Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala tropa, beleza?

Então, tô com um setup meio retrô aqui e tentando rodar o simcity, mas o game tá derrubando o sistema constantemente.

Segue o Sistema:

APU: A4-7300

iGPU: Radeon HD 8470D

RAM: 8GB -> 2 x Kingston 4GB DDR3 1333MT/s

placa-mãe: ECS A68F2P-M2

SSD: Samsung 870 EVO 256GB

HD: HSGT 512GB

PSU: 400W Kamikaze Edition

SO: Windows 7 SP1 (Atualizado até 2020)

Periféricos: Mouse USB Óptico, Teclado PS/2, Adaptador Bluetooth TP-Link UB400, Headphone Edifier W800BT

Print do dump:

image.thumb.png.42791bd9bced93885d217269cdd2936f.png

Todos os dumps são iguais e o BSOD só ocorre no Simcity e é aleatório.

E tipo, há alguns anos eu utilizei uma outra APU (A6-3500) que támbém apresentou esse mesmo problema com o Simcity no W7. Só que na época bastou eu atualizar o driver de vídeo para a última versão, que o problema foi resolvido.

O estranho é que eu estou utilizando a última versão no momento com esse meu setup atual (Crimson Relive 16.2.1) e continua apresentando problemas. (Estava utilizando o 'Catalixo', mas me deparando com o problema, atualizei para o Crimson na esperança de resolver.)

Se puderem me dar uma luz, serei muito grato! rsrsrsrs

Postado

Hoje enquanto analizava o hardware, me deparei com isso:

image.png.1b5adc53bcacb95b674f7373bc7f382d.png

Estranhei, pois não lembro da tensão ficar alta assim.

E essa CPU na especificação, roda em 1.45V.

Ao entrar no Firmware pra ver como estavam as tensões, ele reportou isso:

print-cmos.jpeg.2c5813a026d42bd06c083bca6adfea18.jpeg

Pelo visto, o CPU-Z está reportando a tensão do VDDA. Porém, não achei nada conclusivo na internet sobre do que diz respeito essa tensão.

OBS: A configuração de tensão está no automático. (Colocando no manual, consigo ajustar o offset da CPU, mas não do VDDA).

• Moderador
Postado

Se o problema só ocorre com esse jogo em específico, então é bem provável que seja algo relacionado aos drivers de vídeo. Até porque o BlueScreenView está apontando para drivers de vídeo.

Tente reinstalar o driver de vídeo, ou usar uma versão mais antiga. É o que eu consigo recomendar já que você ainda está usando Windows 7....

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Cara, eu tentei reinstalar o catalyst utilizando o DDU pra ver se mudava algo, e nada.

Tentei diversas configurações gráficas no game, rodar como adm, compositor off, etc... Mas não foi.

É só eu começar a embalar no game, trava.

Tô tão injuriado, que eu vou instalar o Win 10 na máquina só pra ver se consigo jogar. kkkkk

• Curtir 1
Postado

Bom, eu acabei instalando o Win 11 na máquina (minha mídia com win 10 deu pau) e eu fiquei algumas hrs jogando sem problemas (Pensei que tinha resolvido). Até ele travar.

Não chegou a dar tela azul, mas de quaquer forma tive de resetar, pois não consegui dar um alt-tab ou abrir o gerenciador de tarefas. Congelou mesmo. (Mas eu ainda ouvia o som do game).

Ou seja, provavelmente o driver de vídeo continua caindo. (Só que o Win 11 pelo visto não dá a tela azul no crash do driver).

O driver deve estar realmente com algum bug. E eu fiquei de mão atadas, porque só achei as versões finais do Catalyst e do Crimson para essa APU.

• Moderador
Postado

@ArturRJ Você devia ter refeito a mídia com o Windows 10 nesse caso. Na situação anterior, você estava usando um sistema extremamente ultrapassado (Windows 7), agora está usando um sistema moderno (Windows 11)  que não possui compatibilidade garantida com o seu hardware atual.

Por onde exatamente você atualizou os drivers do seu PC? E de onde baixou o jogo que você está tentando jogar? Me cite o nome completo da versão do jogo que você está querendo jogar.

Faça o seguinte:

Abra um CMD como administrador e digite esses comandos:

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Eles são arquivos de logs do sistema operacional. Vamos analisa-los para ver se encontramos alguma pista do culpado pelos problemas.

• Curtir 1
Postado
58 minutos atrás, GabrielLV disse:

@ArturRJ Você devia ter refeito a mídia com o Windows 10 nesse caso. Na situação anterior, você estava usando um sistema extremamente ultrapassado (Windows 7), agora está usando um sistema moderno (Windows 11)  que não possui compatibilidade garantida com o seu hardware atual.

Pois é. O Win11 estava em outro pendrive o que facilitou o processo. E eu acabei ficando curioso também, já que é um setup antigo.(Mas tá fluindo legal).

Por onde exatamente você atualizou os drivers do seu PC?

O Windows instalou todos os drivers automaticamente. Inclusive o de vídeo. Porém instalei manualmente a última iteração do Crimson (driver de vídeo mais atual), porque o catalyst que o sistema instalou ficou em modo legado e não carregou o OpenGL (Navegador ficou sem aceleração gráfica).

E de onde baixou o jogo que você está tentando jogar? Me cite o nome completo da versão do jogo que você está querendo jogar.

O Jogo é o Simcity 5, e estou usando um Repack, mas está atualizado e completo. (Já usei ele em outros sistemas sem problemas).

A coisa começa a ficar embaçada quando executa o game em uma APU baseada na Terascale.

Porque eu me lembro de lá atrás quando o jogo era novidade (tô ficando velho, rsrsrs), ter esse mesmo problema com uma APU A6-3500.

Só que eu atualizei o driver na época e resolveu.

Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Eles são arquivos de logs do sistema operacional. Vamos analisa-los para ver se encontramos alguma pista do culpado pelos problemas.

Eu dei uma olhada, mas não consegui achar algo.

logs.zip

• Moderador
Postado

Tente baixar todos os drivers diretamente do site da sua placa-mãe (VGA, Chipset, LAN e USB).

https://www.ecs.com.tw/lp/Product/Motherboard/A68F2P-M2_V1.0/download

36 minutos atrás, ArturRJ disse:

O Jogo é o Simcity 5, e estou usando um Repack, mas está atualizado e completo. (Já usei ele em outros sistemas sem problemas).

Devido a isso e as regras do fórum, e também ao fato de você ter mencionado que somente este jogo está apresentando o problema, infelizmente eu não posso continuar com o auxílio.

Te desejo boa sorte para encontrar a solução para este erro 👍

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...