Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, devo informá-los de antemão que sou leigo no assunto, portanto, perdoem a minha ignorância.

 

Gostaria de saber se existe algum equipamento/recurso que limite o consumo de um eletrodoméstico, vou dar um exemplo:

 

Limitei o consumo a 700w, o aparelho chegou nessa faixa e o limitador atua justamente limitando (ah vá rsrs), como se desse uma segurada no eletrodoméstico, obrigando-o a trabalhar na faixa configurada.

 

Obviamente colocar limites muito baixos seria um problema, mas o foco seria a economia de energia mesmo, por exemplo limitar uns 20% abaixo.

Ou mesmo, ao invés de um limitador, algo que evite picos de consumo, tornando mais estável.

 

Em última opção, caso todas as respostas sejam negativas até aqui, pergunto se há algum aparelho externo que auxilie na economia de energia, direto ou indiretamente.

  • Membro VIP
Postado

Permita-me um resposta quase direta e quase óbvia... mesmo se existir ou passar a existir a partir de hoje, o aparelho a ser limitado vai perder eficácia. Afinal ele foi projetado pra fornecer aquele desempenho. E se o seu objetivo final for economia de energia, não há mágica. Há de se usar os meios tradicionais.

 

Se bem quê... [caro autor, não se preocupe se não entender] certa feita ouvi falar que os 1ºs 10% de uma semisenoide não servem pra nada a não ser fazer o relógio [a disco] girar. Então alguém desenvolveu um aparelho economizador que liga apenas quando passa de 10% e antes de 90% de um semiciclo. Nunca testei esta teoria além do que praticamente inexistem relógios de luz a disco: a maioria é digital.

Também me lembrei que certa ocasião na crise energética cogitou-se diminuir de 127 pra 100V

 

Ah e me lembrei agorinha: certa feita coloquei uma bateria de carro "em série" com a geladeira. A ideia que me veio à mente era algo como : minha rede é 127 se eu tirar 14 cai pra 113 e a geladeira vai funcionar do mesmo jeito e de quebra vai carregar a bateria que uso depois. Deu certo: a geladeira ligou de boa mas nunca usei a carga da bat pra nada e nem fiz comparações na conta de luz 😁

 

Eis que surge uma oportunidade pra testar as IA's da vida com a pergunta algo como "como economizar energia pra pagar menos na conta de luz?"

  • Curtir 1
Postado
1 hora atrás, .if disse:

o aparelho a ser limitado vai perder eficácia.

 

 

Exato. Cenários hipotéticos:

 

- Um secador de cabelo de 1500w. Se limitar ele a 700w, vai demorar mais para secar o cabelo... de que adianta? Nada.

- Um chuveiro de 7800w. Se limitar ele a 4000w, no inverno a água não ficará quente suficiente. Terá que diminuir tanto a água para compensar que irá tomar um banho ruim e mais longo... de que adianta? Nada.

- Um PC gamer com placa de vídeo. Se limitar ele a 200w, no meio do jogo o PC vai desligar. De que adianta? Nada.

- Um freezer. Se limitar ele a 150w, muito provavelmente não vai conseguir manter o conteúdo congelado e você irá perder tudo o que tem lá? De que adianta? Nada.

 

Então...

 

Agora (estou procurando cenários onde esse tipo de limite seria desejável), supondo que você tem um apartamento no Airbnb e queira forçar que seus hospedes sejam econômicos, basta colocar um disjuntor bem baixo na entrada de energia do Ap. Toda vez que usarem muita energia o disjuntor vai cair e eles serão forçados a usar pouca energia... ou ficarão no escuro.

  • Membro VIP
Postado

@vinicius738 Bom dia!
Não existe limitador para reduzir o consumo de energia, e mesmo se existisse isso faria com que o aparelho não funcionasse direito.
O máximo que existe (e que técnicos de eletrônica fazem) é usar lâmpada incandescente/halógena em série com o aparelho, para evitar que um possível curto prejudique ainda mais o aparelho e/ou queime o fusível.
A lâmpada até pode funcionar para reduzir os picos de tensão de alguns aparelhos quando ligam, mas no caso de aparelhos que tenham motor, isso pode prejudicar o desempenho e o motor pode não conseguir girar.
A melhor forma de economizar energia é usar os eletrodomésticos de forma inteligente:

  • Aquecedores elétricos, se houver um termostato para ligar e desligar, use-o! Isso vai reduzir o consumo de energia e manter o ambiente quente.
  • Chuveiros: tomando banhos mais curtos, desligando o chuveiro quando estiver se ensaboando, e de preferência tomando banhos menos quentes, só o suficiente para não sentir frio no banho (lembrando que não adianta "abrir mais o registro", porque independente do fluxo de água o consumo de energia do chuveiro não muda. No máximo que vai acontecer é reduzir a vida útil da resistência se fechar mais o chuveiro pra ficar mais quente, mas fora isso é uma boa tática de economizar energia com um banho quente).
  • Ventiladores, se não estiver muito calor, pode deixar numa velocidade mais baixa.
  • Ar condicionado, dê preferência para os modelos Inverter, que são mais econômicos. E nunca deixe o ar condicionado em temperaturas muito abaixo de 24°C, deixá-lo em 18, 16°C não vai melhorar a refrigeração do ambiente e só vai fazer o ar condicionado gastar mais energia (e pode congelar também). Uma boa dica é ter um ventilador de teto para usar junto com o ar condicionado, o ventilador jogando o vento para cima vai fazer o ar gelado subir, logo vai espalhar o frescor por todo o ambiente, e o ar condicionado vai trabalhar menos para refrigerar, logo vai economizar energia.
  • Quanto a geladeiras e congeladores, nunca desligue de noite e ligue de manhã, porque além disso estragar os alimentos, vai fazer com que o aparelho gaste MAIS energia do que se ficasse ligado direto, pois cada vez que ele fica um tempo desligado, ao ligar ele vai trabalhar por muito mais tempo para chegar na temperatura ideal. (Isso também vale pra ar condicionado). O certo para economizar energia é ajustar sempre a temperatura da geladeira/congelador conforme o clima: se for verão tem que deixar uma potência mais alta, mas se for inverno não existe motivo pra isso, então pode diminuir a potência (se o congelador/geladeira for antigo pode até ser um problema deixar na potência alta no inverno, pois vai fazer o aparelho criar muito mais gelo).
  • Secador de cabelo também: se é verão não precisa ligar ele no mais quente possível, pode deixar um pouco mais morno, isso vai economizar energia.
  • Forno elétrico, respeite a temperatura correta que a receita exige, não existe motivo nenhum pra ligar o forno no máximo como se fosse forno à gás, pois a temperatura do forno elétrico é bem mais precisa, então se a receita exige 200°C, deixe o forno em 200°C. Isso vai inclusive economizar energia e evitar que a comida queime por fora e fique crua por dentro.

    Não me recordo de outros eletrodomésticos agora.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...