Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E aí, meu povo, tudo tranquilo?

Queria falar com vocês sobre um drama que tô passando com o meu setup, que já tá com uns 4 aninhos e passou por umas trocas. Tenho um Ryzen 2700 com uma placa-mãe B450M Prime Gaming, 16GB de RAM (XPG D41, 2x8GB), e uma fonte MWE Cooler Master V2 de 600W. Ah, e não esqueçamos da minha nova queridinha: a RX 7600 Steel Legends (Triple Fan RGB). Ela é a placa mais linda, que já tive e que pude ver pessoalmente, brilha e tudo mais, mas... Antes eu tinha uma GTX 1060 da EVGA (Single Fan), que até me aguentava em jogos como FiveM (aquele RPG de GTA 5), Warzone e Rainbow Six, e outros... e tava tudo ok, mas tinha umas zicas na jogabilidade e quedas de FPS que me fizeram trocar pra RX 7600, achando que agora ia ser só alegria e FPS a mil... e foi só tristeza.

Ao invés de ver o desempenho lá em cima, me dei conta de que em alguns jogos meu FPS tá até mais baixo! E o que era pra ser uma mudança incrível acabou virando uma decepção. Até troquei o SSD de 256gb que tinha por um Crucial P3 Plus de 1TB, achando que isso ia dar um boost, mas... nada! O que será que tá rolando aqui?

Será que minha nova placa tá com problema? Ou será que meu setup tá de gargalo?
Se alguém tiver dicas de como verificar se a RX 7600 veio com defeito ou se tô com gargalo por conta do processador ou da placa-mãe, vou agradecer muito!

45cfa354-685a-4870-a7dd-42a46bfe48cd.jpg

0f448b75-3513-4fed-9810-fd23b34e4915.jpg

Postado

Desinstalou o driver antigo com o DDU antes de instalar o novo? O ReBar está ativado na BIOS? Teu monitor é 144 Hz? Se for, o Vsync deve tá ativado e capando o resultado do FurMark.

Postado

@Shaman93 Eu acabei instalando um windows novo, porque o SSD da Crucial chegou, aí acabou que foi do 0 o windows, até pra não ter problemas de driver já que passei da nvidia pra amd, pra instalar os drivers eu fui pelo Adrenaline e ele instalou todos os drivers da amd diretamente de lá. o ReBar eu ainda não verifiquei, mas vou dar uma olhada na BIOS aqui

Eu fiz esse benchmark pelo FurMark e não sei se ele tá com um score condizente com o da placa porque realmente não tenho noção desse tipo de informação, mas será que tá? @Shaman93

Postado

@Shaman93 O meu monitor é sim 144hz, mas eu juro que não vi essa placa passar de 200 de FPS em praticamente nenhum jogo algum até agora, o que tá me frustrando muuuito bicho porque tô pagando ela parcelada e pra não entregar o desempenho é mt triste. O desempenho do FurMark dela deveria ser +- quanto?

Postado
1 minuto atrás, akumizinho disse:

@Shaman93 O meu monitor é sim 144hz, mas eu juro que não vi essa placa passar de 200 de FPS em praticamente nenhum jogo algum até agora, o que tá me frustrando muuuito bicho porque tô pagando ela parcelada e pra não entregar o desempenho é mt triste. O desempenho do FurMark dela deveria ser +- quanto?

Não sei, mas no teu caso parece estar limitado porque o Vsync tá ativado (ele capa em 144 fps). E assim, o 2700 já tem os seus ~6, 7 anos, realmente não vai extrair tudo que a placa tem a oferecer, principalmente em jogos CPU bound e taxa de fps mais alta. Travando nos ~60 e deixando os gráficos no alto, reduz bastante o gargalo de CPU.

Postado

@Shaman93 pois é, o problema do kit é *****, e eu ainda não sei se existe algum kit com um custo-benefício legal pra eu pegar em DDR5 atualmente, já que eu ia ter que mudar processador + placa-mãe + memórias ram. Será que tem algum kit por um preço da hora que extraia tudo que a placa tem pra oferecer?

Postado

Só de trocar o processador pra um 5600 e deixar o ReBar ativado, já vai extrair praticamente tudo da placa. Outra opção um pouco mais cara é o 5700x3d, aí já fica com basicamente o melhor processador pra jogos da plataforma AM4. Vai continuar limitado pelo PCI-e 3.0 da placa-mãe, mas isso não vai limitar o desempenho significativamente.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@akumizinho Verifique, no painel de controle do Adrenalin, se o Freesync não está ligado nas opções de "tela". Ele é ligado automaticamente se a placa for conectada a um monitor compatível e também produz esse efeito de limitar à taxa do monitor (e é ideal que fique ligado, pois deixa o gameplay mais fluido).

No mais, é como o colega mencionou: você pode esperar algum gargalo também.

Postado

Bem vindo ao clube amigo, infelizmente estou sofrendo também com esta placa.
Sair da 1050TI pra ela e estou quase tirando porque a 1050 estava melhor

Em 23/10/2024 às 12:29, Shaman93 disse:

A placa fica um pouco capada por estar rodando em PCI-e 3.0 (limitação do processador E da placa-mãe), mas ativar o ReBar vai aliviar mais de 90%.

Olá amigo, também tenho o mesmo problema do colega ai e meu Rebar já esta ativado(melhorou muito)

https://files.fm/f/mk6554ugrp

• Curtir 1
Postado
Em 23/10/2024 às 12:50, Shaman93 disse:

Só de trocar o processador pra um 5600 e deixar o ReBar ativado, já vai extrair praticamente tudo da placa. Outra opção um pouco mais cara é o 5700x3d, aí já fica com basicamente o melhor processador pra jogos da plataforma AM4. Vai continuar limitado pelo PCI-e 3.0 da placa-mãe, mas isso não vai limitar o desempenho significativamente.

Eu uso RX 7600 com R5 5600 e está horrivel 😓 talvez seja minha placa-mãe não sei.. B350 GTX com Rebar ativado + Fonte Corsair CX600 + 32gb(4x8) RAM TUF Gaming + WC Rise Mode 240mm 

Postado

@Shaman93 Fiz o que cê orientou ontem, de primeira tomei uma tela azul KKKKKKKKKKKKK mas depois que reiniciei o PC de novo, funcionou normal, reinstalei o adrenaline e ele ativou aquela opção de "Smart Acess Memory" que antes era desabilitada, testei no Rainbow6 Siege e pareceu mais ou menos a mesma coisa, mas irei testar em mais jogos nesse fim de semana que tenho mais tempo livre, se tiver mais dicas eu super aceito.

@KairanD Então... eu até não vejo problema em ficar limitado à 144fps se ele sempre ficasse cravado nisso, o problema de limitar o processamento geralmente é que ele fica abaixo do que normalmente ficaria sem vsync/freesync ativo, mas eu vou dar uma olhada no painel da adrenaline, porém eu acho que esse recurso deve estar desativado 

@Gleidson_ECV Sinto muito irmão, é ***** mano, tipo o PC tá rodando o que eu já rodava antes, com um FPS próximo (as vezes menor), porém eu gastei 2k numa placa pra não ter desempenho melhor e só aparência de setup melhor? foi meio broxante tlgd, mas tô tentando ver se tem maneiras de melhorar, queria trocar de kit, atualmente uso um Ryzen 2700 com uma placa-mãe B450M Prime Gaming, 16GB de RAM (XPG D41, 2x8GB), e uma fonte MWE Cooler Master V2 de 600W, não sei que kit DDR5 eu poderia pegar de forma que eu não precisasse gastar uma fortuna e tivesse um bom aumento de FPS e configuração. Mas enfim, vou acompanhar seu tópico pra entender seu b.o também

Postado
2 horas atrás, akumizinho disse:

@Gleidson_ECV Sinto muito irmão, é ***** mano, tipo o PC tá rodando o que eu já rodava antes, com um FPS próximo (as vezes menor), porém eu gastei 2k numa placa pra não ter desempenho melhor e só aparência de setup melhor? foi meio broxante tlgd, mas tô tentando ver se tem maneiras de melhorar, queria trocar de kit, atualmente uso um Ryzen 2700 com uma placa-mãe B450M Prime Gaming, 16GB de RAM (XPG D41, 2x8GB), e uma fonte MWE Cooler Master V2 de 600W, não sei que kit DDR5 eu poderia pegar de forma que eu não precisasse gastar uma fortuna e tivesse um bom aumento de FPS e configuração. Mas enfim, vou acompanhar seu tópico pra entender seu b.o também

Breve vou pegar uma B550 TUF Gaming plus que é PCIe 4.0 e estou torcendo muito que resolva este problema, afinal só vou trocar de placa-mãe pra tentar resolver isso
aguardando black friday ou alguma promo na ofertas games

21 horas atrás, KairanD disse:

@Gleidson_ECV O Freesync está ligado no painel de controle do Adrenalin? Se sim, experimente desativar.

Estava ligado, desativei mas problema continuou infelizmente

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...