Ir ao conteúdo

Queria substituir o modem da vivo com uma ONU antiga que tenho

Ir à solução Resolvido por Linio Alan,

Posts recomendados

Postado

Pelo que saiba para substituir tem que efetuar a mudança do SN para poder ser aceito na rede da vivo, o problema é que não acho o acesso web da ONU (xPON), não tem modelo nem ip descrito porém é parecido com esta que achei na internet:

https://www.magazineluiza.com.br/onu-gpon-epon-hibrida-ftth-1ge-modem-1-10-100-1000-softel/p/ce458j294j/in/mdem/

Ao segurar o reset ele apenas desliga e liga piscando a luz LOS, e ao liga-lo com o reset segurado começa pingar no ip 192.168.1.1, porém sem acesso web e pelo jeito sem telnet também... alguém teria alguma ideia?

Não acho manual dele e nem nada parecido para verificar as possibilidades

• Arthur Guillermo alterou o título para Queria substituir o modem da vivo com uma ONU antiga que tenho
  • Membro VIP
Postado

ONTs das operadoras vem com firmware personalizado para funcionar somente na rede da própria, o acesso web realmente é sim desativado quando a mesma sincroniza o óptico e recebe as configurações via canal de gerência quando são resetadas, de forma que o acesso pelo usuário final não seja possível, isso é padrão em praticamente todas operadoras com rede GPON.

Independente do modelo/fabricante da ONT.

Mas se serve de alguma ajuda, tem vídeo-tutoriais de quem conseguiu substituir a ONT da Vivo:

https://m.youtube.com/results?sp=mAEA&search_query=me+livrei+do+modem+da+vivo

Postado
45 minutos atrás, Linio Alan disse:

ONTs das operadoras vem com firmware personalizado para funcionar somente na rede da própria, o acesso web realmente é sim desativado quando a mesma sincroniza o óptico e recebe as configurações via canal de gerência quando são resetadas, de forma que o acesso pelo usuário final não seja possível, isso é padrão em praticamente todas operadoras com rede GPON.

Seria uma ONU, mas, não consigo fazer reset fora da fibra e nem na fibra, não acho manual nem nada dessa ONU, queria propriamente tentar usar essa pois não queria gastar mais dinheiro pois já tenho um roteador próprio.

Existe como fazer o reset? Ou será que essa ONU não possui interface web ? Esse modo que ela entra ligando com o reset parece ser um recovery ou algo similar pois a fibra não é reconhecida e começa dar ping no 192.168.1.1

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Essa ONU que você tem em mãos, antiga, se você à adquiriu e veio de algum lote de alguma operadora complica bastante as coisas, e não me recordo de ter um campo no setup de nenhuma das ONUs/ONTs que tive a oportunidade de ter algum contato, sem dizer ainda do fato de se a OLT na outra ponta da fibra (lado operadora) não conseguir completar a configuração remota mesmo no caso de o SN estar correto pelo fato da (in)compatibilidade de firmware/fabricante entre eles.

ONUs em geral não são um equipamento standalone por assim dizer, para permitir acesso sem ocorrer primeiro o sincronismo da PON, por se tratar de uma bridge óptica em essência.

São tantos os detalhes que fico particularmente admirado de ver esses vídeos de gente que conseguiu substituir com sucesso.

• Triste 1
  • 5 meses depois...
Postado
Em 17/11/2024 às 17:29, Arthur Guillermo disse:

Pelo que saiba para substituir tem que efetuar a mudança do SN para poder ser aceito na rede da vivo, o problema é que não acho o acesso web da ONU (xPON), não tem modelo nem ip descrito porém é parecido com esta que achei na internet:

https://www.magazineluiza.com.br/onu-gpon-epon-hibrida-ftth-1ge-modem-1-10-100-1000-softel/p/ce458j294j/in/mdem/

Ao segurar o reset ele apenas desliga e liga piscando a luz LOS, e ao liga-lo com o reset segurado começa pingar no ip 192.168.1.1, porém sem acesso web e pelo jeito sem telnet também... alguém teria alguma ideia?

Não acho manual dele e nem nada parecido para verificar as possibilidades

As grandes operadoras bloqueiam o acesso do cliente doméstico pra impedir qualquer alteração na rede deles.

Compreendi o seu problema amigo, mas a melhor maneira é você abrir uma visita técnica, falar com o técnico e do supervisor dele e explicar a situação. 

Caso se recusem, você abre uma reclamação no Procon, Anatel e depois Juizado Especial.

Essas empresas vão fazer de tudo pra não deixar você usar seu equipamento próprio, não importa o que você diga. Há vídeos de pessoas que conseguiram fazer a troca completa, mas o processo parece tão complicado que é mais fácil você abrir reclamações pra forçar eles a fazerem do que você quebrar a cabeça com isso

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...