Ir ao conteúdo

Fonte SF-G850M esta na posição correta?

Ir à solução Resolvido por Mengineer,

Posts recomendados

Postado

Eu comprei um gabinete 903 max e uma fonte SuperFrame, 850W, 80 Plus Gold (SF-G850M) quando eu recebi eu não reparei, mas quando fui pegar pra ligar ele me pareceu que quem montou o pc colocou a fonte de cabeça pra baixo, isso esta certo ou estou vendo coisas? tambem não sei se isso não teria problema, nem liguei ele pela duvida, não sei se podia colaborar com aquecimento e essas coisas.

WhatsApp Image 2024-11-17 at 20.38.55.jpeg

• Solução
Postado
6 minutos atrás, Rockz disse:

Eu comprei um gabinete 903 max e uma fonte SuperFrame, 850W, 80 Plus Gold (SF-G850M) quando eu recebi eu não reparei, mas quando fui pegar pra ligar ele me pareceu que quem montou o pc colocou a fonte de cabeça pra baixo, isso esta certo ou estou vendo coisas? tambem não sei se isso não teria problema, nem liguei ele pela duvida, não sei se podia colaborar com aquecimento e essas coisas.

WhatsApp Image 2024-11-17 at 20.38.55.jpeg

Sempre coloco a fonte com os furos da ventilação virados para a parte da placa-mãe, ou para cima, ou para baixo, nunca virados para a tampa de baixo ou de cima, que seria 'sufocar' a fonte. Não faz sentido e nem nunca fez sentido para mim. Eu depois recebo respostas de que o fan e a parte dos furos é a exaustão da fonte, logo estaria correto.

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Rockz disse:

isso esta certo ou estou vendo coisas?

A fonte está instalada na posição correta, a fan da fonte deve estar virada pra baixo.

5 minutos atrás, Mengineer disse:

Sempre coloco a fonte com os furos da ventilação virados para a parte da placa-mãe, ou para cima, ou para baixo, nunca virados para a tampa de baixo ou de cima, que seria 'sufocar' a fonte.

Falou muito e não deu pra entender nada.

• Curtir 2
Postado
3 minutos atrás, Tiberio disse:

A fonte está instalada na posição correta, a fan da fonte deve estar virada pra baixo.

Falou muito e não deu pra entender nada.

Sim, ficou um pouco confuso mesmo.

Se a fonte vai na parte de cima do PC, eu coloco o cooler dela, a parte vazada onde entra e sai ar para baixo; se a fonte vai em baixo para cima, só isso. Nunca tapando esta parte. 

Postado

@Tiberio @Mengineer Obrigado, realmente não sabia, em baixo do gabinete tem uma tela o que me fez pensar que estaria correto, mas fiquei na duvida.

Outra coisa, não tenho um pc novo a pelo menos 12 anos, antigamente fontes tinha uma chave de tensão... isso não existe mais? porque aqui é 220

Postado
1 minuto atrás, Mengineer disse:

Sim, ficou um pouco confuso mesmo.

Se a fonte vai na parte de cima do PC, eu coloco o cooler dela, a parte vazada onde entra e sai ar para baixo; se a fonte vai em baixo para cima, só isso. Nunca tapando esta parte. 

A fonte sempre fica com a fan virado pra baixo, independente se ela fica na parte de cima ou na parte de baixo do gabinete.

1 minuto atrás, Rockz disse:

antigamente fontes tinha uma chave de tensão... isso não existe mais? porque aqui é 220

As fonte com a maldita chave seletora de tensão vermelha possuem projeto do século passado, fontes modernas e atuais são full ranger e funcionam em quaisquer tensão, seja 110 ou 220v, só cuidado pra não colocar um estabilizador na frente.

• Curtir 2
Postado
3 minutos atrás, Rockz disse:

@Tiberio @Mengineer Obrigado, realmente não sabia, em baixo do gabinete tem uma tela o que me fez pensar que estaria correto, mas fiquei na duvida.

Outra coisa, não tenho um pc novo a pelo menos 12 anos, antigamente fontes tinha uma chave de tensão... isso não existe mais? porque aqui é 220

Fonte chaveada costuma ser fria. Fontes sem, pelo que sei são auto-reguladoras;220v/127v este tipo de coisa tem haver com tensão, enquanto A = corrente = fluxo (corrente); se ligar algo 127v em 220v é perigoso e vai pifar algo seu, se ligar algo 220v em 127v vai ficar sem força, digo por experiência própria.

• Curtir 1
Postado

@Mengineer Quando comprei essa fonte nas especificações dizia tensão de entrada: 100-240V... mas eu pensei que eu que teria que virar a chave saca? pela minha exp antiga haha... quando fui ver e não vi chave nenhuma fiquei nada duvida

Postado
4 minutos atrás, Rockz disse:

@Mengineer Quando comprei essa fonte nas especificações dizia tensão de entrada: 100-240V... mas eu pensei que eu que teria que virar a chave saca? pela minha exp antiga haha... quando fui ver e não vi chave nenhuma fiquei nada duvida

Suporta de 100 até 240v = bivolt.

100 é baixa tensão, 240v alta tensão. O ideal é 127v ou 220v, existe uma pequena margem de aceitação para menos e para mais, esta fonte aguenta muito.

Evita estabilizadores, réguas, no-breaks. Prefira: condicionadores de energia, estes protegem o que você tem e ainda tentam limpar a recepção de energia para seu Pc etc... 

Por que? A rede elétrica, mundialmente falando:

Cargas trocadas com vizinhos, estabelecimentos, mais coisas na tomada etc... = harmônicas que são frequências intrusas.

Pelo que sei não temos no Brasil 50, mas 60 Hz, talvez alguns locais 50? Não sei, acho que tudo 60, mas harmônicas são 120, 180, 240 etc... e isso fazendo vários problemas. 

Claro que condicionadores você pesquisa, vê especificações, pergunta etc... dai adquire ou não, eu só uso condicionador de energia quando possível.

• Curtir 1
Postado

@Rockz Bem provável que essa sua fonte esteja superdimensionada, 850w é bastante potência.

3 minutos atrás, Mengineer disse:

Evita estabilizadores, réguas, no-breaks. Prefira: condicionadores de energia, estes protegem o que você tem e ainda tentam limpar a recepção de energia para seu Pc etc... 

O ideal seria usar um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

5 minutos atrás, Mengineer disse:

100 é baixa tensão, 240v alta tensão.

No ramo da eletricidade, alta tensão seria uma tensão acima do aceitável.

• Curtir 1
Postado

@Mengineer Obrigado novamente... só mais um detalhe, aquele botão ''zero fan'' é pra deixar pressionado? isso é novidade pra mim

@Tiberio Obrigado, eu tenho um iclamper energia 5, mas o cabo de alimentção que eu tenho é aquele velho, 3 pinos mas é difrete é mais alto, não da no iclamper, ams eu não usava no pc antigo... acho que vou ter que comprar um cabo de energia novo, com a outra ponta de 3 pinos acho, nem sei se tem

Postado
1 hora atrás, Rockz disse:

@Mengineer Obrigado novamente... só mais um detalhe, aquele botão ''zero fan'' é pra deixar pressionado? isso é novidade pra mim

@Tiberio Obrigado, eu tenho um iclamper energia 5, mas o cabo de alimentção que eu tenho é aquele velho, 3 pinos mas é difrete é mais alto, não da no iclamper, ams eu não usava no pc antigo... acho que vou ter que comprar um cabo de energia novo, com a outra ponta de 3 pinos acho, nem sei se tem

Não conheço esta função zero fan, na dúvida não utilizar se tudo está okay. Eu tentaria ver de por várias ventoinhas boas (não 120mm necessariamente, podem ser 80mm ou 92mm se com bom CFM/baixo ruído e boa rotação); eu estou apenas com duas, futuramente ligarei as outras, quando adquirir um gerenciador de fans decente, então irei dar uma reduzida nas rotações para diminuir drasticamente ruídos; isto que disse agora deve ser estudado, porque rotação menor, pode esquentar mais, enfim.. eu concordo com o Tiberio sobre a Clamper, excelente empresa. 

Eu apenas recomendo condicionadores de energia por geralmente (se for realmente bom, se você checar antes de comprar) gerenciarem a energia tentando auxiliar nos harmônicos da rede elétrica, que são cargas 'sujas', além de que vi que uns auto regulam tensão, seria tipo sua rede querer dar picos para cima (acima dos 5% suportados em 127v ou 220v) ou para baixo (abaixo dos 5% suportados em 127v ou 220v); não usei ainda destes, mas parecem bem legais, no futuro posso vir a adquirir. Enfim... mas sobre filtros de linha ou réguas, eu confio na Clamper, mas minha paixãozinha é nos condicionadores hehe.

Filtros (para mim) são bons, mas condicionadores eu recomendo pela gestão mesmo. Porém o nosso colega Tiberio está realmente com a razão.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!