Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Meu PC ultimamente está passando por certa instabilidade a qual não consigo identificar a real causa. Tenho bons conhecimentos em manutenção/recuperação de PC´s, portanto relato o problema central e soluções a quais tentei. Qualquer dica será bem vinda.

Mas vamos ao problema(s):

**Perda de vídeo**
        => Acontecia após uso contínuo:
            >>culpei superaquecimento
                =Acredito que não seja, rodei vários programas (Aida, Fumark, HWinfo, etc), também acompanhei pela BIOS, nada "fora" do normal. Troquei pasta térmica, 
                realoquei fans, etc..
                =Limpeza completa (fans, slots, saídas de ar..) nada                     
            >>culpei cabos, entradas (HDMI, DVI, DP..), não mudou
            >>culpei mau contato, não mudou
                =Isolei a placa-mãe e qualquer periférico do gabinete
                =Montei em bancada, nada
            >>culpei a parte de Software
                =Windows, BIOS, Driver's ... fiz upgrade/undergrade de diversas formas, nada mudou

=> Começou a acontecer na BIOS! (Perda de vídeo). Então mirei diretamente em problema de Alimentação (PSU), mas claro não descarto a MB.        

Em anexo está o último diagnóstico das feito pelo HWInfo, sei que é chato e longo de analisar (gostaria que se atentassem as tensões, mas claro qualquer dissonância que identifiquem fico agradecido). Sei que por software é complicado, em pouco tempo farei com multímetro, mas se já de antemão virem um padrão de instabilidade me avisem.

PC com 8 anos ou mais, farei um upgrade assim que o bolso permitir. As especificações seguem abaixo:

_____________________________________________________________________________________

HWiNFO64 Version 7.33-4910

AMD Ryzen 5 1500X ---------------------------------------------------------

[Informações gerais]
  Nome do processador:                    AMD Ryzen 5 1500X
  Freqüência do processador original:     3500.0 MHz
  Original Processor Frequency [MHz]:     3500

Placa-mãe -----------------------------------------------------------------

[Computador]
 [Placa-mãe]
  Modelo de placa-mãe:                    ASUS PRIME B450M-GAMING/BR
  Chipset da placa-mãe:                   AMD B450 (Low-Power Promontory PROM26.A)
 [BIOS]
  Data BIOS:                              08/30/2024
  Versão do BIOS:                         4621

Adaptador gráfico ---------------------------------------------------------

NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti ------------------------------------------------

[Conjunto de chips gráficos]
 [Placa de vídeo]
  Placa de vídeo:                         MSI GTX 1050 Ti OC/AERO ITX
  Barramento de placa gráfica:            PCIe v3.0 x16 (8.0 GT/s) @ x16 (2.5 GT/s)
_______________________________________________________________________________________________________________ 

No fundo não estou conseguindo identificar especificamente o que está causando isso, se alguém puder me dar uma luz e culpar algo seria pedir demais né hehe. Pois têm uma grande diferença entre trocar uma PSU, ou uma placa de vídeo, ou uma placa-mãe ou o que for.

Obrigado!

teste.CSV

Há sim, qualquer pergunta sobre responderei na medida que puder, obrigado!

Esqueci de mencionar que sim, testei peça por peça (troca de RAM, troca de slots, sem HD, sem ventilação adiconal, etc)
Faltou também mencionar a PSU, erro meu:

>>Coolermaster CMStorm GX750 (é de quem viveu os anos 2010 hehe, mas nunca deu problema), talvez até agora

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!