Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá, bom dia.

Tô com um probleminha aqui, não consigo instalar Windows no PC. o CSM simplesmente desapareceu e ativar e desativar secure boot não muda nada. Então estou travado no Ubuntu 24.04.1. Seria possível eu instalar windows no linux? Ou emular ele dentro do Linux?

Postado

Bom dia! voce pode criar o pendrive de instalação no modo EFI e selecionar como boot. Isso não resolveria?

Outra forma seria usar virtualização, mas creio que não seja um caso tão extremo assim...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
  Em 28/11/2024 às 12:23, Rodrigo J Polette disse:

Bom dia! voce pode criar o pendrive de instalação no modo EFI e selecionar como boot. Isso não resolveria?

Expandir  

Tentei via rufus Windows 11 e via instalação normal Windows 10. Ambos, não aparecem, mas o pendrive existe na BIOS e em outro pc também aparece. Mas no acaso, não consigo instalar nem aparece como boot.

Postado

Se for pra uso simples do windows, como um aplicativo do windows voce pode usar o virtualbox... 

Não entendi que o fato de não aparecer o CSM na BIOS impedir a instalação do windows já que o windows 10 instala tanto em modo Legacy quanto em modo UEFI , a diferencia maior seria encontrar o disco na instalação se ele for GPT que não mostra em legacy...

Não seria o caso de restaurar a BIOS pro modo default?

Postado

Não aparecer o CSM até pode ser, alguns notebooks bloqueiam essa opção, até meu tablet CCE windows não tem mais essa opção, só EFI mesmo.

Mesmo assim, o pendrive EFI era para aparecer na lista de boot.

A não ser que o pendrive tenha sido criado de forma errada no Rufus.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Bom dia a todos aqui. Sugiro tentar pelo Ventoy. Instale-o no pendrive, em GPT e usando partição em NTFS. Depois, é só copiar a ISO inteira, sem desmontar, para dentro do pendrive e tentar bootar por ele depois. Ventoy é muito mais simples, e se o espaço do pendrive permite, dá pra ter mais de uma ISO de sistema ao mesmo tempo nele, bastando escolher qual usar no boot (a tela inicial de boot do Ventoy permite a escolha).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
  Em 28/11/2024 às 13:05, Rodrigo J Polette disse:

@Gabriel U Tenho um SSD de 500G com ventoy, dá boot nos 2 modos, bem interessante mesmo, mas tem que ser pelo menos 32G.

Expandir  

Quanto à capacidade de armazenamento, não necessariamente. Tenho um pendrive aqui de 4GB que só uso para ISOs de utilitários pequenos (como Active Boot e Kaspersy Rescue Disk). Funciona normalmente.

Agora, se tratando de ISOs Windows, que são maiores do que 4GB, o ideal é pelo menos 8GB ou 16GB (para conseguir copiar mais de uma versão de Windows), e nunca usar partição em FAT32.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
  Em 28/11/2024 às 12:54, W46n3r disse:

Mas porque está querendo usar CSM num 5700X com uma GTX 1660 Super, se os dois funcionam lindamente em UEFI?

Expandir  

É um Xeon 2699V3 - 64GB - RX 550 (Que não funciona os drivers, só no recovery mode) e um SSD Kingston NV2 500GB

Em 28/11/2024 às 12:55, bngomes disse:

Não seria o caso de restaurar a BIOS pro modo default?

Expandir  

Se eu restaurar a BIOS o pc não liga mais.

Vou tentar pelo ventoy, meu pendrive tem 32gb .

Mas literalmente, o Pendrive não aparece nas opções de boot e nas opções de boot aparece 4 ubuntu diferentes, sendo que só tem 1 instalado

Postado
  Em 28/11/2024 às 13:33, TheDemonLena disse:

Mas literalmente, o Pendrive não aparece nas opções de boot e nas opções de boot aparece 4 ubuntu diferentes, sendo que só tem 1 instalado

Expandir  

Então... mas essa coisa de ficar gravando opções de boot é uma coisa do UEFI. Normalmente você precisa limpar isso na mão... porque algumas BIOS só vão acumulando infinitamente.

• Curtir 1
Postado

Expandir  

Não estou me lembrando o nome mas tem uma ferramenta pra corrigir isso... 

Vou tentar pelo ventoy, meu pendrive tem 32gb .

Expandir  

Já tentou o Media Creator Tool da proprio microsoft? pode ser que ele resolva a situação... 

Se eu restaurar a BIOS o pc não liga mais.

Expandir  

Não seria instalar uma nova BIOS.. e sim voltar ao padrões iniciais dela... 

• Membro VIP
Postado
  Em 28/11/2024 às 14:08, bngomes disse:

Já tentou o Media Creator Tool da proprio microsoft? pode ser que ele resolva a situação... 

Expandir  

Foi por ai que baixei as duas vezes. 

Em 28/11/2024 às 14:08, bngomes disse:

Não seria instalar uma nova BIOS.. e sim voltar ao padrões iniciais dela... 

Expandir  

Sim, eu sei. Mas se eu resetar para os padrões de fábrica o pc não da mais vídeo, ou o SSD trava, ou tudo explode...

Em 28/11/2024 às 14:06, W46n3r disse:

Então... mas essa coisa de ficar gravando opções de boot é uma coisa do UEFI. Normalmente você precisa limpar isso na mão... porque algumas BIOS só vão acumulando infinitamente.

Expandir  

Estou usando uma BIOS mod para a placa-mãe, por que a original tava dando erro em 1001 coisas. 

• Membro VIP
Postado
  Em 28/11/2024 às 13:02, Gabriel U disse:

Bom dia a todos aqui. Sugiro tentar pelo Ventoy

Expandir  

Ventoy não tem suporte out-of-box ao secure boot. Se o principal recurso dele -- poder iniciar vários ISOs diferentes -- não for importante, sugiro evitar. Rufus ou a ferramenta da Microsoft dão uma mídia compatível com secure boot, que é uma mão na roda para não quebrar cabeça tendo que desativar (e lembrar de ativar novamente depois).

@TheDemonLena  Tem como postar umas fotos do BIOS? Dessas placas chinesas (pressupondo, já que é um Xeon) de baixa qualidade pode-se esperar tudo. Algo que você pode tentar, ao usar o Rufus, é pressionar Alt-E enquanto a janela dele estiver aberta, para criar uma mídia compatível com UEFI usando MBR (aqui tem uma explicação sobre isso).

• Membro VIP
Postado
  Em 29/11/2024 às 00:19, Marcos FRM disse:

Ventoy não tem suporte out-of-box ao secure boot. Se o principal recurso dele -- poder iniciar vários ISOs diferentes -- não for importante, sugiro evitar. Rufus ou a ferramenta da Microsoft dão uma mídia compatível com secure boot, que é uma mão na roda para não quebrar cabeça tendo que desativar (e lembrar de ativar novamente depois).

Expandir  

Esclarecendo esse ponto: não sugeri o Ventoy com base no suporte dele ao Secure Boot, mas sugeri apenas por praticidade. Depois de instalado, alternar entre UEFI e MBR sem precisar formatar o pendrive repetidas vezes torna a utilização muito mais simples e o processo de instalação e testes bem menos demorado. Além disso, pode-se usar apenas um sistema por vez, ou vários. Isso é de fato irrelevante.

• Membro VIP
Postado

Aí que está. Secure boot é universal hoje. Então, ao usar o Ventoy, há sempre o trabalho de ficar desativando-o. Outra coisa: o Ventoy é um sistema intrusivo, que modifica as mídias ao carregá-las (não por outra razão quebra o secure boot). Algumas vezes causa incompatibilidade, como aqui:

(admito que não pesquisei se ainda é um problema hoje em dia)

Eu concordo com você sobre a dificuldade causada pelas mídias UEFI-only ou CSM-only criadas pelo Rufus. Para mim, essa configuração padrão é equivocada. No entanto, como mencionei, o Rufus cria mídias híbridas UEFI/CSM com uma mera combinação de teclas Alt+E. Ou pode-se simplesmente usar a ferramenta da Microsoft, que cria mídia híbrida por padrão também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!