Ir ao conteúdo

Ryzen 7 8700G vs Core i5-14600K

Ir à solução Resolvido por Rafael C.,

Posts recomendados

Postado

Saudações!

Estou em uma dúvida cruel entre esses dois processadores que possuem desempenho e faixa de preço semelhantes, sei que no momento está tudo caro, entretanto, posso esperar até no máximo Dezembro/24 para comprar o meu computador... Tinha pensando originalmente na configuração: placa-mãe Gigabyte B760M Aorus Elite, DDR5, Processador Intel Core i5-14600K(pela iGPU), porém, analisando alguns vídeos percebi que o R7 8700G fica próximo ao mesmo nível(quando se tem uma GPU offboard). Então, por favor, peço aconselhamentos sobre qual seria a melhor escolha visando este cenário e visando também o futuro, espero não precisar trocar de configurações básicas(placa-mãe e CPU) pelos próximos 5 anos.

Agradeço desde já!

Postado

Considerando o fato de que você não quer trocar de configurações básicas nos próximos anos, vai de 8700G, AM5 vai durar bem mais que o LGA1700, que já foi substituído pelo 1851.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Dentre estes dois, o melhor é o Ryzen 7 8700G, e se torna melhor ainda se você planeja ficar com o vídeo integrado(que equivale a uma GTX 1650) por um tempo, mas se você planeja colocar uma placa de vídeo dedicada logo, pode ser uma opção melhor colocar algo como o Ryzen 7 7700, ele tem um vídeo integrado mais simples porém tem características que o superam o processador 8700g

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para Ryzen 7 8700G vs Core i5-14600K
Postado

Agradeço demais os comentários, @Rafael C. e @RafaelRT2...

Posso tomar a liberdade de perguntar se a  placa-mãe placa-mãe MSI Pro B650M-P é tão boa quanto uma AORUS Elite ou devo criar um outro tópico para isso??
Estava decidido na Aorus, porém achei um kit já com essa MSI Pro que está em um preço consideravelmente bom, pesquisei a Aorus e vi que ela aguentaria um Ryzen 9 mais robusto futuramente, não sei sobre a MSI...

Postado
Em 20/11/2024 às 17:25, Daniel Stollmeier disse:

Estou em uma dúvida cruel entre esses dois processadores que possuem desempenho e faixa de preço semelhantes, sei que no momento está tudo caro, entretanto, posso esperar até no máximo Dezembro/24 para comprar o meu computador... Tinha pensando originalmente na configuração: placa-mãe Gigabyte B760M Aorus Elite, DDR5, Processador Intel Core i5-14600K(pela iGPU), porém, analisando alguns vídeos percebi que o R7 8700G fica próximo ao mesmo nível(quando se tem uma GPU offboard). Então, por favor, peço aconselhamentos sobre qual seria a melhor escolha visando este cenário e visando também o futuro, espero não precisar trocar de configurações básicas(placa-mãe e CPU) pelos próximos 5 anos.

Começando pela parte fácil, não compre nenhum dos dois que não vale. Do lado da Intel, esquece, nenhum processadore deles faz sentido atualmente, todos são furada.

E para AM5, não pegue esse 8xxx, na realidade são processadores capados, você precisa pegar um 7000 sem G (no caso, o 7700 ou 7700x) para fazer sentido. Se puder, ótimo, vá num deles com 2x16gb DDR5 e uma placa B650 decente, vai te deixar pronto para vários anos, e na hora do up, vai ser só colocar a próxima geração que deve lançar em 2026 ou algo similar.

3 horas atrás, Daniel Stollmeier disse:

Posso tomar a liberdade de perguntar se a  placa-mãe placa-mãe MSI Pro B650M-P é tão boa quanto uma AORUS Elite ou devo criar um outro tópico para isso??

Essa da MSI foi a que eu comprei. Se tivesse bolso para uma melhor, eu teria considerado, mas era de longe a melhorzinha entre as mais baratas.

Postado
Em 22/11/2024 às 00:45, Imakuni disse:

Começando pela parte fácil, não compre nenhum dos dois que não vale. Do lado da Intel, esquece, nenhum processadore deles faz sentido atualmente, todos são furada.

E para AM5, não pegue esse 8xxx, na realidade são processadores capados, você precisa pegar um 7000 sem G (no caso, o 7700 ou 7700x) para fazer sentido. Se puder, ótimo, vá num deles com 2x16gb DDR5 e uma placa B650 decente, vai te deixar pronto para vários anos, e na hora do up, vai ser só colocar a próxima geração que deve lançar em 2026 ou algo similar.

Essa da MSI foi a que eu comprei. Se tivesse bolso para uma melhor, eu teria considerado, mas era de longe a melhorzinha entre as mais baratas.

Então amigo, como os preços dos componentes neste momento estão elevados, o G torna-se uma opção para mim pois preciso do PC porém possivelmente não terei grana para comprar a GPU junto conforme deixei no tópico, então, eu passarei alguns meses em uma GPU dedicada, por isso a opção de aderir ao 8700G que tem um desempenho bem similar ao 14600K que na minha opinião vendo vários reviews  é um bom processador já que fica próximo dos Ryzen 9 e também dos Intel Core i9, mas, vendo os reviews do 7700 após a dica do colega @Rafael C. estou esperando ver se ele entrará em alguma promoção bacana e se sim, vou pegá-lo
Sobre a placa-mãe, acho que vou acabar optando pela placa-mãe ASUS TUF Gaming B650M-E pois o preço está equivalente e vi muitos vídeos recomendando-a... 

Postado
2 minutos atrás, Daniel Stollmeier disse:

Então amigo, como os preços dos componentes neste momento estão elevados, o G torna-se uma opção para mim pois preciso do PC porém possivelmente não terei grana para comprar a GPU junto conforme deixei no tópico, então, eu passarei alguns meses em uma GPU dedicada, por isso a opção de aderir ao 8700G que tem um desempenho bem similar ao 14600K que na minha opinião vendo vários reviews  é um bom processador já que fica próximo dos Ryzen 9 e também dos Intel Core i9...
Sobre a placa-mãe, acho que vou acabar optando pela placa-mãe ASUS TUF Gaming B650M-E pois o preço está equivalente e vi muitos vídeos recomendando-a... 

Ou, melhor: você pega á PRO B650M-P mesmo, e com esses 400R$, pega o 7700 / 7700x. Aguente aí esses 2~3 meses com a iGPU deles (que é até bem boazinha por sinal), vai ficar um PC bem melhor a longo prazo. Não seja afobado, a paciência recompensa.

Postado
28 minutos atrás, Imakuni disse:

Ou, melhor: você pega á PRO B650M-P mesmo, e com esses 400R$, pega o 7700 / 7700x. Aguente aí esses 2~3 meses com a iGPU deles (que é até bem boazinha por sinal), vai ficar um PC bem melhor a longo prazo. Não seja afobado, a paciência recompensa.

Cara, acabei de observar que o Ryzen 7 7700 está saindo por 1999,99 até no cartão, então, no fim das contas o preço está igual ao do 8700G para mim...
Agora como conselho, você acha que devo comprar logo hoje ou esperar a Black Fraude da sexta?

Postado
11 minutos atrás, Daniel Stollmeier disse:

Cara, acabei de observar que o Ryzen 7 7700 está saindo por 1999,99 até no cartão, então, no fim das contas o preço está igual ao do 8700G para mim...
Agora como conselho, você acha que devo comprar logo hoje ou esperar a Black Fraude da sexta?

Você consegue o 7700x por 1800 a vista. Lembre, não compre nada no cartão que acaba saindo mais caro a longo prazo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...