Ir ao conteúdo

Opinião sobre compra - AMD Ryzen 5 8600G + MSI MAG B650M + 16GB Kingston

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

CPU: Ryzen 5 8600G, 6 Cores 12 Threads c/ Vídeo integrado Radeon 760M;

placa-mãe: MSI MAG B650M Tomahawk Wi-Fi;

Memórias: 2x8GB DDR5 Kingston Fury 6000MHz;

SSD: Kingston NVMe M2 500GB 2280 PCIe 4.0;

Cooler: AK400 Dark Plus;

Fonte: XPG Core Reactor 650W 80 Plus Gold com PFC Ativo;

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, User23192025 disse:

CPU: Ryzen 5 8600G, 6 Cores 12 Threads c/ Vídeo integrado Radeon 760M;

placa-mãe: MSI MAG B650M Tomahawk Wi-Fi;

Memórias: 2x8GB DDR5 Kingston Fury 6000MHz;

SSD: Kingston NVMe M2 500GB 2280 PCIe 4.0;

Cooler: AK400 Dark Plus;

Fonte: XPG Core Reactor 650W 80 Plus Gold com PFC Ativo;

Mas... você já tem alguma dessas peças e agora já era, ou ainda vai pegar e dá tempo de arrumar? Literalmente tudo está errado nessa máquina.

• Confuso 1
Postado

Na verdade essa é a configuração que escolhi com algumas pesquisas e reviews do YouTube sobre. Achei melhor não pegar uma plataforma Intel mais atual por ser mais cara (e realmente é) e já começar com uma geração mais atual de hardware, porque pode render uma durabilidade maior e segundo alguns dizem, ser "futureproofing". E não, não peguei nada ainda, por estar juntando dinheiro e estar pesquisando configurações, a que mais me fez sentido foi essa, a anterior era uma com Core i5 12400F com uma 4060, mas declinei após mais alguns fóruns e vídeos no YouTube. Teria alguma outra alternativa? O que tenho de mudar?

Postado
31 minutos atrás, User23192025 disse:

Na verdade essa é a configuração que escolhi com algumas pesquisas e reviews do YouTube sobre. Achei melhor não pegar uma plataforma Intel mais atual por ser mais cara (e realmente é) e já começar com uma geração mais atual de hardware, porque pode render uma durabilidade maior e segundo alguns dizem, ser "futureproofing". E não, não peguei nada ainda, por estar juntando dinheiro e estar pesquisando configurações, a que mais me fez sentido foi essa, a anterior era uma com Core i5 12400F com uma 4060, mas declinei após mais alguns fóruns e vídeos no YouTube. Teria alguma outra alternativa? O que tenho de mudar?

Ah sim, ótimo. Então:

1. Esquece esses Ryzen 8xxx, todos são capados (não é a toa que são mais baratos). Se você quer AM5, o ponto de partida é um 7600 / 7600x.
  2. Pente de 8gb DDR5 é furada, pegue no mínimo 2x16 se é para ir com DDR5.
  3. Cuidado com pIaca mãe com Wifi, não vale o preço adicional. Pegue uma mais barata sem isso, e se precisar, você compra um adaptador separadamente.
  4. SSD de 500gb é tiro no pé. Se é para ser baratinho só para o sistema operactional, pechinche algum de 240gb; se é para ter mais espaço, vá em 1TB direto.
  5. Eu não vejo sentido em comprar um cooler desses. Ou você usa o que vem com o processador, ou já pula direto para um WC de 240mm.
  6. Não compre fontes da XPG, a marca se queimou. Se quer uma recomendação custo/benefício, pegue a Rise Mode Zeus 650w, vai te deixar com boas opções de ugpreade sem ser tão cara.
Postado
12 horas atrás, Imakuni disse:

Ah sim, ótimo. Então:

1. Esquece esses Ryzen 8xxx, todos são capados (não é a toa que são mais baratos). Se você quer AM5, o ponto de partida é um 7600 / 7600x.
  2. Pente de 8gb DDR5 é furada, pegue no mínimo 2x16 se é para ir com DDR5.
  3. Cuidado com pIaca mãe com Wifi, não vale o preço adicional. Pegue uma mais barata sem isso, e se precisar, você compra um adaptador separadamente.
  4. SSD de 500gb é tiro no pé. Se é para ser baratinho só para o sistema operactional, pechinche algum de 240gb; se é para ter mais espaço, vá em 1TB direto.
  5. Eu não vejo sentido em comprar um cooler desses. Ou você usa o que vem com o processador, ou já pula direto para um WC de 240mm.
  6. Não compre fontes da XPG, a marca se queimou. Se quer uma recomendação custo/benefício, pegue a Rise Mode Zeus 650w, vai te deixar com boas opções de ugpreade sem ser tão cara.

Obrigado pelos conselhos, amigo! Já estou em busca de uma fonte melhor, creio que uma fonte como a Corsair de 650W já de conta do recado. Havia visto muitos comentários falando da XPG ser uma boa marca, até simplesmente reclamarem muito da Pylon e Kyber. Sobre os 32GB de RAM, você tem razão, creio que 16GB para jogos não seriam muito vantajosos. A questão da placa-mãe é um tanto simples, mas por enquanto realmente os custos de uma placa-mãe AM5 está alto, vamos ver futuramente. SSD também já estou considerando ir para um de 1Tb e sobre o cooler, não sei, tenho mais preferência por Aircoolers, mas realmente o custo adicional é dispensável. Sobre a CPU, eu não sei ao certo, gostaria de não gastar com placas de vídeo por enquanto, mas vou ver mais algumas análises. Obrigado pela ajuda e atenção!

• Solução
Postado
27 minutos atrás, User23192025 disse:

creio que uma fonte como a Corsair de 650W já de conta do recado.

É, então... o problema é que das duas uma: ou é vagabunda, ou é cara de mais. No fim das contas, a conclusão é a mesma - não compre.

29 minutos atrás, User23192025 disse:

Havia visto muitos comentários falando da XPG ser uma boa marca, até simplesmente reclamarem muito da Pylon e Kyber.

Não se compra fonte por marca, se compra por modelo. Quer dizer, na verdade você pode deixar de comprar por causa da marca, como é o caso da XPG. Marca pode ser um primeiro filtro, não compre deles. Mas bater o martelo em qual pegar, aí é pelo modelo em si.

30 minutos atrás, User23192025 disse:

tenho mais preferência por Aircoolers, mas realmente o custo adicional é dispensável

Agora que os preços de water baixaram, a única razão que eu vejo para um Air é se seu gabinete é ruim e não suporta.

31 minutos atrás, User23192025 disse:

Sobre a CPU, eu não sei ao certo, gostaria de não gastar com placas de vídeo por enquanto, mas vou ver mais algumas análises. Obrigado pela ajuda e atenção!

O 7600 / 7600x tem uma iGPU, você pode usar até comprar a placa de vídeo permanente.

Postado

É então, o gabinete que peguei é um xulézinho mesmo, da Pichau, um Apus Black. Já vem com 3 ventoinhas e pelas críticas tem bom airflow. Achei negócio e coloquei no orçamento. Ah sim, fontes realmente tem que pesquisar mesmo, não adianta ir na sorte. Inclusive, já tinha ouvido falar sobre o gráfico integrado do Ryzen 5 7600/7600X, porém tinha ficado meio cabreiro de ser como um Ryzen 5 8500G.

Postado
2 minutos atrás, User23192025 disse:

É então, o gabinete que peguei é um xulézinho mesmo, da Pichau, um Apus Black. Já vem com 3 ventoinhas e pelas críticas tem bom airflow.

Perfeito, ele suporta radiador de 240 / 360mm. Então você pode comprar um WC.

3 minutos atrás, User23192025 disse:

Inclusive, já tinha ouvido falar sobre o gráfico integrado do Ryzen 5 7600/7600X, porém tinha ficado meio cabreiro de ser como um Ryzen 5 8500G.

A iGPU é pior, mas o processador é beeeeem melhor. Pensando a longo prazo, vai valer mais a pena.

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Opinião sobre compra - AMD Ryzen 5 8600G + MSI MAG B650M + 16GB Kingston

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...