Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com um problema de internet, eu uso uma placa de rede TP-LINK acredito que seja a "Tg-3468" numa placa-mãe P8H61-M LX3 PLUS da ASUS, mas a internet fica limitada, era para pelo menos ficar cravado em 100 MBps, até porque minha internet é de 200 MBps, estava vendo alguns tópicos e vi que poderia ser a placa-mãe, por conta que é H61, uma placa mais antiga, fazendo limitar a rede, eles estão certo? Ou pode ser o cabo de rede ou driver da placa de rede?

  • Membro VIP
Postado

Um carro com pneus misto (cidade / offroad) de motor que permita chegar aos 200km/h, em trecho misto muito c/ chuva muito provavelmente nunca vai desenvolver os 200km/h.

 

Esta é uma analogia ao seu caso, o link internet é a capacidade máxima teórica do "motor", o trecho misto representa a sua rede LAN com suas limitações intrínsecas, e a sua placa de rede desenvolve o que o "trecho misto" permitir, não o que o motor pode teóricamente desenvolver.

 

A diferença entre a capacidade máxima da sua placa de rede -- 100 Mbps -- com a banda máxima alcançada -- 95 Mbps -- refere-se ao que chamamos de overhead. É o "desperdício" de banda resultado do trabalho dos protocolos da rede e do meio de transmissão (atenuação).

 

Para poder utilizar o máximo da velocidade do seu link banda larga -- 200 Mbps -- sua placa de rede precisa obrigatoriamente de suporte Gigabit Ethernet (1000/1000).

 

Tudo normal no seu caso aí @Cai0ba

  • Membro VIP
Postado

Esse problema de interface sincronizando em velocidade abaixo do total suportado geralmente se trata de cabo ruim/errado para suporte à Gigabit.

 

O roteador que conecta nesse PC qual é? E o cabo de rede de que tipo? Está em boas condições?

  • Membro VIP
Postado

Entendo, ambos tem portas Gigabit.

 

Porém pelo que entendi, o seu PC está conectado ao TP-Link correto?

 

E se conectá-lo diretamente ao Intelbras, o que ocorre?

  • Membro VIP
Postado

Certo a questão é exatamente essa: ter testado a placa de rede TG-3468 conectada à 2 roteadores diferentes ambos também possuindo capacidade Gigabit e, mesmo assim, o sincronismo ter estabelecido uma velocidade abaixo da capacidade real (100Mbps).

 

Se entre um roteador e outro você usou cabos diferentes e SADIOS, o problema ficou isolado à sua placa de rede, probabilidade aí na casa dos 90% ou mais de ser a placa (ou driver).

 

Em termos gerais e anedótico, eu diria que, se for um problema de hardware, a conectividade 100 Mbps para de funcionar e o sistema perde conexão se você tentar forçar a velocidade manualmente lá nas propriedades avançadas da interface de rede, e de ser um problema de software/driver se, na tentativa de forçar Gigabit manualmente, a interface finalmente alinha em 1Gbps sem quedas ou mantém a conexão em 100 Mbps MESMO forçando 1Gbps, entendeu?

Postado

@Linio Alan Mas eu não sei mano, eu já tive 2 computadores antes desse que suportavam 1.0 GBps mas eles também limitavam em 100 MBps, eu não acho que seja a placa de rede.

 

Em um antigo tópico eu havia lido que as placas mães H61 são limitadas em 100 MBps, aí o caso acredito que a placa de rede puxa mais de 100 MBps mas quando manda para a placa-mãe ele limita.

 

Quando testo a internet no celular em 2.4Ghz ele fica o mesmo que o computador, mas quando conecto no 5 GHz ele passa mais de 200 MBps, na internet do computador diz o nome da minha rede e na frente 2G.

  • Membro VIP
Postado

Apenas seguindo sua linha de raciocício de que "placas mães H61 são limitadas em 100 MBps", o que, em se tratando de uma placa "offboard" como a TG-3468 tal limitação só seria eventualmente possível por falha no barramento PCI-E cuja solução possível estaria em algum update de BIOS.

 

Ou você quiz dizer outra coisa?

Postado

@Linio Alan Não, mas falando dos computadores antigos que eu já tive, eles eram na própia placa-mãe e limitava a 100MBps, não é uma BIOS que corrige o PCI-E que esta causando esse problema.

  • Membro VIP
Postado

A sua placa-mãe P8H61-M LX3 tem interface de rede "onboard" de velocidade máxima 100Mbps.

 

Talvez você esteja confundindo conceitos.

 

Placa offboad NÃO vai seguir a velocidade que a placa onboard tem.

 

Creio que foi por esta razão que você comprou/instalou uma placa offboard.

 

Se não for problema de BIOS, da placa offboard nem cabos de rede, o que mais você acha que pode ser o problema e, o mais importante, qual informação técnica/específica te deu embasamento para refutar quaisquer das possibilidades levantadas?

 

Fundamente

Postado

@Linio Alan Na verdade, eu comprei este computador do meu tio, ele adicionou essa placa de rede, testei colocando o cabo de rede na placa-mãe e não funcionou, acredito que por isso ele adicionou a placa de rede, conector RJ45 da placa-mãe não funcionava.

 

Refutei as possibilidades por acúmulo de informações que veio em minha cabeça, juntando tudo que já li me fez pensar que as possibilidades não eram válidas.

 

Irei comprar cabo de rede Cat 6 e testar alguma outra placa offboard para ver se é possível resolver o problema, caso nenhuma das opções resolver irei optar pela BIOS, deixarei a BIOS para última opção pois não gosto muito de mexer nela, ainda mais por conta que meu no-break está estragado no momento, caso tente atualizar a BIOS e cair a energia a placa-mãe pode estragar.

  • Membro VIP
Postado

 

3 horas atrás, Cai0ba disse:

Na verdade, eu comprei este computador do meu tio, ele adicionou essa placa de rede, testei colocando o cabo de rede na placa-mãe e não funcionou, acredito que por isso ele adicionou a placa de rede, conector RJ45 da placa-mãe não funcionava.

Quando a LAN onboard não funciona ou para de funcionar sinal é de que mais provavelmente houve descarga elétrica, seja AC ou estática. Isso pode ter afetado outras partes da placa-mãe, inclusive slots PCI (não necessariamente nessa ordem).

 

3 horas atrás, Cai0ba disse:

Refutei as possibilidades por acúmulo de informações que veio em minha cabeça, juntando tudo que já li me fez pensar que as possibilidades não eram válidas.

Fantástico!

 

3 horas atrás, Cai0ba disse:

Irei comprar cabo de rede Cat 6 e testar alguma outra placa offboard para ver se é possível resolver o problema, caso nenhuma das opções resolver irei optar pela BIOS, deixarei a BIOS para última opção pois não gosto muito de mexer nela, ainda mais por conta que meu no-break está estragado no momento, caso tente atualizar a BIOS e cair a energia a placa-mãe pode estragar.

Se voltar no meu post #8 eu explico o teste para se fazer, sem testador de cabo, para verificar indiretamente se se trata de falha do cabo, mas se o que veio à sua cabeça foi comprar um cabo novo, siga seus instintos Caioba.

 

Boa sorte!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!