Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Pretendo substituir minha placa-mãe, cpu e VGA na próxima semana, mas estou em dúvida entre algumas variações.

APLICAÇÃO: Rodar alguns jogos em 1080p (aka Elden Ring), com qualidade gráfica entre high/ultra. Trabalho com projetos em CAD/Revit. Eventualmente edição no DaVinci Resolve.

Inicialmente, meu orçamento está em R$3.000,00, porém, caso haja alguma oportunidade excepcional, cogito aumentar para R$4.000,00.

Devido ao meu orçamento, não cogito a plataforma AM5 e, como ainda me mantenho com um I5 3330, R7 360 2GB e placa-mãe da POSITIVO, creio não precisar do topo de linha do AM4 e aguentar sem upgrades até transitar à nova plataforma.

A configuração que tenho em mente é:

Placa-mãe - R$520,00

ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II

CPU - R$880,00

Ryzen 5 5600

VGA - R$1.300,00

ASUS RX 6600 8GB

Nesta brincadeira, já atingimos R$2.700,00, considerando valores de pré black fraude na loja que explode.

Minhas ressalvas são:

• Seria mais adequado partir para uma placa-mãe B450/B550? Não pretendo realizar OC, mas desconheço a diferença entre PCI 3.0 e 4.0 para o CPU (para a VGA será irrelevante esta diferença e não sinto necessidade em relação ao armazenamento).
  • Considerando meu uso, faria mais sentido partir para um Ryzen 5 5500 e investir mais na placa de Vídeo?
  • É necessário investir em cooler/fans específicos ou posso utilizar o stock tranquilamente?
  • Há melhores combinações/configurações que eu não esteja vendo? Não acompanho o mercado de hardware.

Atuais componentes que irei manter:

PS Pylon 650w;

RAM 1x8GB + 1x4GB (Irei substituir para 2x16 3200mhz em breve. Ou 2x8 3200mhz caso opte pela A520 (possui 4 slots, então farei a transição mais devagar);

SSD Sata da Crucial;

Case Corsair CM 590 III.

Desde já, agradeço!

Postado
3 minutos atrás, KaizerRamms disse:

Seria mais adequado partir para uma placa-mãe B450/B550? Não pretendo realizar OC, mas desconheço a diferença entre PCI 3.0 e 4.0 para o CPU (para a VGA será irrelevante esta diferença e não sinto necessidade em relação ao armazenamento).

Se você acha que o PCI-Express 4.0 não fará falta para SSD, tudo bem. Para a placa de vídeo, em situações comuns não faz diferença nenhuma, em situações excepcionais, dependendo da placa de vídeo, pode fazer diferença sim. Placas de vídeo com quantidade insuficiente da memória de vídeo para determinadas aplicações quando enchem toda sua memória dedicada e vão buscar alocação da RAM do sistema acabam ficando refém da velocidade de transferência do slot PCI-Express. Então pode haver diferença de desempenho nessa mesma situação quando a placa está rodando em 4.0 ou em 3.0. Fora essa situação, o desempenho é praticamente idêntico.

Outra questão a se considerar é que uma placa B550 ofereceria um segundo slot para SSD NVMe, caso pretenda aumentar o armazenamento futuramente. Se for pra pega B550, não pegue qualquer uma. MSI B550M PRO-VDH/PRO-VDH WiFi ou ASUS TUF Gaming B550M-Plus costumam ser as melhores alternativas.

6 minutos atrás, KaizerRamms disse:
  • Considerando meu uso, faria mais sentido partir para um Ryzen 5 5500 e investir mais na placa de Vídeo?

Em jogos os Ryzen 5 5500 é ligeiramente inferior ao Ryzen 5 5600 por conta da menor quantidade de cache L3, ele fica oscilando em alguns jogos, às vezes sendo mais rápido que o Ryzen 5 3600 e às vezes sendo mais lento. Em aplicações gerais que não sofrem impacto pela quantidade reduzida de cache L3, o desempenho é bastante parecido com o Ryzen 5 5600.

8 minutos atrás, KaizerRamms disse:
  • É necessário investir em cooler/fans específicos ou posso utilizar o stock tranquilamente?

O cooler padrão da AMD consegue manter o CPU em boas temperaturas em um gabinete bem refrigerado. Você pode melhorar com um air cooler 120mm de R$120-150 futuramente, junto com a melhoria de temperatura também terá uma boa redução no ruído.

Postado
47 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se você acha que o PCI-Express 4.0 não fará falta para SSD, tudo bem.

Considerando meu uso e configurações atuais, qualquer melhora já será significativa. Não tenho interesse em substituir meu armazenamento por enquanto.

48 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Para a placa de vídeo, em situações comuns não faz diferença nenhuma, em situações excepcionais, dependendo da placa de vídeo, pode fazer diferença sim. Placas de vídeo com quantidade insuficiente da memória de vídeo para determinadas aplicações quando enchem toda sua memória dedicada e vão buscar alocação da RAM do sistema acabam ficando refém da velocidade de transferência do slot PCI-Express. Então pode haver diferença de desempenho nessa mesma situação quando a placa está rodando em 4.0 ou em 3.0. Fora essa situação, o desempenho é praticamente idêntico.

Conforme minhas pesquisas, esta diferença de desempenho em exclusiva razão do PCI 4.0 se dá em placas high-end. Acredito que em uma RX 6600, RX 6650XT ou até RX 7600 não haja tamanha diferença.

49 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Outra questão a se considerar é que uma placa B550 ofereceria um segundo slot para SSD NVMe, caso pretenda aumentar o armazenamento futuramente. Se for pra pega B550, não pegue qualquer uma. MSI B550M PRO-VDH/PRO-VDH WiFi ou ASUS TUF Gaming B550M-Plus costumam ser as melhores alternativas.

De fato. entretanto, meu SSD atual supre minhas demandas e é do tipo SATA. Caso necessário, um NVMe seria o suficiente, pois o ganho já seria considerável.

E em relação aos modelos da B550, devido à alta, já extrapola o meu orçamento.

50 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Em jogos os Ryzen 5 5500 é ligeiramente inferior ao Ryzen 5 5600 por conta da menor quantidade de cache L3, ele fica oscilando em alguns jogos, às vezes sendo mais rápido que o Ryzen 5 3600 e às vezes sendo mais lento. Em aplicações gerais que não sofrem impacto pela quantidade reduzida de cache L3, o desempenho é bastante parecido com o Ryzen 5 5600.

Vou levar em consideração. Não sei como este desempenho se aplica à projetos em CAD/edição de Vídeo. Mas considerando a diferença de preço entre o 5600 e o 5500, considero o 5500 uma opção mais custo/benefício. Ainda assim, dependendo dos valores da BF, irei optar pelo 5600. Obrigado pela explicação.

52 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O cooler padrão da AMD consegue manter o CPU em boas temperaturas em um gabinete bem refrigerado. Você pode melhorar com um air cooler 120mm de R$120-150 futuramente, junto com a melhoria de temperatura também terá uma boa redução no ruído.

Excelente, um gasto inicial a menos.

@GuilhermeGB No demais, faz sentido a configuração que sugeri? Conforme suas explicações, me parece que fiz boas escolhas. Caso os preços diminuam, posso utilizar a diferença no orçamento para buscar uma VGA mais parruda.

Grato!

• Solução
Postado
44 minutos atrás, KaizerRamms disse:

Conforme minhas pesquisas, esta diferença de desempenho em exclusiva razão do PCI 4.0 se dá em placas high-end. Acredito que em uma RX 6600, RX 6650XT ou até RX 7600 não haja tamanha diferença.

Placas high-end possuem 16 linhas de comunicação PCI-Express, e placas de entrada são limitadas com 8 linhas (essa moda só começou agora, antes era tudo 16). Na prática, placas de entrada só tem acesso a metade da velocidade total do slot PCI-Express x16, então elas tem bem mais chance de sofrer problemas for falta de banda. Placas high-end também dificilmente vão sofrer por falta de memória de vídeo, elas tem 16GB pra cima, a RTX 4090 mesmo tem 24GB. A situação onde a comunicação PCI-Express é mais crucial no uso prático é quando a memória de vídeo está totalmente ocupada.

Talvez você não tenha ficado por dentro da situação da tal RX 6500 XT que AMD teve a falta de vergonha da cara de lançar. Placas de vídeo limitada a 4 linhas de comunicação PCI-Express, e com apenas 4GB de memória de vídeo. Acontece que ao usar essa placa em PCI-Express 3.0 em vez de 4.0, o desempenho poderia até cair na metade se a exigência de memória fosse muito maior do que os 4GB disponíveis, além da grande quantidade de travamentos. Mas por ter pouquíssimas linhas de comunicação (4 das 16 totais), mesmo usando pouca VRAM a placa ainda rendia ligeriamente menos em 3.0, e olha que o nível de desempenho dessa placa é bem de entrada, ela briga com a GTX 1650, então essa história de afetar só high-end é mito.

Algo similar ocorre com a versão de 8GB da RTX 4060 Ti ao ser usada em PCI-Express 3.0, e ela tem 8 linhas de comunicação PCI-Express. Sugiro você dar uma olhada nesse vídeo aqui pra ver na prática, e tem a explicação técnica excelente padrão do canal Hardware Unboxed (se você souber inglês).

Vou levar em consideração. Não sei como este desempenho se aplica à projetos em CAD/edição de Vídeo. Mas considerando a diferença de preço entre o 5600 e o 5500, considero o 5500 uma opção mais custo/benefício. Ainda assim, dependendo dos valores da BF, irei optar pelo 5600. Obrigado pela explicação.

Seu tipo de uso não será impactado pelo cache L3. No caso da edição de vídeo, se você pegasse um CPU octa-core (Ryzen 7) você teria mais desempenho, já CAD usa uma quantidade limita de núcleos, geralmente 4 núcleos é o máximo que essee tipo de aplicação consegue usar, então não há diferença prática entre CPUs com mais de 4 núcleos. Mas não precisa se preocupar, se você futuramente achar que precisa de mais desempenho para renderização, ainda poderá colocar até um Ryzen 9 nessa placa-mãe. Tem versões do Ryzen 9 com 12 núcleos e com 16 núcleos.

No demais, faz sentido a configuração que sugeri? Conforme suas explicações, me parece que fiz boas escolhas. Caso os preços diminuam, posso utilizar a diferença no orçamento para buscar uma VGA mais parruda.

Sim, será uma boa configuração um enorme salto em relação ao que tem agora. Eu fiz um upgrade similar anos atrás, saí do Core i5 3470 e vim para o Ryzen 5 3600, o poder de processamento é outro nível.

Postado

@GuilhermeGB  Agradeço imensamente pelo suporte. Vou monitorar os valores e ir de cabeça nesta configuração. Caso os valores diminuam, irei optar por uma placa de Vídeo mais forte ou alguns periféricos necessários no momento.

Vou estudar o tema do PCI conforme o link citado. Grato por compartilhar seu conhecimento.

Grande abraço!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!