Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, gostaria de uma ajuda... ativei o xmp 3600 MHz em minha placa-mãe maxun b550 terminator, processador r5 5600gt, memórias 2x16gb 3600mhz. Após isso, ela ficava dando tela azul no Windows umas 2 a 3x e voltava para 2133, agr após insistencia, ela até segura a confiança na BIOS, mas cracha logo no inicio do boot ao aparecer o nome da placa-mãe e não sai do nome maxun, quando desligo e ligo, fica tela preta, ja tentei aguardar 3 5 10 minutos como vi no yt mas n da boot de jeito nenhum...

Além disso, setei 3g pra memória de vídeo e fica sentado na BIOS mas, no sistema mostra somente 500megas.

Postado

XMP é algo que pode dar conflito em algumas configurações, principalmente se a placa-mãe não tiver uma BIOS muito boa e se suas memórias também não forem modelos muito legais. Em alguns casos pode ser o próprio processador que não aguenta a frequência, mas uma 5600GT deveria aceitar 3600MHz com dois módulos de RAM numa boa.

Verifique se a BIOS da sua está na versão mais atualizada e tente atualizar (se não estiver).

Com relação a memória pré-alocada para gráfico integrado, não mexa nessa opção, é pior para o desempenho geral do seu PC e não faz diferença na prática. Leia:

• Vitoria Gabriela alterou o título para Ryzen 5 5600GT e Maxun B550 Terminator dá tela azul ao ativar XMP para 3600MHz.
Postado

@GuilhermeGB a BIOS está atualizada amigo, não sei mais o que fazer, quando ativo o xmp ele fixa na BIOS mas n da vídeo, quando da ele da tela azul 2 ou 3x e volta pra 2133, as minhas memórias são corsair vegence 3600 MHz... já vi vídeos de usuários fazendo e dando certo cm a mesmo placa q a minha, a 1 ano atrás, a minha q comprei esse ano, tecnicamente deveria vir cm BIOS mais recente e tá dando esse problema aí, sabe algo mais q eu possa fzr pra resolver?

Postado

@Igor Oliveirax não, raramente uma placa-mãe vem com a última BIOS instalada, só se você tiver a sorte de pegar um lote que acabou de sair da fábrica, mas você também pode pegar um lote que já foi fabricado vários meses atrás. Você verificou se a sua realmente está atualizada? Maxsun B550M tem duas versões, uma "2.5G" e outra não. Cada uma usa BIOS diferente, mas ambas tiveram suas últimas versões lançadas agora no mês 07 de 2024.

Como você deve saber, XMP é um perfil de overclock, como qualquer outro overclock, ele está sujeito de problemas de estabilidade/compatibilidade. Mas esses problemas são minimizados quando você usa uma placa-mãe com bom suporte de BIOS e boa construção, o mesmo vale para a própria memória, uma que seja de boa marca (Corsair é uma boa marca). Placas ASUS e MSI são as que tem a menor tendência de sofrer com esse tipo de problema por terem BIOS bem estáveis, e a boa parte das placas dessas marcas também tem boa construção.

Postado

@GuilhermeGB a minha é a 2.5G eu fiu no site da fabricante, baixei a BIOS mais recente dela e atualizei, segue com o mesmo problema... como vi vídeos de pessoas fazendo com a mesma placa, creio q de pra fazer, eu só não estou conseguindo. Já tentei até colocar frequências mais baixas como 3200mhz e acontece a mesma coisa... queria muito resolver isso, pois paguei em memórias 3600 para dar a melhor fluidez possível para o meu 5600gt somente com o gráfico integrado e tô usando como uma memória meia boca...

Postado

@Igor Oliveirax quais foram os parâmetros que você usou para tentar 3200MHz? Você usou como base o próprio perfil XMP alterando só a frequência? 

Uma dica que eu te dou que você pode tentar tanto com o XMP 3600MHz quanto com o XMP alterado para 3200MHz é aumentar um pouquinho a tensão do SoC. Eu não sei se a BIOS da Maxsun tem esse tipo de opção e nem onde fica, mas é algo que as vezes contorna problemas de compatibilidade de RAM. O normal é a tensão do SoC por volta de 1.05V, mas dizem que é seguro ir até 1.15V. Você pode tentar aumentando só 0.05V primeiro (indo para 1.10V) e depois tentar 1.15V se não der resultado.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB @GuilhermeGB  Tive um avanço nos testes aqui tinha uma memória corsair, 8 GB de 2666 MHz. Coloquei ela pra testar em XMP e funcionou em seguida, testei cada modulo de 16GB em XMP 3600MHz e funcionaram individualmente. Ao colocar os 2 módulos juntos em XMP, deu vídeo em seguida, eu erro de tela azul.

"Your device ran into a problem and needs to restart.

We're just collecting some error info, and then we'll"

restart for you.

100% complete

Postado

@GuilhermeGB consegui mano, provavelmente é algo relacionado a tensão mesmo, o que eu fiz... na minha placa tem uma aba "easy memory overclock" abaixo de XMP, lá tem 3 perfis de oc pré-definidos para cada frequência padrão, como 3 para 3000mhz 3 para 3200 MHz e assim segue, totalizando 12 perfis, e fui testando um por um, um deles deu vídeo normal. Pra qm n tem essa opção creio q fazendo o oc manualmente resolva, para isso a pessoa pode abrir o cpuz e ir na aba memória, ele mostra 4 perfis de oc q podem ser débitos na memória, você pega os dados lá e define no oc manual, tanto q o q eu estou usando agr esta lá...

Obrigado pela atenção irmão... Deus te abençoe! 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Igor Oliveirax Tarde

Sempre que você não consegui subir o clock da memória usando o XMP a maioria das vezes é problema de tensão, porque nem sempre quando você habilita o XMP a tensão da memória sobe automaticamente.

E para saber qual a tensão que precisa estar é só abrir o CPU-Z na aba SPD, repare que até 2667 (1333Mhz) da para usar como 1.2 volts, possou disso já é necessário usado em 1.35 volts e até 1.4 volts é seguro, e de 1.4 até 1.45 volts é preciso uma boa ventilação no gabinete.

cpuz2.png

Minhas memória também são 3600Mhz e consegui ir até 3900Mhz usando 4 pentes  e da para chegar em 4000Mhz só que preciso aumentar a tensão para 1.37 volts mais ou menos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!