Ir ao conteúdo

Bom PC: Superframe A520M, Ryzen 5 5600X, 16GB e RTX 3050?

Ir à solução Resolvido por mrcosvnz_,

Posts recomendados

Postado

Bom dia;

Estou montando uma segunda máquina para o meu setup;

Como minha área não é hardware, eu gostaria de perguntar aos mais fortunados intelectualmente o que eu devo esperar desta máquina.

Lembrando que o que eu pretendo fazer com ela é basicamente jogar, fazer live e, talvez, gravar gameplays;

Eu espero conseguir jogar grande parte dos jogos mais antigos no alto/ultra e os atuais, pelo menos, no médio e algumas coisinhas no alto.

Config:

rtx3050 6gb (achei ela por R$960 + uma fonte na Terabyte);

Ryzen 55600X;

16gb ram 3200mhz;

a520m SuperFrame;

ssd248;

Fonte MSI 650w.

Estou sendo realista em relaçao ao que espero desta máquina? Quais seriam os upgrades que eu deveria fazer no futuro e quando seria esse "futuro"? Grato desde já

• Solução
Postado

@delas

3 minutos atrás, delas disse:

Bom dia guerreiro acho que se sua dúvida é desempenho fica em paz:

1- Placa de Vídeo (RTX 3050): Cara é uma boa escolha para jogos em 1080p. Você deve conseguir jogar muitos jogos mais antigos em configurações altas/ultra e alguns jogos mais recentes em configurações médias a altas. Ela também é capaz de lidar com jogos que

utilizam DLSS, o que pode melhorar ainda mais o desempenho sobre isso fica em paz.

2- Processador (Ryzen 5600X): Olha este é um ótimo processador para jogos e deve encaixar bem demais com sua RTX 3050. Ele oferece bom desempenho tanto em jogos quanto em tarefas multitarefa, como fazer lives e gravações.

3- memória RAM (16GB 3200MHz): Irmão seus 16 GB é mais do que suficiente para jogos atuais e para fazer streams e gravações. Se você não estiver usando muitos programas pesados ao mesmo tempo, essa quantidade deve atender suas necessidades por um bom tempo.

3- placa-mãe (A520M Superframe): É uma placa-mãe de entrada, mas deve funcionar bem para suas necessidades. No futuro, se você quiser fazer um upgrade de processador, eu recomendo pra ti uma placa-mãe com chipset B550, que oferece mais opções.

4- SSD 248GB: O seu SSD é ótimo para tempos de carregamento mais rápidos, mas 248 GB pode ser pouco se você pretende instalar muitos jogos.

5- Fonte (MSI 650W): Uma boa fonte de 650W deve ser suficiente para este setup.
ESPERO QUE GOSTE! DEU TRABALHO TENHA UM BOM DIA  MEU MANO.

Postado

Bom dia, não sei se vai comprar as peças ou já fez a compra, mas no seu lugar certamente eu não gastaria os quase R$ 1000 reais em um 5600x sendo que ele entrega o mesmo desempenho de um 5600 sem o X e infelizmente aquece demais por conta do clock um pouco maior, sendo quase impossível usar ele com o cooler que vem de fábrica.. Com o 5600 não teria estes problemas.

Com este valor economizado eu teria pego uma RX 6600 que é superior a 3050. 

Comparativo RX 6600 vs 3050

Comparativo 5600x vs 5600

Tudo é uma questão de pesquisar. Tenha um bom dia !

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, delas disse:

rtx3050 6gb (achei ela por R$960 + uma fonte na Terabyte);

Esse é o mal desse PC. Existem 3 versões de RTX 3050, sendo que todas são ruins, mas a versão de 6gb é a pior delas por possui menos largura de banda. Ela é similar a RX 580, GTX 1650 SUPER e RX 5500 XT.
A melhor Placa de Vídeo barata é a RX 6600. Seu preço normal era de 1.200 num passado recente, mas subiu para 1.400, sendo possível achar por 1.200 em promoções. Como a Black se aproxima, se monitorar preços e sites de ofertas, talvez consiga uma.

Ryzen 55600X

Em relação ao processador, como Kevin Aguiar disse acima, o Ryzen 5 5600 é uma melhor escolha para quem pretende economizar, e este parece ser seu caso. O 5600x é simplesmente o 5600 com over de fábrica e preço pior.
O 5600, cujo preço normal é 840 reais, e há 3 dias apareceu em oferta de 739 na Terabyte.

Se monitorar preços diariamente de agora até o fim do ano irá encontrar grandes promoções.

Mas tem que monitorar direito, olhando os sites das lojas algumas vezes durante o dia, conferindo sites de ofertas como Pelando e também grupos de promoções no telegram.

ssd248

Pequeno demais para quem pretende instalar jogos e gravar gameplays, só estará queimando dinheiro em vão.

Você devia considerar 1TB

Quais seriam os upgrades que eu deveria fazer no futuro e quando seria esse "futuro"? Grato desde já

Talvez saiba que na teoria a plataforma AM4 chegou ao fim, o que não é problema, pois ainda vende muito em toda parte do mundo e há boas opções de processadores no mercado.
Falando a grosso modo, com um Ryzen 5 5600 ou 5600x não há qualquer necessidade de se preocupar com upgrade de processador com Placas de Vídeo abaixo de 3 mil reais.

Mas se quiser saber, o upgrade lógico de processador é o Ryzen 7 5700x3D, mas para isso é necessário que o VRM da placa-mãe aguente este processador, e é impossível fazer qualquer afirmação sem um review especializado no assunto, pois a placa-mãe que selecionou é um modelo básico white label

Postado

Eu te recomendo que veja a Live da Terabyte de hoje(Sim, sempre falo da Terabyte, mas os preços deles em lives geralmente são muitos bons) e compra um RX 6600(que talvez eles façam promoção de algumas unidades), seu PC vai durar muito mais tempo e rodará os jogos tudo no médio. Sobre os preços, provavelmente você vai ter que re-investir mais um pouco, como uns 300 na placa de Vídeo e talvez uma fonte nova. OBS: talvez a RX 6600 fica por uns 1300(isso se tiver) então esteja ciente. Eu acho que a RTX 3050, serve para o seu propósito, dá pra jogar muita coisa nela, no mínimo e médio em FHD. 

Postado

Eu concordo com o que falaram acima, Se já usa paltaforma AM4 mantenha ela e daqui uns 2 anos quem sabe vá para o 5700X3D, vai ganhar no mínimo 30% de desempenho comparado ao 5600 que já é um baita processador, eu tive ele..  Agora por exemplo tenho um 12400f e daqui só saio para um i5 14600k nem que gaste um pouco mais em outra placa-mãe..

Referente a placa de Vídeo a RX 6600 vai te mais desempenho que a 3050 em praticamente tudo que for jogar em qualquer configuração gráfica, até minha RTX 2060 bate nela em muitos cenários, Eu hoje uso um monitor 1440p mas jogo até com gráfico baixo desde que esteja nesta resolução. Para mim sair de um FULL HD foi um caminho sem volta !! kk

Postado

@Crixus Champion Entendi. Você acha que eu devo adqurir ela já agora ou espero promoção? De todas essas peças aí, ela é a única que eu ainda não tenho. Só falta ela. Na Tera o preço está bem atrativo, eu realmente só quero esperar Black se for pra papo de 900 conto, tu acha que vale a pena?

@Crixus Champion 350 reais. A bronca é que eu já comprei ela. Se for condição sine qua non trocá-la, eu até posso tentar pedir reembolso na loja... A placa de vídeo é a única peça que eu não tenho

Postado

Muito difícil por 900 reais @delas. Acho que no máximo aparece por 1k, sinceramente por 1200 tá um ótimo preço. 1400 a vista, acho excrachado e acima disso não faz sentido. ta tendo live na tera agr, talvez eles lançem alguma RX 6600 e te digo que vale bem mais a pena que a RTX 3050. Mas se é o que cabe no seu orçamento, vai fundo man, alias, pode aparecer também outros itens na live deles.

Postado

@Calebe A Melo Entendi. Minha única preocupação neste momento é se a fonte segura uma rx6600 8gb. Eu vou pegar ela mesmo, pelo menos terei a garantia de que a máquina vai entregar um desempenho bacana pelo próximos 3 anos sem ficar fazendo picaretagem. 

Postado
1 hora atrás, delas disse:

Entendi. Você acha que eu devo adqurir ela já agora ou espero promoção? De todas essas peças aí, ela é a única que eu ainda não tenho. Só falta ela. Na Tera o preço está bem atrativo, eu realmente só quero esperar Black se for pra papo de 900 conto, tu acha que vale a pena?

Ela está 1.269 agora LINK

Não sei quanto estará na black. O preço normal era 1.200 e ficou assim por 1 ano, mas no segundo semestre desse ano subiram seu valor padrão para 1.400.
Não sei se deve comprar agora ou esperar. Só não faça a bobagem de comprar uma 3050.

Se a fonte for a MAG A650BN, eu achei caro. É muito comum vê-la por 260 a 280.

• J.Augusto F alterou o título para Bom PC: Superframe A520M, Ryzen 5 5600X, 16GB e RTX 3050?
Postado
16 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Ela está 1.269 agora LINK

Não sei quanto estará na black. O preço normal era 1.200 e ficou assim por 1 ano, mas no segundo semestre desse ano subiram seu valor padrão para 1.400.
Não sei se deve comprar agora ou esperar. Só não faça a bobagem de comprar uma 3050.

Se a fonte for a MAG A650BN, eu achei caro. É muito comum vê-la por 260 a 280.

Boa marca, muito bom o preço, pelo menos pros padrões atuais. Sobre a fonte para você, @delas, eu recomendo essa aqui

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15226/fonte-cooler-master-mwe-v2-600w-80-plus-bronze-pfc-ativo-mpe-6001-acaab-br

https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-500-v2-500w-80-plus-bronze-preta-mpe-5001-acaab-wo

(eu acho que essa vem com outrto padrão de cabo de energia, mas é só trocar o cabo por um que tem o padrão brasileiro que fica de boa)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...