Ir ao conteúdo

vale a pena trocar o processador do notebook Acer E1 571-6854?

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal! 

Indo direto ao ponto, vale a pena trocar o processador do meu Acer E1 571-6854

Os upgrades que fiz são;

1x 8GB DDR3 (Totalizando 12GB) 1x 4GB + 1x 8GB

placa-mãe (fui obrigado a trocar pois derrubei água e queimou) coloquei logo a que suporta I5/I7

1x SSD DC500M 960GB

Placa Wifi+ Bluetooth (2.4Ghz/5Ghz)

Estive pensando na possibilidade de trocar o processador por um I7 mas não sei qual....

- Atualmente ele tem o original 3230QM (Acho que é esse) e adquirir 1x 8GB DDR3

ou compensa vender e tentar achar algo melhor? 

Caso sim, sugestões?

Uso ele para trabalho, faculdade e queria poder jogar jogos leves, passatempo mesmo, city bus manager e algo do gênero.....

• Membro VIP
Postado

https://community.acer.com/pt/discussion/670585/upgrades-maximos-para-o-acer-e1-571-6854

Eu já tive um E1-571 alguma coisa e troquei o HDD por SSD e também as memórias por duas de 8GB e ficou tudo maravilhosamente bem. Na realidade o desempenho dele com 4GB é o mesmo com 16GB, não teve nenhuma diferença sensível. A única diferença sensível foi a velocidade do SSD em relação ao HDD.

Quando pesquisei por trocar o processador não encontrei um bom preço e não fiz o upload.

Uma coisa que me preocupou foi que todo processador mais potente gasta mais energia e produz mais calor. Na época um técnico de informática me disse que o projeto do notebook foi desenvolvido para aquele processador e que se eu comprar um melhor, a diferença perceptível no desempenho será muito pouca e não vale a pena gastar uma grana envenenando um fusca porque por mais que se gaste nele, nunca será um Porsche.

Eu vendi meu saudoso Acer e comprei um Getac que apesar de ser velho, é bem melhor.

Hoje eu tenho saudades dele porque rodava bem no Win7 e no 10 mas, não rodava bem no 11.

De vez em quando eu preciso rodar o 7 com aplicativos que só funcionam nele e nessas horas eu me arrependo de ter vendido ele.

De qualquer forma logo deve surgir um Win12 ou alguma atualização que não funcione nas máquinas mais antigas e conforme o caso é melhor ter uma máquina mais atual conforme a necessidade.

Se o preço do processador novo for alto, não vale a pena. Hoje em dia um usado em bom estado se encontra à partir de R$ 800,00 e a sucata dele para peças em torno de R$ 300,00.

A venda dele pode ser uma boa opção mas, já vou avisando que depois pode se arrepender. Mais vale um tanque de guerra velho e funcionando do que estas porcarias descartáveis de tablets com roupa de notebook que vendem hoje em dia.

Um Acer guerreiro deve durar uns 30 anos e estas máquinas de hoje em dia viram sucata entre dois a quatro anos.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
21 horas atrás, LucasDêGomes disse:

Indo direto ao ponto, vale a pena trocar o processador do meu Acer E1 571-6854

Os upgrades que fiz são;

1x 8GB DDR3 (Totalizando 12GB) 1x 4GB + 1x 8GB

placa-mãe (fui obrigado a trocar pois derrubei água e queimou) coloquei logo a que suporta I5/I7

1x SSD DC500M 960GB

Placa Wifi+ Bluetooth (2.4Ghz/5Ghz)

Estive pensando na possibilidade de trocar o processador por um I7 mas não sei qual....

- Atualmente ele tem o original 3230QM (Acho que é esse) e adquirir 1x 8GB DDR3

ou compensa vender e tentar achar algo melhor? 

Caso sim, sugestões?

Uso ele para trabalho, faculdade e queria poder jogar jogos leves, passatempo mesmo, city bus manager e algo do gênero.....

Olá, Lucas. Seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware.

Se você fez o upgrade para usar 12GB RAM em Flex Mode (8GB em Dual Channel + 4GB em Single Channel), trocou placa-mãe e colocou um SSD de um 1TB, já alcançou o "estado da arte" de upgrade para esse modelo.

Porém, se seu notebook for igual a este aqui, e o seu processador é realmente o i5-3230M, o upgrade máximo que se poderia fazer, respeitando o limite de TDP em 35W (para não gerar diferenças térmicas), seria o i7-3632QM, e a comparação detalhada de ambos pode ser lida aqui: https://www.cpu-world.com/Compare_CPUs/Intel_AW8063801152800,Intel_AW8063801208001/

Basicamente, o i7 possui o dobro de núcleos, o dobro de cache L1, L2 e L3, e o vídeo integrado dele tem uma frequência liberada maior em 50mhz. A comparação mais detalhada em gráficos ilustrativos pode ser vista aqui: https://www.cpu-world.com/Compare/580/Intel_Core_i5_Mobile_i5-3230M_(PGA)_vs_Intel_Core_i7_Mobile_i7-3632QM_(PGA).html

Porém, por todos os motivos ditos acima pelo colega, o melhor mesmo seria que você formatasse esse notebook em Windows 10, de preferência, e o vendesse, por cerca de 1.500 a 1.800 reais (preço justificável considerando as trocas de peças, inclusive placa-mãe, que você fez nele). Depois disso, economizando mais um pouco, você poderia comprar um notebook com processador mais moderno e ir fazendo upgrades nele, conforme a necessidade, aos poucos. E para isso, eu recomendaria a seguinte lista de modelos: https://quenotebookcomprar.com.br/ofertas/?post_types=notebooks&sort_order=_sfm_sale_lowest-price+asc+num&_sfm_spec_cpu_family=Core+i3-%2B-Core+i5-%2B-Pentium+Gold-%2B-Ryzen+3-%2B-Ryzen+5-%2B-Ryzen+5+PRO&_sfm_spec_ram_max_capacity=8-%2B-12-%2B-16-%2B-20-%2B-24-%2B-32-%2B-36-%2B-40-%2B-48-%2B-64

Algumas dicas adicionais para usar bem essa lista:
1. NÃO compre os modelos Positivo Vision i15, mas sim os R15 (com melhor montagem, e dois slots de RAM disponíveis);
2. Priorize os modelos com preços marcados em bolinhas verdes ou azuis (são as melhores ofertas);
3. Se quiser tirar dúvidas ou precisar de ajuda na escolha de modelos específicos, sinta-se à vontade para responder este comentário.

• Obrigado 2
Postado

Obrigado pela excelente explicação, ainda vou ficar um tempo pensando se faço o upgrade ou não 🤣

É um notebook com desempenho excelente, me atende super bem e vontade de fazer o upgrade não me falta, mas fica aquele "pé atrás" quanto ao custo x beneficio.

Existe alguma lista ou local onde consigo ver quais processadores eu teria de opção? Tem algum superior ao I7-3632QM que minha placa-mãe suporte?

O modelo da placa-mãe é esse; placa-mãe Acer E1-531 E1-521 E1-571 Q5wvh Q5wv1 La-7912p I3 I5 I7

Considerando que o I7 vai me custar R$225 + R$100 de mão de obra para realizar a troca, além de uns R$100 para comprar e trocaro outro Slot por 8GB Ram, totalizando 16GB....

Um tempo atrás estive pesquisando sobre e não achei a informação "verificada" pois ficou bem nebuloso quanto a compatibilidade de 16GB de ram, vi que uns informavam que se limitava a 12GB, outros informavam que suportava os 16GB

Quanto a temperatura, tenho pasta térmica sobrando dos meus 2 PC´s, uma FrioSys Polar, que acredito que resolva essa questão.....

Mais uma questão, o cooler do notebook, tem feito alguns barulhos, como uma "pá" que ficasse encostando de vez enquanto em algum lugar e fizesse uns barulhos, baixos, mas faz e é notável, anteriormente já tinha realizado a troca desse cooler por esse barulho estar excessivo, mas nunca foi realmente sanado......

Noto que o cooler fica ligando e desligado seguidamente....

Liga....desliga...liga...desliga.....não se mantém a uma rotação estável

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, LucasDêGomes disse:

Obrigado pela excelente explicação, ainda vou ficar um tempo pensando se faço o upgrade ou não 🤣

É um notebook com desempenho excelente, me atende super bem e vontade de fazer o upgrade não me falta, mas fica aquele "pé atrás" quanto ao custo x beneficio.

Existe alguma lista ou local onde consigo ver quais processadores eu teria de opção? Tem algum superior ao I7-3632QM que minha placa-mãe suporte?

O modelo da placa-mãe é esse; placa-mãe Acer E1-531 E1-521 E1-571 Q5wvh Q5wv1 La-7912p I3 I5 I7

Considerando que o I7 vai me custar R$225 + R$100 de mão de obra para realizar a troca, além de uns R$100 para comprar e trocaro outro Slot por 8GB Ram, totalizando 16GB....

Um tempo atrás estive pesquisando sobre e não achei a informação "verificada" pois ficou bem nebuloso quanto a compatibilidade de 16GB de ram, vi que uns informavam que se limitava a 12GB, outros informavam que suportava os 16GB

Quanto a temperatura, tenho pasta térmica sobrando dos meus 2 PC´s, uma FrioSys Polar, que acredito que resolva essa questão.....

Mais uma questão, o cooler do notebook, tem feito alguns barulhos, como uma "pá" que ficasse encostando de vez enquanto em algum lugar e fizesse uns barulhos, baixos, mas faz e é notável, anteriormente já tinha realizado a troca desse cooler por esse barulho estar excessivo, mas nunca foi realmente sanado......

Noto que o cooler fica ligando e desligado seguidamente....

Liga....desliga...liga...desliga.....não se mantém a uma rotação estável

Primeiro, sobre a lista de compatibilidade que você mencionou, você pode encontrá-la nesses dois sites:
1. CPU Upgrade (clique aqui);
2. CPU World (clique aqui).

No primeiro site, existe a listagem de especificações do processador no início da página, e logo abaixo, uma tabela com todos os modelos de CPU da família (que possuem o mesmo soquete). Se prestar atenção, na última coluna, mais à esquerda da planilha, existe uma porcentagem que indica as chances de sua placa-mãe ser nativamente compatível com o processador novo (calculada com base nas informações que o site possui das placas-mãe compatíveis, total ou parcialmente, com a família). Por exemplo: o i7 que mencionei antes possui 56% de chance de ser compatível.

No segundo site, a planilha que você procura se encontra mais ao fim da página. As especificações de cada processador são marcadas em cores verde e azul, para indicar quais delas são melhores ou piores do que o processador de referência.

Por fim, sobre os barulhos no seu cooler, deve ser apenas questão de alinhamento ou fixação. Nada demais, nesse caso.

• Obrigado 1
  • mick 07 alterou o título para vale a pena trocar o processador do notebook Acer E1 571-6854?
  • Membro VIP
Postado
20 horas atrás, Gabriel U disse:

mais à esquerda da planilha

mais à direita, me corrigindo ksksks

20 horas atrás, Gabriel U disse:

cores verde e azul

verde e vermelho (corrigindo)

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!