Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, galera!

Esse post é um pouco diferente da rotina do fórum. Tenho um PC bem competente para trabalho e jogos, mas decidi mergulhar no mundo da old tech agora que fiquei desempregada. Visitando minha mãe, encontrei meu primeiro computador, da época da Megaware, por volta de 2006 ou 2007.

Minha dúvida é: qual placa-mãe posso comprar para um Intel Core 2 Duo E7300? A atual provavelmente não funciona e utiliza DDR2. Além disso, qual placa de vídeo vocês sugerem? Eu usava uma GeForce 6200, mas, mesmo estando guardada, ela morreu há mais de uma década. Pensei em colocar uma 750Ti, mas, sendo honesta, meu objetivo não é fazer um PC gamer. Quero apenas revitalizar meu primeiro PC e usá-lo para rodar streamings, Office e derivados, num gabinete compacto.

Atualmente, estou precisando de uma placa-mãe com suporte DDR3, uma fonte e uma placa de vídeo. Claro, busco sugestões mais em conta, já que estou desempregada, vivendo de freelas e projetos pessoais. 😛

Enfim, obrigada desde já! Vou linkar umas fotos dele. Estava bem empoeirado e vou buscá-lo no próximo mês para dar uma geral. (Saí da casa dela em 2011 para estudar, e desde então ele está parado... praticamente um foco de asma em formato de gabinete.)

WhatsApp Image 2024-11-20 at 19.24.28.jpeg

319429946_717432223062641_1051025899488444128_n.jpg

318620211_1206286063603544_4663428396757306213_n.jpg

Postado
9 minutos atrás, Marjorie Tieny disse:

qual placa-mãe posso comprar para um Intel Core 2 Duo E7300? A atual provavelmente não funciona e utiliza DDR2.

Se for para DDR3, qualquer G41 irá servir. Gigabyte GA-G41M ou ASUS P5G41 seriam exemplos. 

10 minutos atrás, Marjorie Tieny disse:

Além disso, qual placa de vídeo vocês sugerem?

Se não for para rodar games (mesmo antigos), e não quer gastar, uma GT210/710, se for pegar usada, ou RX550, se for pegar nova. 

Sinto muito você entrar nessa vibe old tech. É viciante.

Postado
43 minutos atrás, Marjorie Tieny disse:

Quero apenas revitalizar meu primeiro PC e usá-lo para rodar streamings, Office e derivados, num gabinete compacto.

Para o Office, acho que não teria tanto problema com o processador antigo, agora para rodar stream (youtube, twitch e afins) realmente terá que ter uma GPU pra isso, senão ele irá sofrer por não ter hardware dedicado pra isso, e mesmo algo bem mais novo como uma RX 550 ou GT 1030 não tem todos decodificadores, como AV1 ou VP8/9, mas há extensões pra ajudar. Minha GTX 1660 Super não decodifica AV1, e o Youtube está usando esse agora. Uso um browser derivado do Firefox e a extensão "Improve YouTube", que posso desabilitar o AV1, poderia usar essa extensão aí também.

Vai ter que ver também qual o SO que vai usar, se usar Windows 10 não deve ter problemas por ser bem mais recente, mas usar o Windows 7, Vista ou outros da época pode ter dificuldade pra acessar sites mais modernos, pois os browsers não tem mais suporte pra eles.

Boa sorte no projeto e na busca do novo emprego.

Postado
14 minutos atrás, dudaskank disse:

Para o Office, acho que não teria tanto problema com o processador antigo, agora para rodar stream (youtube, twitch e afins) realmente terá que ter uma GPU pra isso, senão ele irá sofrer por não ter hardware dedicado pra isso, e mesmo algo bem mais novo como uma RX 550 ou GT 1030 não tem todos decodificadores, como AV1 ou VP8/9, mas há extensões pra ajudar. Minha GTX 1660 Super não decodifica AV1, e o Youtube está usando esse agora. Uso um browser derivado do Firefox e a extensão "Improve YouTube", que posso desabilitar o AV1, poderia usar essa extensão aí também.

Vai ter que ver também qual o SO que vai usar, se usar Windows 10 não deve ter problemas por ser bem mais recente, mas usar o Windows 7, Vista ou outros da época pode ter dificuldade pra acessar sites mais modernos, pois os browsers não tem mais suporte pra eles.

Boa sorte no projeto e na busca do novo emprego.

A princípio, a ideia era colocar uma GT 1030, mas os preços dela não estão me agradando >:l.

O HD antigo dele tem Windows 7. Pretendo fazer backup de tudo e migrar para o Windows 10. Nesse caso, vou usar o GeForce Now no PC, trabalhar com meus roteiros no Word, usar Stremio/Netflix e colocar alguns emuladores (SNES, Mega Drive)

1 hora atrás, Kleber Peters disse:

Se for para DDR3, qualquer G41 irá servir. Gigabyte GA-G41M ou ASUS P5G41 seriam exemplos. 

Se não for para rodar games (mesmo antigos), e não quer gastar, uma GT210/710, se for pegar usada, ou RX550, se for pegar nova. 

Sinto muito você entrar nessa vibe old tech. É viciante.

Dei uma olhada nessas placas-mãe e achei uma ASUS na Shopee. Vou acabar ficando com ela eventualmente. Muito obrigada!

Já arranjei o gabinete e duas fans simples. Agora só falta uma fonte básica, e acho que logo monto tudo. 🙂

• Curtir 2
Postado

se for para colocar uma gt 1030 preferiria colocar um processador intel de quarta geração em diante com Vídeo integrado

ja vi kit processador i3 4130 + placa-mãe 1150 + DDR3 por volta de 300
sem placa de Vídeo uma fonte de pc de supermercado suporta

https://www.amazon.com.br/UPGRADE-INTEL-CORE-PLACA-LGA1150/dp/B0D67DKB93?source=ps-sl-shoppingads-lpcontext&ref_=fplfs&psc=1&smid=A2O5I6CT2WV6G0

pode instalar tb no dual boot uma distro linux bazzite para rodar jogos mais antigos com estabilidade no windows, um i3 de quarta suporta um gta iv no windows, talvez ate gta v no bazzite

opções de midia como o kodi

Postado
5 horas atrás, Thiago Atanazio disse:

se for para colocar uma gt 1030 preferiria colocar um processador intel de quarta geração em diante com Vídeo integrado

ja vi kit processador i3 4130 + placa-mãe 1150 + DDR3 por volta de 300
sem placa de Vídeo uma fonte de pc de supermercado suporta

https://www.amazon.com.br/UPGRADE-INTEL-CORE-PLACA-LGA1150/dp/B0D67DKB93?source=ps-sl-shoppingads-lpcontext&ref_=fplfs&psc=1&smid=A2O5I6CT2WV6G0

pode instalar tb no dual boot uma distro linux bazzite para rodar jogos mais antigos com estabilidade no windows, um i3 de quarta suporta um gta iv no windows, talvez ate gta v no bazzite

opções de midia como o kodi

Minha ideia é aproveitar o que eu já tenho, então comprar processador novo é fora de questão. O que puder evitar gastar eu estou evitando, no caso fonte + GPU + placa-mãe + ram vão ser inevitaveis. Mesmo se minha placa atual funcionar ela é DDR2 :l

• mick 07 alterou o título para Qual placa de vídeo e placa-mãe comprar pra Intel Core 2 Duo E7300?
Postado

@Marjorie Tieny no caso seria uma opcao para gastar menos que comprar um aplaca de Vídeo meia boca como a 1030 e ter um desempenho melhor, tanto no Vídeo como no proprio GPU

faca os calculos

I3 4150 ou I5 4570 + placa-mãe 1150 + Fonte Vs Gpu + placa-mãe 775 + Fonte

um kit ja com memroria DDR3 

placa-mãe + cooler + processador + memória = R$ 420

https://www.mercadolivre.com.br/kit-i5-4570-4-geraco-placa-me-h81-8gb-DDR3-cor-preto/p/MLB24835353?matt_tool=18956390&utm_source=google_shopping&utm_medium=organic&pdp_filters=item_id%3AMLB5100914612&from=gshop

a Gpu desse intel eh equivalente a uma gt 730

rodava GTA IV em maquina nessa config

• mês depois...
Postado

Atualizando aqui: consegui minha placa-mãe e processador neste Natal. Ainda não tive tempo de testá-los, mas ambos parecem estar em boas condições (a pasta térmica ainda estava com consistência "fresca"). Agora, preciso procurar um kit barato com RAM e cooler (caso a placa não funcione), além de uma fonte simples e um gabinete compacto.

WhatsAppImage2024-12-30at23_43_48.thumb.jpeg.056f3df3f3e3c3503daba107c61dc6c3.jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...