Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Tenho um PC segue configs abaixo, que no momento jogo bastante lostark, no entanto com essa config (principalmente pela placa de vídeo ser uma 4060) eu imagino que o mesmo rodaria o game tudo no ultra e iria além dos 100+fps, inclusive vi alguns vídeos no YouTube da galera rodando a 100+ e alguns até com 200 de fps. Porém atualmente o mesmo roda a 73fps cravados e não passa disso, e quando a tela enche de efeitos e bixos ele cai pra uns 53 +/-, mesmo meu monitor sendo ultrawide e puxando um pouco mas ele ainda é 1080p e não deveria puxar tanto a mais assim ou estou errada? Alguém consegue me ajudar ou ao menos dizer se realmente está certo esse fps?

Ryzen 5 3600

ASUS TUF B550M plus wifi

2x 16GB (32gb) 3200mhz

RTX 4060 aero 3fans

Fonte não lembro a marca mais é plus bronze 600w

Monitor, LG29wk600 (ultrawide 29" 1080p)

Se precisarem de mais algum informação eu pego e posto aqui, já tentei algumas coisas da internet mas não mudou muito, uso o msi afterbuner pra monitorar o FPS e etc, o uso da GPU e CPU não passa de 60% e a temperatura fica bem fria na casa dos 50° também, e mesmo assim o FPS não passa desses 73 e ainda assim cai nas situações de muita coisa na tela ...

Obrigada pela ajuda desde já.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Nickie disse:

@Gabriel U Olá, bom dia.

Sim formatei ele a +/- um mês, atualmente uso windows 11.

Entendi. Pelo fato de você ter um Ryzen de série 3000, e considerando que o Windows 11 tenha recursos de integração com IA que exigem um pouco mais de processadores relativamente antigos, eu recomendaria o downgrade para Windows 10. Mas isso envolveria outra instalação de sistema do zero, então, o jeito é te passar dicas de como você mesma pode fazer o diagnóstico e melhorar o desempenho do seu PC, em vez de começar tudo de novo.

Seus FPS me parecem mesmo um pouco mais baixos do que se esperaria de uma configuração como a sua, num jogo como o que você mencionou. Mas, você poderá dizer, depois de tudo, se as dicas que vou te passar farão alguma diferença no seu desempenho ou nem tanto. Se, na parte de software, o seu desempenho não ficar o que se espera dele, aí talvez seja necessário checar seu hardware, começando pela fonte, para saber se algo aí não está funcionando como deveria.

Parte 01: Diminuindo o uso de recursos do Windows em níveis seguros
1. No seu Menu Iniciar, pesquise por "desempenho", e selecione a opção "Ajustar a aparência e desempenho do Windows".
2. Marque a seleção "Ajustar para obter melhor desempenho", e depois, selecione as caixas:
2.1 Mostrar conteúdo da janela ao arrastar (mais ou menos no meio);
2.2 Mostrar miniaturas em vez de ícones (logo abaixo da anterior);

2.3 As três últimas caixas da lista.
3. Clique em Aplicar, e depois na aba Avançado (em cima, no topo);

4. Clique no botão Alterar (parte de Memória Virtual);
5. Desmarque a primeira caixa de seleção, no topo, e marque a opção "Tamanho personalizado", preenchendo os campos abaixo com os números 400 (para Tamanho inicial) e 16384 (para Tamanho máximo).
6. Clique em Definir, depois em Ok duas vezes, e não reinicie o seu PC (tudo bem se reiniciar sem querer).

Postado

@Gabriel U Certo, entendi.

Notei que realmente após a mudança para o windows 11 ele ligeiramente começou a apresentar alguns pequenos probleminhas, e para ser sincera eu já estava desconfiando do processador por ser um pouco mais "antigo" inclusive estava cogitando até mudar para AM5 já que memórias DDR5 e os demais componentes estão começando, a aparecer com mais frequência e com valores mais acessíveis, inclusive se puderem me ajudar com isto agradeceria, não sei se seria necessário no momento nem se seria melhor opção já dar um salto assim, ou talvez algum outro processador AM4 já me deixaria com folga por mais um bom tempo no caso de um upgrade, já que os Ryzen AM4 mais modernos também já estão mais baratos né, inclusive pesquisando agorinha achei este processador

https://www.kabum.com.br/produto/129459 em promoção, pelo que li e vi ele é uma das melhores opções para jogos no sistema AM4, teria algo melhor para me recomendar no caso do upgrade?

Bom, mas no momento vou executar os testes e ver como ele se sai, por que ingame e em um jogo que nem é tão pesado assim eu estou achando bem estranho, pois ele não fica nem próximo da capacidade máxima da GPU e nem dá CPU inclusive a temperatura também fica na casa dos 60° os 2...

Obrigada pela ajuda.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Nickie disse:

@Gabriel U Certo, entendi.

Notei que realmente após a mudança para o windows 11 ele ligeiramente começou a apresentar alguns pequenos probleminhas, [...]

Bom, mas no momento se puder me passar as dicas, eu executo e vejo como ele se sai na performance dos testes, por que ingame e em um jogo que nem é tão pesado assim eu estou achando bem estranho, pois ele não fica nem próximo da capacidade máxima da GPU e nem dá CPU inclusive a temperatura também fica na casa dos 60° os 2...

Obrigada pela ajuda.

Disponha. É um prazer ser útil. Agora, continuando...

Corrigindo o problema no Gerenciamento de Drivers do Windows Update
7. Abra o Windows Update e veja se há instalações pendentes de qualquer tipo. Permita que ele instale e reinicie o seu PC quantas vezes necessário (a não ser que ele peça para instalar a mesma coisa mais de duas vezes);
8. Depois disso, nas Configurações do Windows Update, selecione a opção Pausar por 5 semanas;
9. Pressione Windows + R, digite "sysdm.cpl" (sem aspas) e depois Enter;
10. Clique na aba Hardware, e selecione o segundo botão, mais no meio abaixo, "Configurações de Instalação de Dispositivo".
11. Clique em "Não" e salve os ajustes. Depois reinicie o seu computador.

Desabilitando a Inicialização Automática de programas com o Windows
12. Pressione Ctrl + Shift + Esc, e abra o Gerenciador de Tarefas.
13. Clique no ícone Aplicativos de Inicialização, e desabilite todos os programas que não sejam ou estejam ligados ao Windows Defender e aos drivers de áudio ou vídeo.

Postado

@Gabriel U Olá, boa noite.

Bom consegui seguir todas as suas dicas, joguei até agora a pouquinho e no fim não senti grande diferença, aparentemente ele não está caindo tanto fps como antes, porém ainda assim não sobe além dos 73 😞

Creio que realmente algo deve estar bem errado ou o caso seria um upgrade no processador mesmo como você citou antes, inclusive até coloquei um que achei em promoção no outro tópico.

Bom, por enquanto é isso, sigo procurando uma solução/upgrade que resolva e me deixe mais tranquila por um tempo, obrigada pela ajuda por enquanto.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Nickie disse:

@Gabriel U Olá, boa noite.

Bom consegui seguir todas as suas dicas, joguei até agora a pouquinho e no fim não senti grande diferença, aparentemente ele não está caindo tanto fps como antes, porém ainda assim não sobe além dos 73 😞

Creio que realmente algo deve estar bem errado ou o caso seria um upgrade no processador mesmo como você citou antes, inclusive até coloquei um que achei em promoção no outro tópico.

Bom, por enquanto é isso, sigo procurando uma solução/upgrade que resolva e me deixe mais tranquila por um tempo, obrigada pela ajuda por enquanto.

Entendo. Você disse que testou o Lost Ark, no Ultra, em 1080p (imagino). Testou outros jogos e está sentindo o desempenho ruim neles também?

Postado

@Gabriel U Então, no momento estou basicamente jogando só o Lostark mesmo, inclusive até baixei os presets no game "que não são muitos" e basicamente nem fez diferença também. Porém posso testar outros games pra ver...

• Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, Nickie disse:

@Gabriel U Então, no momento estou basicamente jogando só o Lostark mesmo, inclusive até baixei os presets no game "que não são muitos" e basicamente nem fez diferença também. Porém posso testar outros games pra ver...

Tudo bem. Eu ia te pedir pra tentar estressar placa de vídeo e processador (pra ver se o uso deles está condizente com a potência normal deles, ou se o seu setup está com problemas de energia).

1. Para estressar o processador, reduza a resolução do jogo.
2. Para estressar a placa de vídeo, aumente a resolução (acima da do monitor, se possível).

Postado

@Gabriel U @Gabriel U Olá, voltei.

Bom fiz o que me orientou, porém só consegui baixar a qualidade da resolução no game, e neste quesito o processador chegou a dar picos de 70% de uso na resolução de 1280x768 enquanto a GPU ficou na casa dos 12%. Porém não consigo ultrapassar a resolução do monitor para testar a PV, no caso normal ela fica nos seus 45° e 32% de uso e o FPS como já havia dito em 73 e não sai disso, caindo em combate...

Lembrando que a resolução do meu monitor é 2560x1080 (21:9) ultrawide.

• Membro VIP
Postado
23 minutos atrás, Nickie disse:

@Gabriel U @Gabriel U Olá, voltei.

Bom fiz o que me orientou, porém só consegui baixar a qualidade da resolução no game, e neste quesito o processador chegou a dar picos de 70% de uso na resolução de 1280x768 enquanto a GPU ficou na casa dos 12%. Porém não consigo ultrapassar a resolução do monitor para testar a PV, no caso normal ela fica nos seus 45° e 32% de uso e o FPS como já havia dito em 73 e não sai disso, caindo em combate...

Lembrando que a resolução do meu monitor é 2560x1080 (21:9) ultrawide.

Ah sim. Quando sugeri a resolução HD (1280x720), imaginei que seu monitor fosse Full HD (1920x1080). Por favor, faça o teste nessa resolução de 1080p e veja como ficam seus FPS.

Obs.: se possível, para manter a proporção de 21:9 do seu monitor, o melhor a fazer seria testar na resolução 1920x810.

Postado

@Gabriel U Olá, fiz os testes estes dias.

No entanto não consigo colocar a resolução a 1920x810 pois o jogo não permite, infelizmente as opções são bem limitadas. Realmente não sei qual é o problema pois em quase todas elas ele mantém o pico de 73 FPS, realmente não passa disso, e continua caindo pros 50 mesmo sem utilizar toda capacidade da GPU e processador e mesmo com distorção deixei o monitor a 1920x1080.

Bom, continuarei a seguir as dicas aqui, porém gostaria de dizer que como já havia pensado em upgrade futuros e esta é uma boa hora para isto creia eu, pelo fato de novas gerações estarem chegando e o AM5 ficando cada vez mais em conta, resolvi atualizar o processador para o tão aclamado 7 5700x3d (recomendação aqui do fórum também em um outro post), creio que irá chegar pelos próximos dias.

Realmente não sei se o problema é o processador ainda, porém creio que isto irá melhorar todo o conjunto em si e me dar mais folga para o futuro (uns 2 anos no mínimo creio eu), ao menos para o 1080p creio que estarei naelhor configuração atual sem precisar atualizar para o AM5 estou correta?

Mas obrigada pela ajuda por enquanto, e vamos ver no que dá, espero que melhore bastante o desempenho xD.

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, Nickie disse:

@Gabriel U Olá, fiz os testes estes dias.

No entanto não consigo colocar a resolução a 1920x810 pois o jogo não permite, infelizmente as opções são bem limitadas. Realmente não sei qual é o problema pois em quase todas elas ele mantém o pico de 73 FPS, realmente não passa disso, e continua caindo pros 50 mesmo sem utilizar toda capacidade da GPU e processador e mesmo com distorção deixei o monitor a 1920x1080.

Bom, continuarei a seguir as dicas aqui, porém gostaria de dizer que como já havia pensado em upgrade futuros e esta é uma boa hora para isto creia eu, pelo fato de novas gerações estarem chegando e o AM5 ficando cada vez mais em conta, resolvi atualizar o processador para o tão aclamado 7 5700x3d (recomendação aqui do fórum também em um outro post), creio que irá chegar pelos próximos dias.

Realmente não sei se o problema é o processador ainda, porém creio que isto irá melhorar todo o conjunto em si e me dar mais folga para o futuro (uns 2 anos no mínimo creio eu), ao menos para o 1080p creio que estarei naelhor configuração atual sem precisar atualizar para o AM5 estou correta?

Mas obrigada pela ajuda por enquanto, e vamos ver no que dá, espero que melhore bastante o desempenho xD.

Bom dia, @Nickie. Espero que a compra do 5700X3D te ajude a empurrar essa placa mais alto. Pode mesmo te ajudar...

O seu problema de performance, no entanto, é realmente muito peculiar. Se o uso tanto de processador quanto de placa de vídeo não chega ao limite, e ainda assim a performance é inconstante, as únicas hipóteses que poderiam explicar problemas desse tipo são:
1. Na parte física do computador:
1.1 Problemas de alimentação
- Na fonte do PC. Mas essa hipótese normalmente viria acompanhada de outros sintomas, então acho essa bem improvável, no seu caso.

1.2 Problemas de placa de vídeo ou placa-mãe - Mesmas considerações da hipótese anterior. Improvável.

1.3 Picos de temperatura - Se a refrigeração do seu gabinete não for muito boa, ou se a refrigeração líquida estiver mal instalada ou com mau funcionamento, isso poderia explicar a limitação de performance.

2. Na parte lógica do PC:
2.1 Drivers incompatíveis;

2.2 Má otimização do jogo - para sua placa de vídeo ou sistema;
2.3 Bugs do Windows - especialmente no Windows 11, relatos desse tipo continuam a ser frequentes, embora o sistema já tenha quase 4 anos de idade;

2.4 Pacotes de Tempo de Execução desatualizados - esses são até bem fáceis de verificar. Só baixar e instalar o seguinte:
Visual C++ Redist: https://www.techpowerup.com/download/visual-c-redistributable-runtime-package-all-in-one/
Componentes Herdados do DirectXhttps://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=8109
XNA Framework 4.0https://download.microsoft.com/download/A/C/2/AC2C903B-E6E8-42C2-9FD7-BEBAC362A930/xnafx40_redist.msi

12 horas atrás, Nickie disse:

Realmente não sei se o problema é o processador ainda, porém creio que isto irá melhorar todo o conjunto em si e me dar mais folga para o futuro (uns 2 anos no mínimo creio eu), ao menos para o 1080p creio que estarei na melhor configuração atual sem precisar atualizar para o AM5 estou correta?

Sim, você está correta. Na sua plataforma atual, o 5700X3D fará uma boa diferença, em termos de processador, para a sua configuração atual. Deve conseguir fazer sua placa de vídeo suar um pouco mais a camisa nos seus jogos.

Postado

@Gabriel U Olá, demorei mas voltei.

Então, realmente fiquei meia frustrada com tudo isto, e por fim como já havia optado por outro processador por questão de longevidade mesmo do PC acabei esperando ele chegar e tive os seguintes resultados.

No Lostark o jogo em questão não mudou nada com relação a FPs máximo, ele continua travado nos 73 não sei por qual motivo... Isto continua me intrigando, porém agora com o processador novo ele quase não cai mais o FPS, e a placa de vídeo começou a consumir mais, ficando sempre na casa dos 70%+ de uso, no caso antes ele dropava na casa dos 50fps, agora acontece beeeem menos, e ao menos nos testes que fiz não baixou de 65 FPS reduzindo bem aquele desconforto de "travar, e dar lag na tela".

Além disto temos mais um porém, testei outro jogo no caso o "throne and liberty" ele é mais recente e aceita as novas tecnologias como DLSS e etc, no caso dele mesmo antes da troca ele ficava na casa dos 90 FPS e quando dropava FPS chegava na casa dos 79, passando dessa barreira dos "73" que o Lostark ficava travado, além disto com o DLSS em modo super desempenho chegava a ir pros 130+ FPS.

O que me leva a crer que o problema realmente vem do jogo em questão, já que no outro game ele roda com um desempenho bem melhor...

Enfim, com o novo processador o throne and liberty também melhorou, está rodando na casa dos 100+ FPS e quando cai não chega a cair dos 93...

Fiquei bem feliz com o desempenho, mas essa questão do LostArk ainda me deixa meio frustrada, não entendo o porquê de ficar travado nos 73.

Mas ainda assim, obrigada por toda ajuda até agora.

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Nickie disse:

@Gabriel U Olá, demorei mas voltei.

Então, realmente fiquei meia frustrada com tudo isto, e por fim como já havia optado por outro processador por questão de longevidade mesmo do PC acabei esperando ele chegar e tive os seguintes resultados.

No Lostark o jogo em questão não mudou nada com relação a FPs máximo, ele continua travado nos 73 não sei por qual motivo... Isto continua me intrigando, porém agora com o processador novo ele quase não cai mais o FPS, e a placa de vídeo começou a consumir mais, ficando sempre na casa dos 70%+ de uso, no caso antes ele dropava na casa dos 50fps, agora acontece beeeem menos, e ao menos nos testes que fiz não baixou de 65 FPS reduzindo bem aquele desconforto de "travar, e dar lag na tela".

Além disto temos mais um porém, testei outro jogo no caso o "throne and liberty" ele é mais recente e aceita as novas tecnologias como DLSS e etc, no caso dele mesmo antes da troca ele ficava na casa dos 90 FPS e quando dropava FPS chegava na casa dos 79, passando dessa barreira dos "73" que o Lostark ficava travado, além disto com o DLSS em modo super desempenho chegava a ir pros 130+ FPS.

O que me leva a crer que o problema realmente vem do jogo em questão, já que no outro game ele roda com um desempenho bem melhor...

Enfim, com o novo processador o throne and liberty também melhorou, está rodando na casa dos 100+ FPS e quando cai não chega a cair dos 93...

Fiquei bem feliz com o desempenho, mas essa questão do LostArk ainda me deixa meio frustrada, não entendo o porquê de ficar travado nos 73.

Mas ainda assim, obrigada por toda ajuda até agora.

Nesse caso, realmente não há duvidas: o problema é o game em si. De certa forma, isso é bem animador, já que também sugere que o seu PC está funcionando sem problemas mais graves. Além disso, estive estudando o seu problema e pesquisando sobre ele online, e ao que parece, reduzir a prioridade de execução do anticheat dele, através de modificações no Editor de Registro do Windows, parece resolver o problema. Porém, como não tenho o jogo para testar por mim mesmo antes, não indico esse método (afinal, modificações no Registro são sensíveis, e podem comprometer todo o seu sistema).

No demais, foi um prazer ser útil e estudar esse problema contigo. Tenha uma boa jogatina, e meus parabéns pelo processador novo.

Postado

@Gabriel U Eu que agradeço por toda ajuda, realmente é algo bem estranho que acontece com este game xD. 

Mas muito obrigada pela ajuda e pelo seu tempo, me ajudou bastante mesmo com a indicação do processador novo.

• Curtir 1
  • GabrielLV alterou o título para PC com Ryzen 5 3600 e RTX 4060 Aero consegue quanto de FPS no Lost Ark?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...