.

14 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

E, caso importar não lhe seja um impedimento, dá para encontrar memórias acessíveis no mercado chinês, o preço de 32GB DDR4 lá é o mesmo de 16GB aqui.

Por experiência pessoal eu não concordo, o total de memórias chineses que tive foram várias, dessas nenhum funciona mais. Mas é um caso pessoal, não posso ser radical afinal não fiz nenhuma análise de arquitetura.

Eu também tive ram T-FORCE (team group), 3 no total, apenas 1 permanece viva.

ps: eu analisei a questão de fonte, placa-mãe, rede elétrica, filtro, e aparentemente a culpa era das memórias mesmo.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
10 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Mas há um porém, às vezes, é possível que a memória não seja compatível com seu sistema, mas os módulos da Asgard costumam não serem tão propícios a este problema, que é decorrente da inconsistência dos componentes presentes nos módulos vendidos.

Também há o fator garantia, não sei se são lá muito acessíveis então acredito que tenha de colocar esse outro fato na balança antes de realizar a compra.

Certo amigo. vou passar esse mês de outubro  dando umas pesquisadas e estudando mais sobre as peças, para em novembro estar ciente sobre o que quero. Até porque não vou fazer upgrade nesse PC tão cedo kkkk vai ter que durar um tempinho comigo 

Postado

@udanznh
vi que passaram uma config como dica, mas vou passar uma também:

kit I5 12400f + b660m phanton gaming 4 na pichau por 1459,99

(dizem ser o concorrente da parte da intel direto ao r5 5600)

fonte xpg pylon 650w - 324,90 na terabyte

2x memória RAM xpg gammix 16gb 3200mhz - 32gb por 519,98 na kabum

particularmente eu prefiro a nvidia, mas pelos valores é melhor ir na RX6750xt que indicaram mesmo

2249,99 na kabum

SSD 1tb kingston nv2 M.2 2280 (leitura até 3500MB/s e gravação até 2100MB/s) - 403,99 amazon

total: 4958,85 + frete

podem me corrigir se estiver algo errado

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

só não tenho ideia de cooler para o i5 12400f

creio que o kit do i5+b660m phanton gaming 4 sai mais em conta do que o r5 5600+b550m, podendo adquirir 32gb de ram ao invés de 16gb

mas também não sei se o r5 5600 e o proprio i5 12400f vão ter gargalo com a rx6750xt

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
6 minutos atrás, caiobaliani disse:

O processador é bom, mas a placa-mãe é inferior à MSI que o @Swalls recomendou.

Além da XPG não inspirar confiança em se tratando de SSDs e fontes, essa fonte específica sofreu alteração de projeto e não é recomendada:

SSD 1tb kingston nv2 M.2 2280 (leitura até 3500MB/s e gravação até 2100MB/s) - 403,99 amazon

Melhor pegar o sucessor dele, o @RonaldoXbox até mostrou um anúncio dele na GKInfostore por $450,00.

Mesmo que serve pro 5600 também, um DeepCool AG400 ou Thermalright Assassin X 120, por exemplo.

• Curtir 2
Postado
10 minutos atrás, caiobaliani disse:

@udanznh
vi que passaram uma config como dica, mas vou passar uma também:

2x memória RAM xpg gammix 16gb 3200mhz - 32gb por 519,98 na kabum

particularmente eu prefiro a nvidia, mas pelos valores é melhor ir na RX6750xt que indicaram mesmo

2249,99 na kabum

total: 4958,85 + frete

podem me corrigir se estiver algo errado

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

creio que o kit do i5+b660m phanton gaming 4 sai mais em conta do que o r5 5600+b550m, podendo adquirir 32gb de ram ao invés de 16gb

mas também não sei se o r5 5600 e o proprio i5 12400f vão ter gargalo com a rx6750xt

Cara, também tenho um apego pela nvdia embora eu me importe mais com desempenho/custo-benefício do que a marca em si. Mas o que c acha da 3060 de 12gb em relação a rx 6750xt? Fora o preço...

• Moderador
Postado

@udanznh A RX 6750XT tem bem mais performance que a RTX 3060, elas não estão no mesmo nível. Você teria que pegar uma RTX 3070 pra ter um nível similar de performance (em rasterização), mas aí você vai ter 4GB a menos de VRAM porque Nvidia 🫠

image.png

• Curtir 1
Postado

@Batata Defumada não sei se a b660m phanton gaming 4 é estão inferior a msi não. Quanto a fonte, possuo uma dessa xpg pylon 650w desde fev/2023, achei uma boa fonte custo/benefício, mas entendo que o lote de fabricação de lá pra cá pode ter mudado, porém como utilizo ela recomendo tlgd, e SSD não tenho como avaliar dessa marca porque não possuo

volto a repetir, creio que mesmo esse kit do i5 12400f ou o do r5 5600 pode ter algum gargalo com a rx6750xt

Postado
3 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@udanznh A RX 6750XT tem bem mais performance que a RTX 3060, elas não estão no mesmo nível. Você teria que pegar uma RTX 3070 pra ter um nível similar de performance (em rasterização), mas aí você vai ter 4GB a menos de VRAM porque Nvidia 🫠

image.png

Esses preços da Nvidia não se justificam mesmo...

• Curtir 1
Postado

@udanznh é como o @Batata Defumada disse acima, a rx6750xt é superior a 3060, porém acho que a 3060 vai "casar" melhor com o i5 12400f ou o r5 5600 do que a rx6750xt, joguei em um site que faz o cálculo de gargalo e os dois CPUs tem em media 25% de gargalo com a 6750xt, ela é superior aos dois CPUs

lembrando que posso estar errado quanto a isso

• Moderador
Postado

@caiobaliani Ignore sites que calculam gargalo. Ambos esses processadores são perfeitamente adequados para RX 6750XT, RTX 3070, RTX 4060 Ti, entre outras placas com esse nível de performance.

7 minutos atrás, caiobaliani disse:

achei uma boa fonte custo/benefício, mas entendo que o lote de fabricação de lá pra cá pode ter mudado, porém como utilizo ela recomendo tlgd

Ela nunca foi boa, e depois ainda pioraram, conforme explicado no tópico que eu linkei. Não é uma boa escolha quando se tem outras opções melhores no mercado como as Galax Omega e as Cooler Master MWE ACAAB, por exemplo.

• Curtir 1
Postado

@caiobaliani Normalmente essas calculadoras de gargalo mostram uns valores bem irreais, é difícil calcular o gargalo online em % assim, tem muitas variáveis como o jogo em questão, resolução, configurações gráficas etc ... Mas, minha experiência com a 6750 xt por agora foi que um 7600 está sobrando e muito pra ela, um 12400F deve aguentar tranquilo, pois são processadores com desempenhos até que semelhantes no quesito jogos, apenas puxando um pouco a menos de quadros, mas sinceramente a diferença deve ser bem pouco relevante se você levar em consideração que uma build com LGA 1700 custa uns 1500 reais a menos. Acho muito válido ele ir com o 12400F e um ótimo custo-benefício

• Curtir 3
  • Moderador
Postado

@caiobaliani O Steven do canal Hardware Unboxed fez uns testes muito informativos em relação a alguns processadores Ryzen com variadas GPUs

image.png

Aqui o link pro artigo completo: Ryzen 5 5600X vs. Ryzen 7 5800X vs. Ryzen 9 5900X vs. 5950X: GPU Scaling Benchmark.

Em GPUs no nível de uma 3070, mesmo em Full HD não faz diferença (em questão de quadros por segundo) você usar um 5600X ou um 5950X.

E mesmo abaixando a qualidade (o que não faz o menor sentido numa situação real de uso pra uma GPU dessas) a diferença de fps é pequena.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...