Ir ao conteúdo

Gargalo Core i9-11900 com GeForce RTX 4060

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Bom dia estou com problemas de uso da CPU estar em 100% e a gpu estar na faixa dos 40% no warzone já fiz de tudo não consigo diminuir o uso do processador pois quero fazer live só que queria dar uma folga para o processador alguém sabe me dizer se as minhas peças a um nível de diferença muito grande entre elas ?

Postado

Bom dia, amigo. Favor informar a configuração completa do seu PC e o nível de desempenho que você está tendo (configuração gráfica e FPS).

Para esse tipo de CPU é esperado que você consiga uma gameplay acima dos 150 FPS (EDIT: acho que não chega a tanto, me confundi um pouco. Mas pelo menos 100+ ele deve conseguir) em condições normais, só vai depender da qualidade gráfica que você escolher pra placa de vídeo trabalhar sobrando e deixar o desempenho por conta da capacidade do processador. Mas o seu desempenho pode ser afetado por condições de temperatura ou por placa-mãe fraca.

Vale lembrar que o Core i9 10900 é um CPU high-end antigo, e apesar de já ter sido superado por CPUs intermediários mais modernos, ainda assim é um high-end que não se dá bem com placa-mãe de entrada. O problema mais comum que eu vejo aqui no fórum é o pessoal que acha que é só colocar Core i9 em qualquer placa-mãe que vai funcionar, mas não é bem assim.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Breno 048 disse:

É uma b560m 16 de ram 

Informações incompletas. B560 é apenas modelo de chipset, não é modelo de placa-mãe. Você não mencionou se usa 1x16GB ou 2x8GB, e qual a frequência. Você não mencionou a marca e modelo da sua fonte. Você não disse o tipo de cooler que usa e o gabinete. Fora que eu também pedi para dizer como o jogo está rodando.

É impossível te ajudar assim.

Postado

Uma b560m  ds3h V2 uso um cooler master acho que é o hyper a frequência da memória acho que não vou saber informar mais creio que seja perto dos 2999 memória é da hyperx o jogo em si está rodando com 100 a 140 de quadros variando dentro dessas casas uso 2 pente de 8gb de ram, agora da para entender um pouco melhor ? 

Postado

@Breno 048 certo. Se o desempenho está entre 100-140 FPS, então está completamente normal para seu CPU. Pra melhorar acima disso, só com CPUs mais modernos. Eu recomendaria um Ryzen 7 5700X3D, ele conseguiria rodar Warzone com médias acima dos 200 FPS. Mas será um investimento um pouco alto, acima dos R$2.000. Lembrando que pra conseguir 200+ FPS você precisa configurar o game para uma qualidade gráfica que a placa de vídeo aguente também.

Postado

Então na vrdd essa faixa de quadro tá ok para mim tenho um monitor de 144hz não preciso mais do que isso o meu problema é que eu queria diminuir o consumo do processador e aumentar mais o da placa e dentro das config do jogo eu tento deixar algumas coisas mais no alto para a placa poder trabalhar mais, meu problema é que o processador tá batendo 100% de uso e eu fico com receio de fazer live com o processador forçando muito e acho que você se confundiu de processador não é o i9 10900 é o ,11900 mais então você acha que está ok a minha config não vou ter problemas com ela ?

• Solução
Postado

@Breno 048 processador trabalhar a 100% não causa nenhum dano pra ele ou pro seu PC, mas você pode ter alguns engasgos. Você está rodando um jogo pesado ao mesmo tempo que usa outros apps em segundo plano, é de se esperar que o CPU fica no talo. Com um CPU mais forte você não precisaria necessariamente jogar numa taxa de quadros mais alta, mas como resultado você teria um CPU trabalhando mais folgado numa taxa de FPS que é aceitável pra você.

A única forma de você subir o uso da placa de vídeo aí é com um processador mais forte que consiga empurrar mais FPS pra placa processar, ou aumentando a qualidade gráfica. Mas não é ideal deixar a placa de vídeo trabalhando a 100% também em jogos competitivos, dizem que isso causa um leve aumento no input lag. Tanto que você pode reparar que ao aumentar o NVIDIA Reflex (recurso para reduzir o input lag), o uso da placa de vídeo fica variando perto dos 90% para não forçar 100%.

Sobre 10900 e 11900, é a mesma coisa. A 11ª geração da Intel foi só um refresh da 10ª geração. Eles pegaram os mesmo CPUs da geração passada, aumentaram um pouco as frequências e colocaram pra vender como se fosse algo novo. Por isso foi uma geração meio fracassada no mercado, teve pouca adesão.

Vale lembrar também que a versão "não-K" desses Core i9 tem o consumo de energia limitado a 65W, e por causa disso o CPU trabalha "estragulado". O desempenho multi-core de um i9 10900 desses chega a ser mais baixo que de um Core i7 10700K que tem um limite de energia maior. Mas não adianta você tentar liberar o limite de energia na sua placa-mãe, que é de entrada, ela vai superaquecer e o desempenho final será até pior. A solução mais viável seria um upgrade completo.

• KairanD alterou o título para Gargalo Core i9-11900 com GeForce RTX 4060
  • Coordenador
Postado

Esse jogo não usa os 16 threads do processador. Ainda mais de um processador como o Core i9-11900, que ainda é extremamente rápido.

Se você está notando 100% de uso em todos os núcleos, tem algo errado aí. Verifique se a frequência do processador se mantém alta enquanto joga, além de investigar se não há programas ou malwares rodando em segundo plano.

• Curtir 1
Postado

@KairanD realmente, como o desempenho que ele estava tendo está batendo com os de outros Core i9 11900, acabei nem ligando os pontos. Talvez seja o caso de apenas metade dos núcleos/threads estarem funcionando.

E eu estava errado sobre o 11900 ser a mesma coisa do 10900, na verdade a Intel diminuiu a quantidade de núcleos do 11900, então ele praticamente sofre um downgrade.

Para referência: Core i9 11900KF rodando Warzone (lembrando que o modelo KF roda com clocks mais elevados com o modelo "não-K".

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

O processador dele pode estar superaquecendo e mantendo a frequência baixa. Daí realmente pode pegar os 100% de uso em todos os núcleos, mas com cada núcleo trabalhando bem abaixo da frequência normal.

Ou então os VRMs da placa-mãe podem não estar dando conta, o que causaria o mesmo resultado. Aí entra naquilo que você disse, já que essa placa aí não parece ser boa: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B560M-DS3H-V2-rev-1x#kf

Essas placas da Gigabyte estão cada vez mais problemáticas... Se mesmo as melhores não têm tido bons resultados, imagine essa daí, que não tem sequer dissipadores...

Enfim, ele teria que investigar bem para descobrir o que está causando isso. Podem ser muitas coisas, até mesmo um malware.

Postado

@KairanD acredito que não seja o caso, já que o CPU é travado a 65W em stock, mesmo nível de um Core i5/Ryzen 5 comum. Não achei teste do 11900, mas achei do 10900:

power-multithread.png

Mesmo operando em clocks mais baixos, não vejo a possibilidade do jogo usar todos as outras threads do CPU, ele ainda continuaria com ~50% de uso, só que com um desempenho bem menor no jogo. 

Eu tinha pensando na possibilidade do CPU estar sendo usado em segundo plano para codificar a transmissão ao vivo, mas não entendi direito se o usuário já está usando o PC para isso ou se ainda é só uma ideia. Se for o caso, ele estaria desperdiçando recursos do PC, pois a placa de vídeo pode fazer isso causando o mínimo de impacto no desempenho.

• Curtir 1
Postado
Em 21/11/2024 às 18:01, GuilhermeGB disse:

@KairanD acredito que não seja o caso, já que o CPU é travado a 65W em stock, mesmo nível de um Core i5/Ryzen 5 comum. Não achei teste do 11900, mas achei do 10900:

power-multithread.png

Mesmo operando em clocks mais baixos, não vejo a possibilidade do jogo usar todos as outras threads do CPU, ele ainda continuaria com ~50% de uso, só que com um desempenho bem menor no jogo. 

Eu tinha pensando na possibilidade do CPU estar sendo usado em segundo plano para codificar a transmissão ao vivo, mas não entendi direito se o usuário já está usando o PC para isso ou se ainda é só uma ideia. Se for o caso, ele estaria desperdiçando recursos do PC, pois a placa de vídeo pode fazer isso causando o mínimo de impacto no desempenho.

Amigo desculpa não tinha visto mais essas mensagens mais mesmo off live ele bate 100% de uso e eu estou usando um windows ghost espectre é modificado tira ums recursos para se tornar mais leve talvez esse também seja um problema irei formatar e colocar o Win 10 normal 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...