Ir ao conteúdo

É possível utilizar o HDMI da placa-mãe e HDMI da placa de vídeo juntas ?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Utilizo 3 monitores para o trabalho, a minha placa de vídeo tem uma entrada de HDMI somente e as outras são displayport, tenho um monitor(principal) utilizando uma das portas DisplayPort da placa de vídeo e os outros 2 monitores(secundários) são HDMI, atualmente utilizo um adaptador HDMI > DISPLAYPORT porém a resolução do monitor que está com esse adaptador não atinge a máxima por algum motivo que não sei, então pensei em ligar esse monitor em questão direto na porta HDMI da placa-mãe, é possível ?

E outra dúvida aproveitando o post, acontece de algumas vezes quando eu ligo o PC o monitor principal ligado no DISPLAYPORT da placa de vídeo ligar depois dos outros dois monitores, fazendo com que os aplicativos que utilizo no trabalho no monitor principal apareçam nos monitores secundários, por qual motivo será que isso pode acontecer ?

Monitores> Principal> AOC HERO 27 POL

Secundários> 2 Monitor LG Ultrawide, 26" Ips Full HD, 75hz, 1ms, HDR 10, AMD Freesync - 26wq500-b.awzm
Placa de vídeo RTX 2060ti
placa-mãe ASRock b450m steel legend

Postado
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

somente se seu processador tiver gráfico integrado. Se não tiver, a discussão será irrelevante.

@GuilhermeGB Lembro-me de um tópico há algum tempo atrás que o colega relatou que tentou usar (se minha memória não me falha um R3 3200G) e uma A320M básica e não conseguiu que a GPU dedicada e placa-mãe dessem vídeo ao mesmo tempo.

Talvez possa, também, depender na placa-mãe, ou pode ter sido um caso isolado em que algum componente dele era fraco/obsoleto para isso.

O que pensa?

• Curtir 1
  • Solução
Postado
agora, zoreiadd disse:

processador amd Ryzen 5 5600x

Então não será possível, esse CPU não tem gráfico integrado.

Com relação ao problema da resolução do monitor não estar adequada, você precisa certificar que você tem um cabo HDMI > DisplayPort com qualidade suficiente para não prejudicar a largura de banda da conexão. Se seu problema com os monitores AOC Hero 27" 165Hz, o suporte a 165Hz no HDMI só funciona a partir da versão 2.0 da conexão. Se você tiver um adaptador barato que só suporta HDMI 1.4, a taxa máxima suportada em 1080p seria 144Hz.

1 minuto atrás, RonaldoXbox disse:

@GuilhermeGB Lembro-me de um tópico há algum tempo atrás que o colega relatou que tentou usar (se minha memória não me falha um R3 3200G) e uma A320M básica e não conseguiu que a GPU dedicada e placa-mãe dessem vídeo ao mesmo tempo.

Talvez possa, também, depender na placa-mãe, ou pode ter sido um caso isolado em que algum componente dele era fraco/obsoleto para isso.

O que pensa?

Bom saber!

Postado

@zoreiadd

20 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se você tiver um adaptador barato que só suporta HDMI 1.4, a taxa máxima suportada em 1080p seria 144Hz.

Na maioria dos casos, também, os adaptadores sempre dão problemas e nunca entregam o que prometem, então o ideal seria comprar um cabo conversor com uma ponta de cada tipo de entrada, porém acredito que esses cabos só tenham o HDMI na versão 1.4 limitando a taxa em 144Hz em FullHD (na verdade achei um com HDMI 2.0, mas era R$200...). 

• Curtir 1
Postado

@zoreiadd só para esclarecer: o problema está mesmo do lado do seu monitor de 165Hz? O cabo de entrada do monitor que você está usando (não saída da placa de vídeo) é HDMI ou DisplayPort? Porque esse modelo de monitor AOC em específico aparentemente tem a porta HDMI limitada na versão 1.4 mesmo, então de qualquer forma não vai passar de 144Hz. O próprio manual do produto informa que o máximo no HDMI é 144Hz e 165Hz só no DisplayPort.

Screenshot_83.png.a79bdfb3866f99f46f52769561741281.png

• Curtir 1
Postado
36 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@zoreiadd só para esclarecer: o problema está mesmo do lado do seu monitor de 165Hz? O cabo de entrada do monitor que você está usando (não saída da placa de vídeo) é HDMI ou DisplayPort? Porque esse modelo de monitor AOC em específico aparentemente tem a porta HDMI limitada na versão 1.4 mesmo, então de qualquer forma não vai passar de 144Hz. O próprio manual do produto informa que o máximo no HDMI é 144Hz e 165Hz só no DisplayPort.

Screenshot_83.png.a79bdfb3866f99f46f52769561741281.png

Então o problema é que os monitores que tenho da LG não tem saída displayport, só tem HDMI, então eu pego o cabo HDMI HDMI e coloco um adaptador para ligar no PC HDMI>DISPLAYPORT (HDMI monitor DISPLAYPORT PC).

Você consegue me indicar ou sabe de algum adaptador que consigo pelo menos manter os dois monitores iguais na mesma resolução ?

Postado
3 minutos atrás, zoreiadd disse:

Então o problema é que os monitores que tenho da LG não tem saída displayport, só tem HDMI, então eu pego o cabo HDMI HDMI e coloco um adaptador para ligar no PC HDMI>DISPLAYPORT (HDMI monitor DISPLAYPORT PC).

Você consegue me indicar ou sabe de algum adaptador que consigo pelo menos manter os dois monitores iguais na mesma resolução ?

Mas esses monitores não são 75Hz? HDMI 1.4 tem banda mais que suficiente para 2560x1080 75Hz, a questão aí pode ser só a qualidade dos cabos mesmo que é ruim demais. Qual é a resolução que você está conseguindo usar no momento?

Banda máxima do HDMI 1.4: ~10,2Gbps

Banda máxima do DisplayPort 1.2: ~17,28Gbps

Banda exigida para 2560x1080 @75Hz 8-bit: 6,22Gbps (monitores LG)

Banda exigida para 1920x1080 @165Hz 8-bit: 10,26Gbps (monitor AOC) (um pouquinho acima do limite do HDMI 1.4)

Eu não vou saber te recomendar um cabo conversor de qualidade, mas você já pode começar desconfiando de um cabo que tenha uma embalagem muito suspeita, ou a construção do cabo em si pareça muito frágil.

Postado

Então, estou suspeitando do cabo mesmo, vou enviar um print para você ver como fica as opções de resolução dentro do painel de controle da nvidia (MONITOR 1 de 2 E MONITOR 2 de 2 SÃO IGUAIS, COMPRADOS JUNTOS) o MONITOR 2 de 2 não consegue outras resoluções acima de 1920 x 1080 e no máximo 60hz, segue prints>
Capturar.PNG.967078566cbcbaf5c12a88b2a80c80b0.PNGCapturar2.PNG.fe4175f8cf26c53da5d5267b63bf3757.PNG

Postado

@zoreiadd você está usando o mesmo modelo de cabo para os dois? Já tentou inverter os cabos de lugar? Pode tentar invertendo apenas a conexão na placa de vídeo, depois experimenta invertendo apenas nos monitores, depois pode tentar trocando os cabos nas duas conexões ao mesmo tempo também.

Postado

Beleza então amigo, vou tentar aqui, no momento não posso pois estou no meio do trabalho, assim que der volto para falar o que deu, obrigado demais pelas informações.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...