Ir ao conteúdo

Indicação de placa-mãe para PC com Ryzen 5 5600

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Senhores, bom dia.
Vamos lá, meu filho adquiriu alguns componentes até o momento, sendo:

Processador AMD Ryzen 5 5600, 3.5GHz (4.4GHz Max Turbo), Cache 35MB, AM4, Sem Vídeo;
2X memória RAM Kingston Fury Beast, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Preto - KF432C16BB1/16.

O que ele já tem e está trazendo do PC antigo:
Fonte Corsair 600w, VGA, cooler, periféricos, enfim, todo o resto.

A dúvida: 
Ainda vale a pena investir numa placa-mãe MSI B450M PRO VDH MAX (R$ 499,00)?
Na mesma faixa de preço, há outra placa recomendada, uma B550 ou etc?
Se tiver algo mais vantajoso e um pouco mais caro, o que seria (até uns 200 ou 300 à mais)?

• Solução
Postado
1 hora atrás, RTRibas disse:

Ainda vale a pena investir numa placa-mãe MSI B450M PRO VDH MAX (R$ 499,00)?

É uma placa OK pelo preço, mas no chipset B450 você não tem suporte ao PCI-Express 4.0, igual você não teria no chipset A520. Mas não adiantaria também pegar qualquer placa chipset B550 só por causa do PCI-Express 4.0, você pode acabar entrando numa fria se pega, por exemplo, uma Gigabyte B550M K.

Na mesma faixa de preço, há outra placa recomendada, uma B550 ou etc?

Não. A única placa boa B550 que aparece de vez em quando abaixo de R$700 é a MSI B550M PRO VDH. Atualmente por R$670, mas tem horas que eles sobem o preço dela para R$800.

MSI B550M PRO-VDH

Essa placa está um nível acima da versão B450, além de ter as conectividades melhoradas do chipset B550, também tem um VRM bem mais forte.

Se tiver algo mais vantajoso e um pouco mais caro, o que seria (até uns 200 ou 300 à mais)?

O modelo citado acima.

O que ele já tem e está trazendo do PC antigo:
Fonte Corsair 600w, VGA, cooler, periféricos, enfim, todo o resto.

Só tome cuidado com essa fonte, o modelo CX600 é uma fonte que a Corsair tirou de linha mais de 8 anos atrás (ainda continuou na loja por mais um tempo depois). Por ser uma fonte considerada de entrada, ela não foi projetada para ser usada por tanto tempo, então pode estar nos seus momentos finais.

• Curtir 2
Postado
3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Só tome cuidado com essa fonte, o modelo CX600 é uma fonte que a Corsair tirou de linha mais de 8 anos atrás (ainda continuou na loja por mais um tempo depois). Por ser uma fonte considerada de entrada, ela não foi projetada para ser usada por tanto tempo, então pode estar nos seus momentos finais.

Excelente dica, eu realmente acredito que essa fonte já passou da hora tb, então vou sugerir a troca dela.

Postado
11 minutos atrás, RTRibas disse:

Certo, mas essa ASUS Tuf Gaming A520M-PLUS II seria uma opção melhor do que a B450M PRO VDH MAX?

Sim e não. Ela tem uma construção superior, mas esse modelo específico de A520 não tem suporte para PBO, que é algo que outras placas A520 tem, e essa MSI B450 também tem. Eu considero PBO um recurso essencial para quem deseja tunar seus processadores Ryzen para alcançar melhor eficiência ou melhor desempenho. Se você não for mexer com isso, então não fará diferença pra você.

Tirando isso, a A520 da ASUS é superior em quase todo o resto.

Postado
48 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não. A única placa boa B550 que aparece de vez em quando abaixo de R$700 é a MSI B550M PRO VDH. Atualmente por R$670, mas tem horas que eles sobem o preço dela para R$800.

Mae MSI B550M PRO-VDH

Essa placa está um nível acima da versão B450, além de ter as conectividades melhoradas do chipset B550, também tem um VRM bem mais forte.

A MB ele provavelmente vai optar por essa, então muito obrigado!

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, RTRibas disse:

Ele me enviou o link dessa fonte em promoção na Kabum, mas eu não conheço:
MSI MAG A650BN

Esse linha de fontes já foi considerada boa, mas a MSI fez um downgrade nos componentes nela para diminuir o custo, então paramos de recomendar. Eu particularmente não gosto de contribuir com esse tipo de prática, porque se der resultados positivos para essas marcas, elas vão acabar fazendo mais vezes.

Em vez disso estou recomendando esse modelo Rise Mode Zeus 550W, que é uma fonte recém-lançada, teve ajuda do TecLab no projeto.

Gamer Rise Mode Zeus

550W é suficiente para praticamente qualquer PC de nível intermediário.

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Indicação de placa-mãe para PC com Ryzen 5 5600

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!