Ir ao conteúdo

Fonte Duex DX 600FSE+ RGB é bomba? Me recomendem uma melhor

Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei um computador (ainda está para chegar) com essas configurações:

- Processador AMD Ryzen 5 5600, 3.5GHz (4.4GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4

- placa-mãe Biostar B550MH, Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4

- Memória DDR4 Kingston Fury Beast, 8GB, 3200Mhz, Black (x2)

- SSD Kingston NV2, 500GB, M.2 NVMe, 2280, Leitura 3500MBs e Gravação 2100MBs

- Fonte Duex DX 600FSE+ RGB Series, 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo (Aqui mora o problema)

- Kit Fan Com 3 Unidades SuperFrame Swift, ARGB, 120mm, Com Controladora, Black

- RX 7600 Gigabyte Gaming OC

E ai após de realizar a compra e tudo eu fiquei sabendo que essa fonte que eu escolhi não é de uma qualidade tão boa e provavelmente me dará problemas, confere? Sendo assim o computador nem chegou e eu já tô com medo de ligar ele por conta disso, o que vocês fariam? E qual uma fonte boa até uns 400 reais que suportaria bem essa configuração?

Fiz o cálculo no site da OuterVision e deu essa potência, porém sei que a GPU opera na casa dos 150/200W então eu tenho lá minhas dúvidas, já chegaram a me recomendar eu comprar uma fonte de 750W/800W mas aí não sei se consigo encontrar uma boa com o valor do meu orçamento.

IMG_9931.png

Postado
11 minutos atrás, Savas disse:

E ai após de realizar a compra e tudo eu fiquei sabendo que essa fonte que eu escolhi não é de uma qualidade tão boa e provavelmente me dará problemas, confere?

É, então. Não tem teste para comprovar a qualidade dessa fonte (ou a falta dela), então não tem como dizer que é de fato boa / ruim e se vai dar problema.

12 minutos atrás, Savas disse:

Sendo assim o computador nem chegou e eu já tô com medo de ligar ele por conta disso, o que vocês fariam?

Paciência. Você comprou sem perguntar, então agora aceite as consequências da sua escolha e use sua máquina como está.

13 minutos atrás, Savas disse:

Fiz o cálculo no site da OuterVision e deu essa potência, porém sei que a GPU opera na casa dos 150/200W então eu tenho lá minhas dúvidas, já chegaram a me recomendar eu comprar uma fonte de 750W/800W mas aí não sei se consigo encontrar uma boa com o valor do meu orçamento.

Não faz o menor sentido querer enfiar 800w nisso aí, essa galera que te recomendou está tendando dar lucro para alguma loja...

Considerando sua máquina, uma de 500 já supriria com folga; considerando possíveis upgrades no futuro, eu colocaria uma de 650 custo/benefício, que já é exagero, mas ainda é compreensível em nome de upgrades. Mais que isso, aí é dinheiro jogado fora.

• Obrigado 1
  • Solução
Postado
40 minutos atrás, Savas disse:

E qual uma fonte boa até uns 400 reais que suportaria bem essa configuração?

Recomendo a Cooler Master MWE V2 Bronze 550w [MPE-ACAAB], que é Tier B, tem 5 anos de garantia e foi testada e aprovada pelo TecLab.

PSU Tier List

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

• Obrigado 1
Postado

@Imakuni

24 minutos atrás, Imakuni disse:

É, então. Não tem teste para comprovar a qualidade dessa fonte (ou a falta dela), então não tem como dizer que é de fato boa / ruim e se vai dar problema.

Paciência. Você comprou sem perguntar, então agora aceite as consequências da sua escolha e use sua máquina como está.

Não faz o menor sentido querer enfiar 800w nisso aí, essa galera que te recomendou está tendando dar lucro para alguma loja...

Considerando sua máquina, uma de 500 já supriria com folga; considerando possíveis upgrades no futuro, eu colocaria uma de 650 custo/benefício, que já é exagero, mas ainda é compreensível em nome de upgrades. Mais que isso, aí é dinheiro jogado fora.

Pois é, foquei tanto nas peças de desempenho do computador e acabei esquecendo o básico que é a fonte, só olhei a potência e o selo 80 plus.

Sobre as fontes de 800W também imaginei que seria demais, tanto por que não pretendo fazer alguma mudança de hardware por pelo menos 3 anos, então não acho que seria tão interessante pegar logo uma fonte tão forte assim.

Mas em questão de segurança e tudo, acha que é tranquilo eu ligar o pc e usá-lo enquanto eu junto mais uma grana pra comprar uma fonte melhor? Tipo uma A650BN?

3 minutos atrás, Tiberio disse:

Recomendo a Cooler Master MWE V2 Bronze 550w [MPE-ACAAB], que é Tier B, tem 5 anos de garantia e foi testada e aprovada pelo TecLab.

PSU Tier List

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

Estava pensando na A650BN que esta em promoção na Terabyte tb e com um valor um pouco mais acessível, qual das duas seria melhor?

Postado
9 minutos atrás, Savas disse:

Estava pensando na A650BN que esta em promoção na Terabyte tb e com um valor um pouco mais acessível, qual das duas seria melhor?

A MSI A-BN é Tier C, já a CM MWE V2 Bronze ACAAB é Tier B.

Tier B > Tier C.

Sem falar que a MSI andou mudando para pior os capacitores da A-BN.

Postado

A MSI A-BN é Tier C, já a CM MWE V2 Bronze ACAAB é Tier B.

Tier B > Tier C.

Sem falar que a MSI andou mudando para pior os capacitores da A-BN.

Pse, fiquei sabendo da mudança dos capacitares mesmo da ABN. Então acho que vou economizar um pouco mais pra pegar essa da cooler master, acredito que os 550W sejam o suficiente pra essa configuração. Fora isso, acham “seguro” eu usar o pc com essa outra fonte pelo menos 1 mês ou 2 enquanto não pego essa outra?

Postado
6 minutos atrás, Savas disse:

Fora isso, acham “seguro” eu usar o pc com essa outra fonte pelo menos 1 mês ou 2 enquanto não pego essa outra?

Eu já devolveria de imediato.

Acredito que dá pra usar sem jogar.

Postado

Eu já devolveria de imediato.

Acredito que dá pra usar sem jogar.

Da pra usar sim, mas o negócio eh que o PC já vem montado no gabinete, então a devolução ficaria um pouco mais difícil, a minha ideia seria vender essa outra fonte e já usar o dinheiro pra comprar essa outra melhor.

Postado
13 minutos atrás, Savas disse:

Mas em questão de segurança e tudo, acha que é tranquilo eu ligar o pc e usá-lo enquanto eu junto mais uma grana pra comprar uma fonte melhor? Tipo uma A650BN?

Não compre fontes da MSI. Além de não serem as melhores pelo preço, de brinde a marca não é confiável no momento, os caras foram pegos com a boca na botija alterando os componentes para piores, então não dá para confiar que uma fonte "boa" vai ser boa de fato.

Mas de qualquer forma, foi o que eu falei: use sua máquina como está até precisar de uma nova.

7 minutos atrás, Savas disse:

Pse, fiquei sabendo da mudança dos capacitares mesmo da ABN. Então acho que vou economizar um pouco mais pra pegar essa da cooler master, acredito que os 550W sejam o suficiente pra essa configuração. Fora isso, acham “seguro” eu usar o pc com essa outra fonte pelo menos 1 mês ou 2 enquanto não pego essa outra?

É, assim, eu não gosto de apontar, mas eu considero incompetência recomendar uma fonte de quase 400R$ sendo que tem berm melhores por um preço menor, assim com também melhores por um preço bem menor.

Postado
1 minuto atrás, Imakuni disse:

Não compre fontes da MSI. Além de não serem as melhores pelo preço, de brinde a marca não é confiável no momento, os caras foram pegos com a boca na botija alterando os componentes para piores, então não dá para confiar que uma fonte "boa" vai ser boa de fato.

Mas de qualquer forma, foi o que eu falei: use sua máquina como está até precisar de uma nova.

É, assim, eu não gosto de apontar, mas eu considero incompetência recomendar uma fonte de quase 400R$ sendo que tem berm melhores por um preço menor, assim com também melhores por um preço bem menor.

E entre elas quais seriam? Cooler Master ainda é uma marca renomada no mercado e pelo nível da fonte acho que vale o investimento. Mas qual seria sua recomendação?

Postado
5 minutos atrás, Savas disse:

E entre elas quais seriam? Cooler Master ainda é uma marca renomada no mercado e pelo nível da fonte acho que vale o investimento. Mas qual seria sua recomendação?

Tem a Rise Mode Zeus, que tambem foi aprovada pelo teclab, o problema é que não dá pra saber se o teste foi comprado, a Rise nunca teve uma fonte confiavel até então.

Postado
agora, Savas disse:

Cooler Master ainda é uma marca renomada no mercado e pelo nível da fonte acho que vale o investimento

Não se compra fonte por marca, se compra por modelo. Quer dizer, você pode deixar de comprar por causa da marca (como é o caso da MSI e XPG), mas adquirir de fato, a marca tem pouco peso.

E de novo, não é uma questão só de qualidade, é questão de preço. Na época que essas fontes estavam nos 250~300R$, elas valiam, eram de fato a melhor escolha. Hoje, depois de aumentar a popularidade, o preço disparou; não valem mais, tem outras com qualidade superior e preço menor. Se de repente aparecesse uma promo, uma fonte dessas a 200R$, claro que seria um bom investimento. Mas no valor atual, simplesmente não é, e pagar por elas seria comprar gato por lebre.

3 minutos atrás, Savas disse:

Mas qual seria sua recomendação?

Já disse duas vezes:

50 minutos atrás, Imakuni disse:

aceite as consequências da sua escolha e use sua máquina como está.

e

6 minutos atrás, Imakuni disse:

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Imakuni disse:

Não se compra fonte por marca, se compra por modelo. Quer dizer, você pode deixar de comprar por causa da marca (como é o caso da MSI e XPG), mas adquirir de fato, a marca tem pouco peso.

E de novo, não é uma questão só de qualidade, é questão de preço. Na época que essas fontes estavam nos 250~300R$, elas valiam, eram de fato a melhor escolha. Hoje, depois de aumentar a popularidade, o preço disparou; não valem mais, tem outras com qualidade superior e preço menor. Se de repente aparecesse uma promo, uma fonte dessas a 200R$, claro que seria um bom investimento. Mas no valor atual, simplesmente não é, e pagar por elas seria comprar gato por lebre.

Já disse duas vezes:

e

eu entendo, mas como é meu primeiro computador o medo de tudo só papocar e ir para os ares é maior

4 minutos atrás, Tiberio disse:

Tem a Rise Mode Zeus, que tambem foi aprovada pelo teclab, o problema é que não dá pra saber se o teste foi comprado, a Rise nunca teve uma fonte confiavel até então.

vou da uma olhada nessa outra também

• Moderador
Postado
12 minutos atrás, Tiberio disse:

o problema é que não dá pra saber se o teste foi comprado

Bem, o teste foi feito ao vivo, assim como a demonstração dos componentes internos. Duvido que o TecLab iria arriscar jogar a reputação na lama com clandestinagem.

Agora, se a Rise vai querer sacanear depois e alterar o projeto são outros quinhentos, embora eu, particularmente, não acho provável.

Devo dizer que é bobeira o dono da Rise não ter enviado a fonte pro Aris certificar Cybenetics, daria mais credibilidade pra fonte. Alguns podem achar suspeito, mas eu acho que é só ignorância mesmo, o Ronaldo disse que ele só se importava em ter o selo TecLab.

Postado
10 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Agora, se a Rise vai querer sacanear depois e alterar o projeto são outros quinhentos, embora eu, particularmente, não acho provável.

Não duvido mais de nada nesse Brasil...

Num vídeo recente do Teclab o Ronaldo chegou a falar que tem um modelo de fonte da SuperFrame que tem o selo deles e nunca passou por lá.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
5 minutos atrás, Tiberio disse:

Num vídeo recente do Teclab o Ronaldo chegou a falar que tem um modelo de fonte da SuperFrame que tem o selo deles e nunca passou por lá.

Sim, por algum motivo a loja (salvo engano a Tera) anunciou uma fonte como aprovada TecLab, algo assim. Mas foi engano da loja, aparentemente tinha sido outra fonte da SuperFrame testada. O Guiga Games também fez essa pataquada.

A única SuperFrame boa e que realmente foi aprovada (muito bem, por sinal) é a SF-G850M, porém, na última vez que fui procurar o vídeo do teste novamente, não encontrei mais.

• Batata Defumada alterou o título para Fonte EVGA 600GD é bomba? Me recomendem uma melhor
Postado
54 minutos atrás, Tiberio disse:

@Batata Defumada Você alterou o nome do tópico e nada tem a ver com essa fonte EVGA.

já ia dizer, essa fonte nem chegou a ser citada

2 minutos atrás, Savas disse:

No fim das contas vou ficar observando o valor dessas fontes que foram citadas e caso apareça uma oportunidade boa na black friday eu desembolso. obrigado a todos pelas recomendações, ficarei bem atento a essa Rise e a CM 

• Curtir 1
  • Batata Defumada alterou o título para Fonte Duex DX 600FSE+ RGB é bomba? Me recomendem uma melhor
Postado
8 horas atrás, Savas disse:

No fim das contas vou ficar observando o valor dessas fontes que foram citadas e caso apareça uma oportunidade boa na black friday eu desembolso. obrigado a todos pelas recomendações, ficarei bem atento a essa Rise e a CM 

Cooler Master MWE V2 550W 80+ : 
R$389,9 (Terabyte)

Rise Mode Zeus 550W 80+:
R$269,99 (Kabum)

SuperFrame 500W 80+:
R$ 259,90 (Terabyte)

XPG Nylon 650W 80+:
R$319,9 (Terabyte)

Gamdias Cyclops 650W 80+: R$ 289,90 (Terabyte)

Por fim das contas e depois de uma pesquisa, caso apareça alguma promoção que baixe consideravelmente o preço de alguma dessas eu compro, caso tenham mais alguma sugestão pode adiciona a lista e aí dependendo no dia da black eu consiga desembolsar uma grana pra evitar a dor de cabeça com a Duex, mas caso não baixe muito vou ficar com a guerreira chinesa aí até ela entregar os pontos

Postado

SuperFrame 500W 80+:
R$ 259,90 (Terabyte)

Ninguém aqui no tópico recomendou essa fonte da SuperFrame, que por sinal tem uma topologia ultrapassada de Group regulation.

XPG Nylon 650W 80+:
R$319,9 (Terabyte)

Essa XPG está envolvida numa grande polêmica👇

Gamdias Cyclops 650W 80+: R$ 289,90 (Terabyte)

Essa Cyclops apesar de ter sido aprovada pelo teclab anda morrendo com pouco tempo de uso👇

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado
10 horas atrás, Savas disse:

Cooler Master MWE V2 550W 80+ : 
R$389,9 (Terabyte)

Rise Mode Zeus 550W 80+:
R$269,99 (Kabum)

Foca nessas duas, ambas irão lhe atender bem. Em relação ao preço, admito que a Cooler Master já foi mais barata, por isso indicaria a Zeus hoje, mas não acho que haverá alguma promoção que diminua muito mais o preço dela.

• Curtir 3
Postado

É válido procurar alguma dessas fontes mais adequadas sendo usadas em sites como OLX e coisas assim, sendo elas com pouco ou quase nenhum uso?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...