Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Estou enfrentando dificuldades em um projeto acadêmico e gostaria de pedir ajuda. O objetivo é desenvolver um circuito para gerar uma onda senoidal de 10 MHz, que será usada como portadora, e outro circuito oscilador para gerar uma senoide de 20 kHz. Em seguida, preciso montar um circuito para realizar a modulação desses dois sinais. Após isso, é necessário usar um buffer para auxiliar na demodulação.

Tenho tentado resolver isso há meses. Já assisti a vários tutoriais, consultei fóruns e estou utilizando o LTSpice para simulações, pois não pretendo construir o circuito fisicamente. Até agora, consegui avançar até a parte de modulação, mas estou tendo muita dificuldade na demodulação.

Se alguém puder me orientar ou sugerir uma abordagem, ficarei muito grato, pois já estou sem saber o que fazer.

Osciladores_page-0001.jpg

Postado
6 minutos atrás, Renato.88 disse:

O objetivo do projeto, é transmitir e receber o sinal de 20khz igual faz um rádio? 

Exatamente!

Postado

@Innovamed

Em um gerador em baixa frequência (20kHz) não se usa indutores. Seriam grandes e caros.

Aparentemente (pois a figura é pequena e ao se clicar nela para vê-la maior, ela se reduz ainda mais) seu misturador está de acordo com o usual. 

Pela teoria, o batimento entre duas frequências senoidais vai produzir cada uma delas, mas também a sua soma e a sua diferença.

Presumo que o sintonizado no coletor coincida com ou a soma, ou a diferença. Mas não se costuma fazer assim, pois fica difícil separar a soma (10.020MHz) da diferença (9.98MHz).

Talvez a senóide de 20kHz seja a modulante (o que já está alta) e a de 10MHz seja a portadora. 

Para uma modulante com cerca de 1kHz (mais conveniente) e uma portadora em 10MHz, eu faria assim:

Faria a modulante modular a portadora. Como?

Um dos modos seria a portadora ser alimentada pela modulante (com um nível cc superior ao valor de pico da modulante).

Seria uma fonte de alimentação com um ripple da modulante.

Geraria uma terceira senóide, com um valor que seria a média geométrica entre a portadora e a modulante. Assim, quando houver o batimento entre elas, a soma e a diferença das frequências estariam mais distantes na faixa, o que facilitaria a filtragem da que você quer (provavelmente a diferença).

Em 1976, meu TCC (na época se chamava Projeto de Fim de Curso) era fazer dois rádios, um sintonizado em 10MHz e outro em poucos kHz. A junção deles dizia se os raios eram entre nuvens, ou entre terra e nuvem. Bons tempos aqueles, quando tínhamos que montá-los.

Pesquise sobre rádio super-heterodino e super-regenetrativo.

Bons projetos

MOR_AL

• Curtir 1
Postado

@MOR_AL

Agradeço a resposta, porém como se trata de um projeto acadêmico, tenho que seguir estas regras especificas...

No entanto estou deixando aqui uma imagem melhor do circuito que consegui desenvolver até o momento.

Osciladores2_page-0001 (1).jpg

Postado

Bom dia,

Estou passando pelo mesmo problema com este projeto no curso que estou fazendo, se alguém puder dar uma luz... Pois também já tentei diversas vezes e não consigo fazer o circuito oscilar direito...

• mês depois...
Postado

Olá alguém conseguiu realizar este trabalho? estou no curso de eletrônica e preciso realizar esta mesma atividade. Na minha plataforma não havia passado esta atividade e jogou este trabalho do nada! eu meio que estou me virando (foruns, sites , pesquisas , youtube ) mas com bastante dificuldade mesmo entendendo vários conceitos. Além do mais os simuladores multsim e proteus bugam e não mostram a forma de onda corretamente ( Protheus por exemplo dependendo dos valores dos capacitores dá erro de simulação). Se alguém puder me ajudar  por favor eu agradeceria muito neste trabalho obrigado.

Postado

Só agora que observei o circuito do @Innovamed na postagem #5.

Aparentemente o circuito seria este, desde que:

1 - A tensão da modulante fosse um sinal ac + cc. O ac seria a modulante e o cc teria que ser superior a Vacpp (tensão ac pico a pico). Ou seja, o sinal da senóide modulante não estaria climpado por falta do nível cc.

2 - Idem, para a portadora. 

Este seu circuito não funcionou?

Mostre as tensões sobre R9 e a base de Q4.

MOR_AL

Postado

pessoal alguém conseguiu realizar este trabalho? poderia compartilhar algum Vídeo ou um diagrama para que eu possa simular? por favor

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...