Ir ao conteúdo

Overclock Ryzen 5 5600g

Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Postado

Eu fiz overclock no meu 5600g e esta estavel a 1.45v 4700mhz esse overclock é seguro? o processador em stock fica em cerca de 1.3v a 1.4v eu não uso a placa de Vídeo integrada ela fica sempre desativada uso ele com uma 2080 ti eu fiz outros testes tambem com outras frequencias.

4450 MHz a 1.3v, 4625 a 1.4v e 4825mhz a 1.5v qual a melhor opção? tirei print do Ryzen master para mostrar porém este overclock esta setado na BIOS.

tenho uma b450 ASRock steel legend e um water cooler de 120mm da cooler master, o processador em no cinebench r20 com o oc de 4700mhz fica a 75 graus em media e consome 70w.

eu sei que não é recomendado passar de 1.4v porém 1.45 pode realmente degradar muito o processador?

image.thumb.png.73d17587db1d9b0f59658fd21ca37fa8.png

Postado
24 minutos atrás, Carlospds_ disse:

Eu fiz overclock no meu 5600g e esta estavel a 1.45v 4700mhz esse overclock é seguro?

Eu não acho seguro. A tensão de 1.45V é bastante elevada, o recomendado pela maioria é não ultrapassar os 1.4V, eu mesmo prefiro manter o CPU abaixo de 1.3V. Usar o CPU com tensões mais baixas ajuda a prolongar a vida útil do mesmo, e tensões muito altas podem encurta-la rapidamente.

Eu não vejo muito motivo pra você mexer com overclock nesse CPU considerando a configuração que você tem, o 5600G stock deveria atender muito bem. Se você é do tipo de jogador mais hardcore que preza pela maior taxa de FPS possível em troca de gráficos mais baixos, então é melhor você procurar fazer um upgrade para um Ryzen 7 5700X3D, vai ter CPU muito mais forte para extrair altos FPS de games competitivos.

• Curtir 1
Postado

Por que não usa o 'auto OC' + curve optimizer (modo 'per core')? Vai deixar a 4,65 GHz em todos os núcleos. Aqui em idle não passa de 1 V e em estresse de 1.33 V. Você está usando mais de 100 mV a mais pra conseguir míseros 50 MHz que não devem dar diferença alguma em desempenho.

@Gabriel Torres O corretor tá substituindo 'T.u t.á' por 'você está'... Não dá nem mais pra ser gaudério informalmente em paz 😂

• Curtir 1
Postado

Dá uma olhada no youtube como fazer, o processo leva algumas horas e o PC vai ficar reiniciando várias vezes conforme encontra instabilidades no teste. A cada vez tem que iniciar o programa de novo que já continua rodando de onde parou.

• Solução
Postado
agora, Carlospds_ disse:

@Shaman93 o auto oc é do Ryzen master?

Sim, vai até +200. Como o normal do processador é chegar a 4.45, com o auto OC vai a 4.65. E com o curve optimizer tu diminui a tensão necessária pra atingir frequências mais altas (dentro da capacidade individual de cada processador em tolerar undervolt), de modo que quando o processador tiver sendo exigido ele consegue manter 4.65 constante em todos os núcleos, como se fosse um OC manual.

Postado
7 minutos atrás, Shaman93 disse:

Sim, vai até +200. Como o normal do processador é chegar a 4.45, com o auto OC vai a 4.65. E com o curve optimizer tu diminui a tensão necessária pra atingir frequências mais altas (dentro da capacidade individual de cada processador em tolerar undervolt), de modo que quando o processador tiver sendo exigido ele consegue manter 4.65 constante em todos os núcleos, como se fosse um OC manual.

@Shaman93 @GuilhermeGB eu 4450mhz a 1.25v me parece bem interessante, mas eu não pretendo ficar muito tempo com esse processador, o que voce tem a dizer sobre 1.55v?

4 minutos atrás, Carlospds_ disse:

@Shaman93 @GuilhermeGB eu 4450mhz a 1.25v me parece bem interessante, mas eu não pretendo ficar muito tempo com esse processador, o que voce tem a dizer sobre 1.55v?

Postado

Não tem muito mistério, taca os +200 no auto OC e manda rodar o cuver optimizer no modo per core. Deve levar umas 2h e reiniciar uma meia dúzia de vezes no processo. No final, ele vai te dar um conjunto de 6 números negativos, que é o undervolt que considerou estável em cada núcleo. Manda aplicar e pronto. Pode acontecer desse undervolt não estar 100% estável e você ainda ter que dar uma afrouxada (ou seja, deixar os valores um pouco menos negativos). Recomendo usar o OCCT pra isso, porque ele geralmente consegue apontar qual núcleo falhou ou apresentou erro. Daí digamos que o núcleo que falhou tava -15, você aumenta pra -14 e roda o teste de novo. Quando chegar o ponto que roda 1h sem erro nenhum, aí já dá pra considerar 99% estável.

• Obrigado 1
Postado

@Carlospds_ eu recomendo você fazer como o colega @Shaman93 disse, você está "desperdiçando" seu processador com overclock manual, ele trabalha de forma bem mais eficiente usando o PBO Curve Optimizer. Meu CPU ainda é um Ryzen 5 3600, não tem suporte para Curve Optimizer, então eu sou "obrigado" a ficar nas configurações manuais mesmo. E eu nem em interesso em fazer ele rodar com altos clocks, o ganho de desempenho é quase nulo em relação ao processador em stock. Eu só uso o meu em 4.28GHz porque ainda consigo usar com uma tensão bem baixa de 1.17V.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!