Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um Ryzen 5 5600g com um AK400 e trabalho com edição de vídeo e de imagens, utilizo Photoshop e Premiere, e em conjunto com o HandBrake para comprimir os vídeos. Normalmente, em períodos de render, com mais de uma hora e meia de uso intenso, o processador (no momento tenho o Ryzen 5 5600g) atinge temperaturas próximas a 80°, normalmente fica próximo a isso, mas nunca chega a isso. Eu pretendo comprar um Ryzen 7 5700x, mas tenho medo de as temperaturas ficarem muito altas com o AK400. Eu pesquisei no youtube sobre isso, mas normalmente o pessoal usa em ambiente com ar condicionado e gabinetes com fluxo de ar melhor que o meu (onde eu moro faz sempre algo entre 30 e 38 graus, e uso um NZXT H510 em conjunto com suas duas ventoinhas + 2 ventoinhas ML120 da Corsair, essas últimas uso na frente). Se eu comprar o Ryzen 7 5700x apenas, as temperaturas ficarão preocupantes? Caso sim, o que devo fazer?

Postado

A dissipação de calor de um 5700X está no mesmo nível de um 5600G, pois são todos CPUs travados no padrão de 65W da AMD via BIOS, logo o aquecimento será parecido com o mesmo tipo de cooler. Liberando os limites de energia do 5700X na BIOS, você terá mais desempenho multi-core, mas o CPU vai aquecer bem mais, ficará próximo de um Ryzen 7 5800X (CPU classificado como 105W).

Seu CPU está operando em temperaturas um pouco acima do normal provavelmente por causa das condições ruins de circulação de ar que seu gabinete oferece. Ele não possui entrada de ar na frente, as ventoinhas frontais quase não estão servindo de nada. Ele até tem umas pequenas aberturas na lateral do painel frontal, mas não são suficientes. Também é bom verificar se a sua placa-mãe não está liberando tensão demais para seu processador, por exemplo, tem algumas placas que jogam mais de 1.4V no CPU, e isso faz com que eles aqueçam consideravelmente mais.

• Curtir 1
Postado

Para um PC Gamer o AK400 ou AG400 (melhor) resfria bem até um Ryzen 5700X3D, i5-14400F.

Para render demorado o 5700X deve ficar com temperatura acima da que voce tem com o 5600G.

E tem mais o problema que o airflow no NZXT H510 com limitada entrada de ar é mais na base do "faz de conta".

Então é testar e ver como fica, se não resfriar, alternativa:

Thermalright Peerless Assassin 120 SE - R$ 270,60

• Dual tower, dual fan

tl-peerless-se-bk3-76799c0cf3ce6ef310171

• Curtir 1
Postado

O CPU no caso atinge essas temperaturas quando fica próximo de 100% de uso, as temperaturas normais ficam em torno de 40-55 graus. Verifiquei o CPU e ele está com 1.2 de tensão.

Eu me pergunto se não compensaria mais trocar de gabinete e manter o cooler do que melhorar a ventilação no mesmo gabinete. Eu pessoalmente gosto muito da estética da NZXT, e vi que tem um modelo parecido com o que tenho, mas com a frente vazada (h5 Flow). Valeria a pena comprar esse e vender o que tenho?

Postado

@Lucas Paz Charão sim, entendo. Mas o normal seria operar entre 65-75ºC (vai depender da temperatura ambiente) com esse tipo de cooler. Aqui onde eu moro também está bem quente nessa época, meu Ryzen 5 3600 está com undervolt de 1.18V e clock travado a 4.28GHz (acima do padrão dele), mesmo assim a temperatura dele rodando uma codificação no Handbrake é por volta de 65-70ºC com meu cooler Gammaxx 400 V2. Eu costumo codificar em x265, esse tipo de codificação não usa 100% do meu processador, mas fica com um uso bem alto.

Postado
5 minutos atrás, 1lokos disse:

Para um PC Gamer o AK400 ou AG400 (melhor) resfria bem até um Ryzen 5700X3D, i5-14400F.

Para render demorado o 5700X deve ficar com temperatura acima da que voce tem com o 5600G.

E tem mais o problema que o airflow no NZXT H510 com limitada entrada de ar é mais na base do "faz de conta".

Então é testar e ver como fica, se não resfriar, alternativa:

Thermalright Peerless Assassin 120 SE - R$ 270,60

• Dual tower, dual fan

tl-peerless-se-bk3-76799c0cf3ce6ef310171

Comprando o gabinete que mencionei e vendendo o que tenho, eu teria um gasto real bem próximo do valor desse cooler, algo em torno de 300. Você acha que vale a pena?

Postado

@GuilhermeGB Eu pagaria algo em torno de 500-600, já encontrei anúncios nessa faixa, e com a revenda do h510 o gasto real ficaria em torno de 300. Quanto a questão da estética dele, é algo muito pessoal. O que me refiro é com relação ao air flow, se valeria mais a pena manter o atual mas ter que fazer upgrade na refrigeração ou comprar um gabinete com melhor air flow (como o h5 flow) e manter o meu cooler atual

• Solução
Postado

@Lucas Paz Charão eu só digo isso porque existem gabinetes muito bons custando metade do preço. Mas como você disse, é algo bastante pessoal, vai do que cada um acha melhor. 

Só para efeito de comparação, temos o Montech Air 903 Base por R$350. Esse gabinete possui 2 ventoinhas de 140mm na frontal e mais 1 120mm na traseira. Todas as ventoinhas tem suporte a controle de velocidade via PWM, coisa que esse  H5 Flow não tem (as ventoinhas dele não suportam PWM). O fluxo de ar desse modelo da Motench já é excelente do jeito que ele vem de fábrica.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25213/gabinete-gamer-montech-air-903-base-mid-tower-e-atx-black-sem-fonte-com-3-fans

OBS: Ele tem a versão com ventoinhas frontais ARGB custando R$400, no lugar das 2 de 140mm vem 3 de 120mm.

Postado

A versão H5 Flow (2024) - ainda não vi por aqui; foi melhorada, mas a anterior não tem nada de "especial", a não ser o "status de boutique" que a marca tem por aqui.

O H5 Flow (2023) mantem o mesmo hardware ~12 graus acima de um Lian Li Lancool III, que junto com o Fractal Design *orrent (* = T); são o benchmark de referência em termos de airflow e performance térmica de gabinetes. O Montech Air 903 tem performance similar aos dois.

H5 Flow (2024)

1723066590-h5-flow-hero-white.png?auto=f

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!