Ir ao conteúdo

Upgrade em um Acer Aspire 5 ou em um Dell Inspiron 5406

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Estou precisando de uma ajuda para decidir sobre um upgrade de memória e gostaria de contar com a experiência de vocês. Tenho dois notebooks e estou em dúvida sobre qual vale mais a pena investir. Os modelos são:

1. **Acer Aspire 5 A515-41G-1480**

- Processador AMD A12-9720P Quad-Core, 3.6 GHz

- 8GB de RAM

- Placa de vídeo Radeon RX 540 2GB

- Precisa de conserto no teclado

- Comprado em 2018

2. **Dell Inspiron 5406 2em1**

- Processador Intel Core i3-1115G4 11ª geração

- 4GB de RAM

- Placa de vídeo integrada. Intel UHD Graphics

- Comprado em 2022

Além de usar para trabalho, gostaria de jogar CS:GO, se possível.

Minha dúvida é: vale mais a pena fazer o upgrade no Acer, mesmo com o conserto do teclado, ou investir no Dell?

Qual dos dois teria melhor desempenho com o upgrade de memória?

Minha irmã me deu o Dell e preciso decidir essa questão.

Obs.: Pretendo vender um pra ajudar no upgrade de memória do outro, e usar o que sobrar pra adquirir acessórios pra o que ficar. No caso Acer, ainda trocar o teclado.

Agradeço desde já pela ajuda!. Deus abençoe a todos!

• Membro VIP
  • Solução
Postado
Em 14/11/2024 às 12:10, Delegado77 disse:

Olá pessoal,

Estou precisando de uma ajuda para decidir sobre um upgrade de memória e gostaria de contar com a experiência de vocês. Tenho dois notebooks e estou em dúvida sobre qual vale mais a pena investir. Os modelos são:

1. **Acer Aspire 5 A515-41G-1480**

- Processador AMD A12-9720P Quad-Core, 3.6 GHz

- 8GB de RAM

- Placa de vídeo Radeon RX 540 2GB

- Precisa de conserto no teclado

- Comprado em 2018

2. **Dell Inspiron 5406 2em1**

- Processador Intel Core i3-1115G4 11ª geração

- 4GB de RAM

- Placa de vídeo integrada. Intel UHD Graphics

- Comprado em 2022

Além de usar para trabalho, gostaria de jogar CS:GO, se possível.

Minha dúvida é: vale mais a pena fazer o upgrade no Acer, mesmo com o conserto do teclado, ou investir no Dell?

Qual dos dois teria melhor desempenho com o upgrade de memória?

Minha irmã me deu o Dell e preciso decidir essa questão.

Obs.: Pretendo vender um pra ajudar no upgrade de memória do outro, e usar o que sobrar pra adquirir acessórios pra o que ficar. No caso Acer, ainda trocar o teclado.

Agradeço desde já pela ajuda!. Deus abençoe a todos!

Bom dia. Seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware.

No seu caso, como você já possui os dois notebooks e precisa decidir qual dos dois manter, escolha o Dell e venda o Acer. Por conta do processador mais moderno, o upgrade de memória RAM será melhor aproveitado pelo Dell do que pelo modelo Acer, cujo processador é mais antigo, e cujo consumo de energia é maior.

Por que o processador Intel Core i3-1115G4 é melhor do que o AMD A12-9720P?

Eis o comparativo direto de informações técnicas dos dois:

image.thumb.png.d275e01dd2f772c11c5aee83011007b7.png

Ignore os erros de tradução do site no Google. O Intel Core i3-1115G4 é superior porque:
1. Tem o triplo de Cache L3;
2. Tem frequência-base e máxima maior do que o AMD A12-9720P;
3. Usa litografia mais recente e moderna do que o concorrente (o que significa milhões de transistores a mais na CPU, e portanto, maior eficiência energética);

4. Temperatura máxima de operação 10ºC superior;

5. Plenamente compatível com o Windows 11 (embora eu seja testemunha de que o desempenho dele é muito superior com o Windows 10).

Por que a Intel Iris Xe Graphics G4 de 48 núcleos é melhor do que a RX 540?

Apesar de mais fraca do que a RX 540 em termos absolutos de performance, a Iris Xe:
1. Maior compatibilidade com os recursos do DirectX12 (12_1 x 12_0)

2. Maior compatibilidade com os recursos da Vulkan (1.3 x 1.2).

OBS.: para aumento de performance do vídeo integrado em jogos, recomenda-se o uso de DXVK, com ativação do Async Mode. Em casos específicos, o ganho de performance desse vídeo integrado varia de 50 a incríveis 300% de ganho.

• Curtir 1
Postado

Olá Gabriel, inicialmente, agradeço pela aula, já considero praticamente resolvida a dúvida.

Apenas sobre "uso de DXVK, com ativação do Async Mode", você acha que por aqui consegue me informar um passo-a-passo, ou consigo fazer na boa pesquisando na rede?

Novamente, muito obrigado.

Aguardo essa última resposta pra fechar esse post.

Deus te abençoe 

• Membro VIP
Postado
48 minutos atrás, Delegado77 disse:

Olá Gabriel, inicialmente, agradeço pela aula, já considero praticamente resolvida a dúvida.

Apenas sobre "uso de DXVK, com ativação do Async Mode", você acha que por aqui consegue me informar um passo-a-passo, ou consigo fazer na boa pesquisando na rede?

Novamente, muito obrigado.

Aguardo essa última resposta pra fechar esse post.

Deus te abençoe 

Primeiramente, obrigado pela bênção, e é um prazer ser útil. Segundo, passemos ao DXVK.

A instalação de DXVK nos seus jogos é muito simples. Consiste em inserir três pequenos arquivos na pasta do seu jogo (com um deles sendo um arquivo de texto criado por você), e depois, apenas iniciar o seu jogo normalmente. Segue o passo a passo:

1. Do que você vai precisar para instalar?

Do jogo + Bloco de Notas do Windows + Programa 7zip (para manipular o arquivo compactado do DXVK) + Acesso à internet + MSI Afterburner instalado.

2. Como aplicar ao seu jogo?

2.1 Pesquise o seu jogo no site pcgamingwiki.com. Como exemplo, usarei o Batman: Arkham Knight (clique no nome dele para ver o site).

2.2 Role para baixo na página, e procure pelas informações de API gráfica que o jogo usa (DirectX, OpenGL ou Vulkan, principalmente), bem como a arquitetura de instruções do executável do jogo (32-bit ou 64-bit).

Lembrete: para ser compatível com DXVK, o jogo precisa usar DirectX 8 a 11. DirectX12, para jogos mais modernos, não é compatível (e nem necessário). Em jogos que utilizem Vulkan nativamente, como Detroit: Become Human ou Red Dead Redemption 2, o DXVK não é necessário.

2.3 Baixe o DXVK. No repositório oficial do GitHub, baixe os arquivos do DXVK (versão 2.3.1 usada como exemplo, a melhor versão para o Intel Core i3-1115G4). Os arquivos estarão duplamente compactados.

Abra o arquivo do DXVK, e siga abrindo, até encontrar as pastas x64 e x32.

O jogo do Batman usa o executável em 64-bit, portanto, abra a pasta x64.

O jogo utiliza DirectX11. Nesse caso, selecione os arquivos d3d11.dll e dxgi.dll, e extraia-os.

2.4 Após instalar o jogo, abra a pasta onde está o executável dele. No caso do Batman, instalado pela Steam, o executável está:

Dentro da pasta Win64, que está...

Dentro da pasta Binaries, que está...

Dentro da pasta com o nome do jogo, que está...

Dentro da pasta common, que está...

Dentro da pasta steamapps...

Dentro da Steam...

Dentro da pasta do Windows, Arquivos de Programas (x86).

Dentro do Disco Principal, "C:", ou seja...

C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\BatmanArkhamKnight\Binaries\Win64

2.5 Coloque os arquivos extraídos do DXVK na pasta do executável. Copie para lá os arquivos d3d11.dll e dxgi.dll mencionados anteriormente.

2.6 Com o jogo e o DXVK instalados, configure o DXVK, criando o arquivo de configuração dele.

a. Ainda dentro da pasta do jogo, clique com o botão direito em algum espaço vazio da pasta e passe o cursor em Novo > Documento de texto.

b. Renomeie este arquivo de texto para "dxvk.conf", e elimine a extensão .txt do fim do nome (as extensões de arquivo sendo exibidas precisam estar habilitadas no Explorador de Arquivos).

c. Dentro do arquivo de texto, com o Bloco de Notas, copie e cole o seguinte:

dxgi.maxFrameRate = 0

# Para jogos em DirectX10 ou 11, esta opção define o limite de FPS.

# (0 = sem limite, 60 = 60fps, por exemplo)

d3d9.maxFrameRate = 0

# Para jogos em DirectX10 ou 11, esta opção define o limite de FPS.

# (0 = sem limite, 30 = 30fps, por exemplo)

d3d11.relaxedBarriers = True

# Esta opção pode ajudar a melhorar a performance.

# Caso sinta engasgos ou bugs, mude o valor para "False".

d3d11.ignoreGraphicsBarriers = False

# Esta opção pode ajudar a melhorar a performance.

# Caso sinta engasgos ou bugs, mude o valor para "False".

d3d11.disableMsaa = True

# Esta opção desabilita o Filtro Anisotrópico de Multi Amostra, para poupar recursos do gráfico.

# Habilitar o uso, mudando o valor para "False", deixará os gráficos mais bonitos, mas vai penalizar os FPS.

dxvk.enableGraphicsPipelineLibrary = Auto

# Esta opção automatiza a renderização de pipelines otimizados. De preferência, mantenha em Auto.

# Se o jogo apresentar glitches ou texturas faltando, mude para False e desabilite.

d3d9.forceAspectRatio = ""

# Esta opção especifica a proporção de tela a ser usada no jogo.

# As opções devem ser colocadas entre as aspas. Exemplo: "16:9" "4:3" "21:9" "16:10".

# Use apenas se o jogo apresentar barras pretas na tela. Do contrário, deixe vazio.

===============================================================

2.7 Ligue o MSI Afterburner, depois inicie o seu jogo e veja o resultado.

2.8 Para testar sem o DXVK, simplesmente apague os arquivos adicionados da pasta do jogo, e adicione novamente para reativar.

• Coordenador
Postado

@Delegado77 vale ressaltar o aviso que os desenvolvedores do DXVK fazem ao usar esse programa:

Citação

Online multi-player games 

Manipulation of Direct3D libraries in multi-player games may be considered cheating and can get your account banned. This may also apply to single-player games with an embedded or dedicated multiplayer portion. Use at your own risk.

---------------------------------------------------------

Jogos multijogador online 

A manipulação de bibliotecas Direct3D em jogos multijogador pode ser considerada trapaça e pode fazer com que sua conta seja banida . Isso também pode se aplicar a jogos single-player com uma parte multijogador incorporada ou dedicada. Use por sua conta e risco.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!