Ir ao conteúdo

Como saber se o SSD está no "Final da vida"?

Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho um SSD NVMe da Kingston de 500GB. Em pesquisas na internet vi que os SSDs tem uma espécie "vida útil", vi algo sobre células ou algo do tipo. Gostaria de saber se é possível "descobrir" se o meu SSD está "nas últimas"?

Desde já, muito obrigado.

• Membro VIP
Postado

As pessoas normalmente usam o Crystal disk info para determinar a saúde do SSD.

Eu pessoalmente prefiro usar um programa para fazer um exame de superfície, eu gosto do Disik Genius, se o SSD tiver muitos Bads significa que está no final da vida.

Vários fatores determinam o fim da vida ou a absolescência programada do SSD, como por exemplo uma corrupção de firmware põe fim a vida antes da hora.

Como acho possível recuperar a firmware, acredito em uma sobrevida até que a superfície tenha muitos Bads e seja incapaz de ler o que escreveu.

Como o seu SSD é um Kingston, sugiro rodar o KSM do fabricante:

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

Caso não seja listado é porque o SSD é falso.

• Curtir 1
Postado

@Pincipi Já baixei e instalei o app da Kingston e meu SSD aparecem, então acho que é original.
Entrei no site de para baixar o Disk Genius e lá tem muitos programas e não sei qual é o que eu preciso baixar pra poder ver quantos Bads meu SSD tem. 
Poderia me mandar o link do Disk Genius?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Eu acho que deve ser isso mesmo que mencionou, testei um aqui e deu isso:

1.thumb.jpg.7989cbcf570c58150ef766a4cf1f9fb7.jpg

No Crystal ficou assim:

2.jpg.dc57160fcccf93d862f0d26a4f2d577f.jpg

Em ambos tem a indicação de que está saudável e que eu não preciso me preocupar mas, ainda não confio na informação e gosto de fazer a verificação, como no exemplo abaixo que fiz de um outro SSD:

3.jpg.44eba266a7567b6a6ea9a7f11f0975e5.jpg

Eu interpreto de uma forma pessoal que se a quantidade de setores excelentes for maior que a de bons, significa que o SSD está praticamente novo e vai durar bastante.

Agora se acontecer como neste caso acima em que a quantidade de bons é maior que a quantidade de excelentes, significa que já passou da meia vida mas, mesmo assim ainda pode ser usado por algum tempo.

Caso comecem a aparecer setores ruins, significa que está próximo do fim da vida e que correrei riscos ao usar esta unidade.

O problema dos programas é que eles indicam saúde mesmo quando o SSD está com excesso de setores defeituosos e até mesmo indicam estar sem saúde quando os SSDs estão com a maioria dos blocos em excelente estado.

Reforçando que isto é uma interpretação pessoal minha porque faço a prática de atualizar firmwares que acaba apagando os dados do SMART.

Esqueci de mencionar que a verificação tem um inconveniente: o teste consome a vida útil porque grava e lê nos setores, desta forma um SSD de 120GB vai diminuir em sua vida 120GB. Em algumas marcas e modelos essa quantidade de dados gravados não aparece no Crystal.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!