Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou em busca de um novo monitor, e todos sabemos que é muito caro, então surge minha dúvida, devo comprar um desses monitores que todos falam, IPS, FHD, 160hz ±, 24 polegadas ou um VA, wide, curvo, WQHD, 160hz±, 32 polegadas, mais ou menos no mesmo preço? Vi algo sobre fazer overdrive para tirar o black smearing, não entendo muito sobre mas quero saber se isso é possível e se realmente a diferença de um va pro ips é tão gritante, gostaria de um monitor bem maior pro meu setup e com mais resolução para aproveitar o máximo da minha placa de vídeo,  e também curvo, mas nessas especificações um ips é muuuito caro. Me deem dicas!

Postado

Cada painel é diferente do outro, pode ser que você compare um bom painel VA com um painel IPS ruim (ou vice-versa) e a diferença realmente será gritante. No geral, painéis IPS costumam ter melhor precisão nas cores, porém perdem bastante no contraste, principalmente por causa do preto acinzentado. Com a tecnologia IPS também é mais caro produzir painéis com baixo tempo de resposta e altas taxas de atualização. Se você for um jogador competitivo, as vezes vale a pena abrir mão de precisão de cores para ter melhor tempo de resposta e taxas de atualização mais altas num monitor VA. Se você for trabalhar no PC com edição de imagens, talvez IPS seja mais interessante. Isso não quer dizer que monitor VA tem cores ruins, longe disso, as vezes um usuário comum nem perceberia diferença.

Falando sobre tempo de resposta, claro que você vai olhar nas especificações dos monitores e diversos deles vão dizer que são 1ms, 0.5ms ou sei lá o numero que eles querem colocar lá, mas isso é uma meia verdade, a forma com que eles fazem essas medições é obsoleta e não condiz com a percepção do usuário na prática. Mesmo entre dois monitores supostamente de 1ms, pode ter um que seja praticamente sem ghosting nenhum e outro com bastante ghosting. Veja o vídeo abaixo.

• Curtir 1
Postado

Cara eu adquiri essa semana um AOC Hero de  24" Polegadas, Full HD,165Hz com 1ms de tempo de resposta. E vou te falar, não me arrependo nem por um segundo. O painel de é VA, às cores são absurdas de lindas, o tempo de resposta é muito bom, quase não tem ghosting e o que tem deu pra resolver nas configurações do monitor. O monitor que eu tinha anteriormente era painel IPS e cara, tô preferindo muito o VA. Pra jogar, tá sendo uma experiência muito massa

• Curtir 1
Postado

VA só é vantagem em jogo se tu for profissional... no demais é IPS pra todos os casos.

é muita bobagem considerar comprar um VA para jogos se tu não é um cara que joga MUITO fps (Em tempo e qualidade)

Até porque o VA é muito inferior em cores ao IPS, um IPS de 1ms de uma marca boa já é a melhor escolha que podes fazer.

Eu uso um ASUS vp249qgr há dois anos e recomendo MUITO.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Particularmente, prefiro IPS. Como já mencionando, as cores nesse tipo de painel são melhores e mais definidas, o que permite uma gama maior de usos para o monitor.

Se puder você joga diversos estilos de jogos e não apenas competitivos, opte sem pensar duas vezes por IPS, será a melhor opção.

• Curtir 1
Postado

@guilherme_dr Certo, o maior problema é encontrar um ips qhd custo-benefício, vi esse da gigabyte mas não possui nenhuma avaliação, enquanto esse, tambem da gigabyte, tem mais avaliações em outros sites, vi alguns reviews gringos tambem, possui tela maior e curva, também é qhd, porém, painel é VA, alguém já fez overdrive em monitor para ver se fica mais parecido com ips? Ou isso é bullshit e devo comprar um ips mesmo?

Postado
9 minutos atrás, Black_Loth disse:

alguém já fez overdrive em monitor

Overdrive é uma configuração que já vem por padrão na maioria dos monitores, até IPS tem isso. Serve para melhorar o tempo de resposta, mas com configurações muito agressivas você pode passar a ter o inverse ghosting. Veja o review de um monitor pra você entender:

Inverse ghosting no modo faster do overdrive:

Screenshot_99.png.9938a75de50d049b333c667407d2fc38.png

• Curtir 2
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...