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Notebook ASUS Z450UA piscando a tela esporadicamente


Ir à solução Resolvido por Lu4nDp,

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Boa tarde a todos!

Há meses atrás conectei meu notebook à TV com o cabo HDMI, após retirá-lo, começou a apresentar o seguinte problema: a tela pisca constantemente, como se estivesse alternando entra as telas. O problema é que não está conectado a nada. No início, pouco me importei, pois fazia isso e logo parava, sem maiores problemas. Com o passar do tempo, a questão se tornou mais frequente, e as piscadas não paravam. Mas conseguia contornar o problema através através das configurações de exibição, sendo mais rápido do que a piscada e alternando a configuração para ''mostrar somente em 1''. Tempos depois, não mais consegui solucionar o problema assim, pois o problema ficou cada vez mais frequente e as piscadas mais rápidas. Então, achei outra solução: utilizando o atalho ''fn + f8'', abro o menu projetar (também acessado com as teclas ''windows + p''), e nele seleciono rapidamente a opção ''tela do computador somente'', o que interrompe as piscadas e permite o uso normal do aparelho, conforme demonstro no vídeo cujo link se encontra ao final do texto. Todavia, com o passar do tempo, as piscadas novamente foram se tornando mais constantes, o que está tornando utilizar o notebook bem estressante.

Gostaria de saber se alguém já teve ou noticiou problema semelhante, bem como se seria possível solucioná-lo sem ter que recorrer a formatação do computador.

Desde já agradeço a colaboração de todos.

 

 

  • Moderador
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Caro usuário,

 

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

 

Caso o seu computador seja um modelo portátil (notebook), informar também a marca e o modelo.

 

Informar também o sistema operacional e a sua versão.

 

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

 

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Postado

@Mr. Caio Augusto Bom dia! Seguem as especificações solicitadas:

Notebook modelo ASUS Z450UA

BIOS: Z450UA.201

Processador: Intel(R) Core(TM) i5-6200U CPU @ 2.30GHz (4 CPUs), ~2.4GHz

Placa de vídeo: Intel HD Graphics 520

Memória: 8192 MB RAM

Sistema Operacional: Windows 10 Home Single Language 64-bit (10.0, Build 19045) (19041.vb_release.191206-1406)

SSD Kingston SA400S37 480GB

Fonte Modelo S29C18 Entrada: 100-240v ~50-60Hz 1.2A Saída: 19v 2.37A

  • Mr. Caio Augusto alterou o título para Notebook ASUS Z450UA piscando a tela esporadicamente
Postado

Não houve retirada brusca, nem queda, tampouco algo do tipo. Quanto aos drivers de vídeo, segundo o ''Assistente de driver e suporte Intel'' estão atualizados.

  • Membro VIP
Postado

Ao que parece, o sintoma está relacionado ao sistema em si, ou ao driver de vídeo (que normalmente é o que coordena o uso de telas no Windows). Para verificar cada um dos casos, sugere-se o seguinte:

1. Pressione Windows + R e digite "sysdm.cpl", e Enter;
2. Clique na aba Hardware, acima;
3. Selecione o segundo botão "Configurações de Instalação do Dispositivo";
4. Selecione Não, ignore as notificações, clique em Salvar alterações;
5. Clique na aba Avançado, dessa vez;
6. Clique no botão Configurações, mais acima;

7. Na parte de Efeitos Visuais, clique em "Ajustar para obter um melhor desempenho" e depois, manualmente, selecione as três últimas caixas de seleção abaixo, e as duas mais no meio: (1) Mostrar o conteúdo da janela ao arrastar, e (2) Mostrar miniaturas em vez de ícones.
8. Clique em Aplicar.
9. Ainda nas Opções de Desempenho, selecione a aba Avançado e clique em Alterar;
10. Desmarque a primeira caixa de seleção acima e marque a opção Tamanho personalizado;
11. Em Tamanho Inicial, escreva 400. Em Tamanho final, 8192.
12. Clique em Definir, depois em Ok e não reinicie ainda. Saia.
13. No menu Iniciar, pesquise por "Opções Avançadas do Windows Update" e entre;
14. Na última caixa, Selecionar data, escolha a data mais distante possível (isso vai pausar o Windows Update);
15. Abra o CMD (ou Prompt de Comando) como Administrador, no menu Iniciar;
16. Execute o seguinte código: chkdsk /f /r
17. Pressione S maiúsculo para a pergunta que aparece, e depois Enter;
18. Execute o seguinte código: dism /online /cleanup-image /restorehealth
19. Reinicie o seu computador, e deixe a verificação do passo 16 começar (não faça nada depois disso).
20. Depois de reiniciar, caso o problema ainda persista, vá ao site da Intel e baixe o driver de gráficos mais recente para seu processador, que deve ser este aqui:
https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/download/762755/intel-6th-10th-gen-processor-graphics-windows.html

21. Siga as instruções de instalação normalmente, com um detalhe: preste atenção na caixa "Execute uma instalação limpa" quando ela aparecer. Faça a instalação sem ela marcada primeiro. Se o problema persistir, refaça a instalação, com ela marcada dessa vez.
22. Reinicie o computador após cada instalação de driver.

  • Curtir 1
Postado

@Gabriel U Boa tarde! Agradeço a resposta. Fiz todos os procedimentos apontados, mas infelizmente o problema persiste. Todavia, algo curioso aconteceu quando da realização da última hipótese - instalação do driver com a caixa ''Execute uma instalação limpa'' marcada: instantes antes de iniciar a instalação a tela começou a piscar, porém com o início e consequente desinstalação do driver o problema parou, mas retornou após ser reinstalado. Pode ter sido pura coincidência, mas não foi essa minha impressão. Portanto, creio que como bem sugerido por você, é bem provável que o problema esteja relacionado ao driver. Teria alguma ideia do que fazer para resolver?

 

@Mr. Caio Augusto Esqueci de citá-lo na resposta anterior, por isso o fiz agora.

  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Lu4nDp disse:

@Gabriel U Boa tarde! Agradeço a resposta. Fiz todos os procedimentos apontados, mas infelizmente o problema persiste. Todavia, algo curioso aconteceu quando da realização da última hipótese - instalação do driver com a caixa ''Execute uma instalação limpa'' marcada: instantes antes de iniciar a instalação a tela começou a piscar, porém com o início e consequente desinstalação do driver o problema parou, mas retornou após ser reinstalado. Pode ter sido pura coincidência, mas não foi essa minha impressão. Portanto, creio que como bem sugerido por você, é bem provável que o problema esteja relacionado ao driver. Teria alguma ideia do que fazer para resolver?

Bom, se as dicas que lhe passei foram aplicadas em sequência, todas juntas, e o problema ainda persiste, não creio que algum driver ainda seja o problema, mas o próprio Windows, de alguma forma. Nesse caso, teremos que usar as ferramentas de diagnóstico do sistema para tentar determinar que problema é esse.
 

1. Clique com o botão direito em um lugar vazio da sua Área de Trabalho e selecione "Configurações de Exibição";
2. Role para baixo na janela que se abrir e selecione o texto em azul "Configurações Avançadas de Tela";
3. Clique na caixa de seleção "Escolher Visor" e certifique-se de que há apenas a Tela 1 sendo detectada;
4. Feito isso, clique no texto azul mais abaixo "Exibir as propriedades do Monitor 1";
5. Abra as Propriedades do adaptador de vídeo;
6. Clique na aba Eventos, e depois no botão "Exibir todos os eventos", no canto inferior esquerdo;
7. Depois que o Visualizador de Eventos terminar de carregar, verifique se algum evento de erro é listado;
8. Volte à janela de Eventos do Adaptador, e saia das Propriedades dele;
9. Retomando a partir do passo 4, abra as Propriedades do Monitor, dessa vez, e veja se localiza os eventos dele também;
10. Procure por eventos de erro no monitor.

  • Curtir 1
Postado

@Gabriel U Apareceram os seguintes erros na lista de eventos do adaptador (anexo abaixo). Na lista de eventos do monitor não consta erro algum. Outrossim, você disse para ''certificar-se de que somente a tela 1 está sendo detectada''. Não sei bem o que quis dizer com isso, mas estão aparecendo 2 opções de telas possíveis na opção ''escolher visor'', a ''Tela 1:vídeo interno'' é a que está selecionada, mas também há a opção de ''Tela 2: Vídeo com fio''.

erros.txt

  • Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Lu4nDp disse:

@Gabriel U Apareceram os seguintes erros.

erros.txt 1.49 kB · 1 download

Parecem erros simples de reinício do controlador PCI (os erros aconteceram no momento em que você refez as instalações de driver, provavelmente). Só que o segundo erro que você colocou na lista aconteceu no display, e não no driver (igfx). Isso é estranho. Bom, continuemos...

11. Pressione Windows + X, e selecione o Gerenciador de Dispositivos (sexta opção, de cima para baixo);
12. Veja se algum dispositivo desconhecido, ou marcado em amarelo, aparece na lista.

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  • Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Lu4nDp disse:

@Gabriel U Tirei print da tela.

print.png

Tem um dispositivo acima marcado em amarelo. Um Adaptador de Host SD. De qualquer forma, eu esperava que aparecesse um dispositivo PCI, aqui mais embaixo, mas todos eles existem e estão instalados.

Nesse caso, não há muito mais que possamos fazer. A última coisa que posso te sugerir é que instale os drivers de gráficos e chipset que são recomendados diretamente pelo site do fabricante do seu modelo ASUS:
https://www.ASUS.com/br/supportonly/z450ua/helpdesk_download/

Eu sei que eu mesmo tinha dito antes que o problema não poderia mais ser considerado como causado por drivers, mas é só isso que sobra, além da formatação limpa do sistema. Todos os ajustes de compatibilidade e diagnóstico que conheço, te passei. Então, se o problema não é o seu driver gráfico, é no seu sistema. E se não for no seu sistema, é um problema físico (embora você tenha dito que passe com a definição de uma tela somente no Windows, então muito difícil ser um problema físico). De qualquer forma, é necessário eliminar as hipóteses necessariamente nessa ordem, e o próximo passo é reinstalar o seu Windows...

  • Curtir 1
Postado

@Gabriel U Instalei o driver de vídeo recomendado pela ASUS e parecia que tinha resolvido - ficou alguns bons minutos sem sinal do problema. Mas ele voltou a acontecer... Pelo jeito só formatando mesmo 😕

De qualquer forma, agradeço toda a tentativa de ajuda.

  • Curtir 1
  • Solução
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@Gabriel U @Mr. Caio Augusto Passando pra atualizar e encerrar a situação. Formatei o notebook domingo e mesmo assim o problema continuou. Então, como a única hipótese restante era problema físico, levei-o na assistência técnica segunda-feira. O problema era a saída VGA, que estava muito oxidada. O técnico a retirou e o problema foi resolvido. De qualquer forma agradeço aos dois pelas colaborações.

  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Maravilha. Fico feliz que tenha descoberto e resolvido o problema. Por gentileza, marque sua resposta como sendo a solução, e este caso estará encerrado...

  • Curtir 1

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