Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Noite! 

hoje eu troquei de processador. saí de um Ryzen 5 5500 para um Ryzen 7 5700X3D e enquanto eu estava jogando deixei o HWinfo aberto para verificar temperaturas. pois bem, ao decorrer do jogo percebi esse valor em vermelho referente ao relatório de desvio de consumo de energia. vi em alguns sites que isso degrada a CPU, mas não sei se é verdade. 

não faz nem um dia que estou com esse processador... será que está com defeito ou avariado?  

o print abaixo mostra o ultimo valor apresenta o ultimo valor registrado 

o print foi tirado após o jogo. 

enfim, isso é ou não é um problema? 

Captura de tela 2024-11-01 231845.png

• Batata Defumada alterou o título para O que é o relatório de desvio de consumo no HWInfo? É perigoso?
Postado

@Imakuni vi que saiu uma atualização pro chipset no mês passado, portanto irei atualizar. quanto a BIOS, está atualizada. a ultima BIOS lançada pra minha placa-mãe (MSI B550 gaming plus) é beta, mas eu instalei uma anterior a ela. o hw info pede pra atualizar, mas está na ultima versão, de acordo com o site. 

@Batata Defumada  as especificações são essa:

placa-mãe: Msi B550 gaming plus  

CPU: Ryzen 7 5700X3D 

Ram: 32 GB 3200mhz 

GPU: Rx 6600

• Moderador
Postado

@NANDOfluis Conforme informado no tópico que eu linkei, esse valor de desvio só deve ser levado em consideração nas situações que o processador estiver em 100% de uso. A maneira correta de testar isso é com o Cinebench e a sample rate do HWInfo configurada para 1000ms ou menos.

Postado

A informação durante jogo não é relevante porque o CPU não é usado 100%.

Rode o teste do Cinebench e observe o desvio, o ideal é ficar em 100% com variação de 5% para mais ou para menos (95 - 105%).

TL/DR: Não a nada que voce possa fazer a respeito, a não ser manter o BIOS atualizado, esperando que o fabricante da placa-mãe deixe de fazer trapaça no BIOS. 😜 

Postado

@Batata Defumada entendo. de fato o processador não estava a 100%. na vdd, o máximo que vi chegar foi a 80%. 

@1lokos eu estou evitando de fazer testes de estresse porque estou usando um air cooler sage c2 da pichau, porém só troquei a ventoinha ARGB que veio e coloquei uma da Thermalright. contudo, o processador ainda fica na casa dos 70-80 graus em determinados jogos. se eu estressa-lo a 100%, vai esquentar muito. 

Enfim, pretendo trocar por um air cooler melhor posteriormente. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...