Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal! Recentemente adquiri um computador para tirar o atraso que tenho nos jogos. Agora que tive condições resolvi comprar um PC e para ele comprei uma ASUS TUF 4070 Super (ainda está tudo na caixa, falta montar). Pretendo ficar um bom tempo no Full HD mesmo, já que tenho aí uns bons anos de jogos para experimentar (tem jogos com mais ou quase 10 anos que eu nem joguei). Por esse motivo e também por não ser tão fácil juntar dinheiro na minha situação atual, gostaria que meu PC durasse o maior tempo possível, digamos que pelo menos mais de 5 anos eu ficaria sem trocar a placa de vídeo.

Eis que me deparo com um fórum da gringa falando sobre Undervolt. A pessoa com a mesma placa que eu comprei, diz que reduzindo a tensão e aumentando um pouco a memória ela consegue fazer com que menos energia seja consumida, a GPU rode com temperaturas mais baixas e tenha até um desempenho mínimo (2~4%) maior que o de fábrica. Eu resolvi pesquisar mais a fundo na gringa e alguns dizem que a longo prazo isso poderia dar problemas, outros dizem que não. Também falam que é uma grande "loteria do silício", pois mesmo com o mesmo modelo, cada placa reage de um jeito e você tem que ficar fazendo testes você mesmo para observar se roda tudo certinho, o que me parece meio complicado para alguém leigo, que é o meu caso...

A grande questão é, será que a longo prazo isso me traria problemas ou seria um modo de fazer com que a placa dure mais tempo ainda, por rodar mais fria e com menos energia? Ou é realmente uma loteria e se eu não me sinto com sorte/com vontade de arriscar é melhor só instalar ela como vem na caixa mesmo e usar?

• Curtir 2
Postado
25 minutos atrás, Minuto Anime disse:

Eis que me deparo com um fórum da gringa falando sobre Undervolt. A pessoa com a mesma placa que eu comprei, diz que reduzindo a tensão e aumentando um pouco a memória ela consegue fazer com que menos energia seja consumida, a GPU rode com temperaturas mais baixas e tenha até um desempenho mínimo (2~4%) maior que o de fábrica.

Eu não li o tópico, mas,

1. Se você aumenta o clock da memória, obviamente que vai aumentar um pouco o desempenho.
  2. Se você diminui a tensão, a placa consome menos energia, e por consequência, esquenta menos. Isso por si só não afeta o desempenho.
  3. Com placas modernas da Nvidia, menos temperatura = maior overclock automático = mais desempenho.

Eu resolvi pesquisar mais a fundo na gringa e alguns dizem que a longo prazo isso poderia dar problemas, outros dizem que não.

O máximo que acontece é a placa ficar instável e apresentar erros de cálculo, mas isso não causa nenhum dano permanente.

Também falam que é uma grande "loteria do silício", pois mesmo com o mesmo modelo, cada placa reage de um jeito e você tem que ficar fazendo testes você mesmo para observar se roda tudo certinho, o que me parece meio complicado para alguém leigo, que é o meu caso...

Positivo. Cada chip individual vai ser um pouquinho melhor / pior que a média.

A grande questão é, será que a longo prazo isso me traria problemas ou seria um modo de fazer com que a placa dure mais tempo ainda, por rodar mais fria e com menos energia?

Nenhum dos dois: nem vai trazer problemas, e muito menos aumentar a vida da placa.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Imakuni disse:

Nenhum dos dois: nem vai trazer problemas, e muito menos aumentar a vida da placa.

Então a conclusão seria que é melhor fazer?

Ganhar um mínimo de desempenho e gastar menos energia/rodar mais fria sem danificar a placa, nem fazer com que ela "dure menos", me parece algo bem favorável

Outra questão é... será que copiar a mesma configuração da pessoa do tópico renderia, ou eu realmente teria que ficar ajustando parâmetro por parâmetro e fazendo testes com a placa?

É que se for algo muito complicado e que não mude quase nada, para um leigo que sou, me parece mais fácil só instalar e deixar rodar como veio de fábrica mesmo...

Postado
1 minuto atrás, Minuto Anime disse:

Então a conclusão seria que é melhor fazer?

Ganhar um mínimo de desempenho e gastar menos energia/rodar mais fria sem danificar a placa, nem fazer com que ela "dure menos", me parece algo bem favorável

Acho que não ficou claro. Por si só, undervolt faz gastar menos energia...

...mas, aí o mecanismo de overclock automático entra em ação e aumenta o clock da placa para conseguir uma migalha de desempenho, o que faz a placa gastar mais energia (e portanto esquentar) para a mesma quantidade que se não tivesse feito o undervolt.

2 minutos atrás, Minuto Anime disse:

Outra questão é... será que copiar a mesma configuração da pessoa do tópico renderia, ou eu realmente teria que ficar ajustando parâmetro por parâmetro e fazendo testes com a placa?

Vamos pensar por um minuto: se fosse só questão de copiar e colar as mesmas specs... porque o fabricante já não faz isso direto?

3 minutos atrás, Minuto Anime disse:

É que se for algo muito complicado e que não mude quase nada, para um leigo que sou, me parece mais fácil só instalar e deixar rodar como veio de fábrica mesmo...

Não é tão complicado, mas realmente, não muda quase nada.

Postado

@Minuto Anime

16 minutos atrás, Minuto Anime disse:

É isso aí mesmo.

Não é complicado; Só não vale a pena.

Se você diminiur a tensão, a GPU vai diminuir o clock (no caso o potencial de overclock). Logo, você vai ter uma redução miserável de temperatura, mais vai perder FPS também.

E convenhamos, a 4070 super nem é uma placa quente...

Postado

@Imakuni @ArturRJ Ah sim, agora ficou claro! Desculpem perguntar como se eu não entendesse nada do assunto mas é que eu realmente não entendo nada do assunto. 

Muito obrigado por esclarecerem, vou só instalar a placa então e usar como ela é! Muitíssimo obrigado novamente, saúde e sucesso p vcs!

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...