Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

ola,

a pergunta é totalmente iniciante - mas é que montei um pc a uns 5 anos e ainda tinha placa-mãe com HDMI..rs

comprei uma placa-mãe mais top de linha e notei que ela não tem HDMI mas tem saidas thunderbolt 4 Type-C®with DP-Alt - que imagino faça o servico do HDMI.

comprei tb um processador com Vídeo integrado - pra pegar a placa de Vídeo final daqui uns meses 

Eu não tenho nenhum display thunderbolt - consigo ligar o PC num monitor com HDMI?

= se for possível, pretendo usar um cabo HDMI com fibra otica (a maquina ficara a 15 metros do monitor) - o cabo com fibra é porque é o unico q tenho com 15m = mas, obviamente, se for o caso - compro um cabo convencional com 15m.

• Confuso 1
  • Membro VIP
Postado

@DanielRodrigo Bom dia

Sua pergunta ficou um pouco confusa mais vamos ver se eu entendi.

Mais uma coisa, sempre que você abre um tópico é de extrema importante mandar a configuração ou modelo por completo para facilitar a resolução do problema.

Você montou um computador a 5 anos que creio que essa esse da sua assinatura, e nela havia HDMI, então você por algum motivo comprou uma placa-mãe modelo ??????????????????? que não tem HDMI.

E junto com essa placa-mãe modelo ??????????????????? você também comprou um processador modelo ??????????????????? que já possui vídeo integrado.

E você quer usar um cabo HDMI de 15 metro porque o monitor ou TV vai ficar e distante do computador.

Do ano 2012 ou 2013 até os dias de hoje acho que 98% das placas mãe vem com conexão HDMI, e o que não está vindo com tanta frequência é conexão VGA por ser muito mais antiga e ser mais limitada.

E se essa placa-mãe modelo misterioso não tiver realmente saída HDMI, você pode comprar um adaptador display port para HDMI como esse da foto 

cabo-adaptador-conversor-f3-displayport-

Caso não queira usar a saída display port tem o mesma adaptador thunderbolt 4 par HDMI só que custa um pouco a mais.

31W40E-6EyL._AC_SX679_.jpg

E qualquer um desses adaptadores funciona com cabo HDMI de 15 metros.

D_NQ_NP_2X_777244-MLB52267003723_112022-

• Curtir 3
Postado

Primeiramente, obrigado a todos que ofereceram parte do seu tempo para me ajudar - @FoxBlack @GuilhermeGB @Edvaldo J. Frederico

Minha assinatura é o PC antigo - de 5 anos atras - e como disse - ele tem a saida HDMI. 

Minha nova placa-mãe é um chipset Z890 - Aorus Master -  https://download.gigabyte.com/FileList/Manual/mb_manual_z890-aorus-master_1002_e.pdf
e o processador é o Ultra Core 9 285K 

A solucao é pra ser um pouco provisoria - como disse - vou comprar a placa de Vídeo nos proximos meses - ou a troca do monitor (não uso a maquina pra jogos - e nunca me importei com a qualidade visual - uso ate hoje uma TV Sony de 32" que adaptei pra ser meu monitor (q na epoca era uma solucao economica com qualidade - ja q os monitores desse tamanho eram o preço de um carro) - Mas, claro - ja venho a alguns bons anos postergando a compra de um monitor decente. (mas como disse, a tv me atende - e tem a vantagem de ser uma TV - quando não estou na maquina - posso assistir em 2. (hoje isso tb ja não faz muito sentido..rs) = então automaticamente a TV tb é simples, não preciso atingir 4K ou frequencias altas

vi esse adaptador:

https://www.mercadolivre.com.br/thunderbold-mini-displayport-para-HDMI-ugreen-10460/p/MLB22327511?pdp_filters=item_id:MLB4499033522

obrigado!

• Obrigado 1
Postado

@DanielRodrigo bom, é a primeira vez que vejo isso, mas até que faz um pouco de sentido uma placa topo de linha da geração atual abandonar o HDMI pelo DisplayPort/Thunderbolt, já que HDMI está perdendo um pouco o sentido hoje em dia, principalmente se você usa equipamento topo de linha (DisplayPort 2.1 oferece mais banda que HDMI 2.1).

O que você vai precisar para conseguir usar a saída de vídeo do seu PC é um cabo USB-C para HDMI, tipo esse:

https://www.mercadolivre.com.br/cabo-adaptador-tipo-usb-c-thunderbolt-para-HDMI-conecta-tv-monitor/p/MLB36860505

Só até você comprar uma placa de vídeo e conectar direto nela.

• Curtir 3
Postado

@FoxBlack qualidade de construção, que também pode influenciar na largura de banda, por exemplo, mas eu acho que pagar um valor muito alto em algo pra usar temporariamente é desnecessário. Mesmo se o cabo acima não suportar 4K 60Hz, pelo menos um 1080p vai dar pra usar.

• Curtir 2
Postado

Os cabos da Ugreen sao em geral excelentes, de qualidade bem superior a media do mercado - mas alem de tudo isso tem o famoso impostometro - ja q sao importados - ao q parece agora a ugreen (pelo q vi agora no ML) - tem uma loja oficial no Brasil, o que acredito deve reduzir os custos de importacao.

mas sim, pra algo temporario - pelo valor, compensa ja comprar o monitor - coisa q não fiz ainda porque não sei nem de onde partir.. mas esse coisa do Thunderbolt me alertou que preciso ter um monitor com isso. Posso ate pegar uma placa com HDMI - mas como o @GuilhermeGB disse, a tendencia do futuro é essa. não so pela tecnologia - mas tb pela miniaturizacao da porta. O painel da minha placa-mãe é impressionante. todos os conectores miniatura - o que ainda não mudou é o de rede - so não destoa porque os 2 conectores thunderbolt (acredito q seja alguma protecao) - foram montados dentro de uma caixa metalica com quase o dobro do tamanho do conector. 

alem disso teria problemas com cabos pela estrutura atual q tenho aqui. Ainda não consigo colocar o Gabinete proximo do monitor (o PC da minha assinatura - se reparar é um ITX - o gabinete é do tamanho da minha mao (altura) - a nova maquina é um ATX - da quase 3x. Por isso vou ter que ligar ele nas minhas costas - do outro lado da sala. Claro, tb temporario - a ideia é ajustar o rack pra comportar ele (meu 2025 promete com tanta coisa a fazer..rs) = e não sei nem se existe cabo Thunderbolt x HDMI com mais de 10m, mas os poucos que vi de 1, 2m foram +R$ 150.

Minha unica duvida agora sobre o adaptador é com relação a direcao do sinal. 

O anuncio que publiquei ele informa que o sinal so funciona de um lado - PC > MONITOR ou MONITOR > PC. - porém, tb descobri no anuncio que a retrocompatibilidade do Thunderbolt 4 é somente com o 3 - por causa da conexao USB-C. 

não sei se essa questão da direcao do sinal é uma limitacao apenas do Thunderbolt 2 e miniport.

outra coisa que me disseram (vendedores...)  -é que minha saida precisa passar Vídeo (eu imaginava q todas faziam isso.rs) - mas acredito q não seja um problema pra mim - não tenho outra saida - e pelo que vi no manual é isso. 

e se ela possui "MODO DP ALT"... isso ainda estou a procurar o que é..

Postado

@DanielRodrigo o padrão Thunderbolt que é suportado na porta USB-C é versão 3 ou 4, as versões 1 e 2 possuem um tipo de conector exclusivo, por isso necessita de adaptador próprio pra isso.

O "DP ALT MODE" é uma conexão dentro do padrão USB-C que permite transmissão de áudio/vídeo. É um recurso do USB-C que nem todas as portas USB-C suportam, mas da sua placa-mãe obviamente suporta, como é informado no manual. Se você pega um smartphone simples, por exemplo, que tem USB-C, ele não terá essa compatibilidade, somente modelos mais caros.

• Curtir 1
Postado

image.png.003537e8f054377e662a9658687da387.png

O manual da placa diz isso:

- ela oferece essa 1x FRONT HDMI - eu ja tinha identificado isso - é um conector que existe na lateral da placa-mãe (do lado interno do circuito) - 

image.png.d40883b9ca280e4c59e43a36a6087418.png

Mas é um mini-HDMI - e pelo que vi serve pra conectar apenas aqueles displays de sensores. (Eu tb não sei como isso funciona na verdade, se teria o sinal de Vídeo ai - porque pensando em "temporario" - se sair o sinal de Vídeo seria tb uma opcao - mas, acho q so serve pra isso:

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@DanielRodrigo o padrão Thunderbolt que é suportado na porta USB-C é versão 3 ou 4, as versões 1 e 2 possuem um tipo de conector exclusivo, por isso necessita de adaptador próprio pra isso.

O "DP ALT MODE" é uma conexão dentro do padrão USB-C que permite transmissão de áudio/vídeo. É um recurso do USB-C que nem todas as portas USB-C suportam, mas da sua placa-mãe obviamente suporta, como é informado no manual. Se você pega um smartphone simples, por exemplo, que tem USB-C, ele não terá essa compatibilidade, somente modelos mais caros.

no Thunderbolt 3+ (ou usb-c) - não tenho problema com a direcao do sinal? qq adaptador que comprar (e devo pegar o q você indicou) - serve - não preciso me preocupar com isso. 

= como estava vendo o errado (thunderbolt 2) - o vendedor alerta sobre essa limitacao.

Postado
12 minutos atrás, DanielRodrigo disse:

Mas é um mini-HDMI - e pelo que vi serve pra conectar apenas aqueles displays de sensores. (Eu tb não sei como isso funciona na verdade, se teria o sinal de Vídeo ai - porque pensando em "temporario" - se sair o sinal de Vídeo seria tb uma opcao - mas, acho q so serve pra isso:

É uma conexão HDMI limitada a 1080p 30Hz, não seria interessante usar como saída principal, mas também não sei se daria pra usar ela como saída de vídeo principal.

no Thunderbolt 3+ (ou usb-c) - não tenho problema com a direcao do sinal? qq adaptador que comprar (e devo pegar o q você indicou) - serve - não preciso me preocupar com isso. 

Mas qual seria a preocupação com a direção, exatamente? Esse tipo de cabo que dei de exemplo é próprio para você conectar no USB-C do dispositivo de saída, sendo que seu monitor/TV usará o HDMI. Então independente dele ser ou não bidirecional, você só vai suar nesse sentido.

= como estava vendo o errado (thunderbolt 2) - o vendedor alerta sobre essa limitacao.

O tipo de conexão Thunderbolt 1 e 2 eram mais usadas em computadores da Apple, só passou a ser amplamente adotado agora que faz parte do padrão USB-C a partir da versão 3.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB - sobre a direcao do sinal - é porque a Ugreen, que é o fabricante - alerta no seus anuncios sobre o funcionamento do adaptador como sendo "direcional" - ou seja - so funciona numa direcao -  Thunderbolt >>>> HDMI ou HDMI >>>>> Thunderbolt - para cada caso é necessario um adaptador específico por causa da direcionabilidade.

https://www.mercadolivre.com.br/thunderbold-mini-displayport-para-HDMI-ugreen-10460/p/MLB22327511?pdp_filters=item_id:MLB4499033522

image.png.7223ce1922612bbe7da117b8fa14b0c6.png

https://www.mercadolivre.com.br/adaptador-ugreen-mini-dp-displayport-x-HDMI-3d-10461-mac/p/MLB21618307?pdp_filters=item_id:MLB3317579637
image.png.6d2237924e1a418e975585749d927b72.png

como vi algumas reclamacoes de gente dizendo que não funciona porque comprou o adaptador errado e não foi explicado - o que quer dizer inumeras coisas - fica essa preocupacao - especialmente em anuncios de vendedores não estão especializados no assunto - q não colocam essa condição do adaptador por desinformaçao mesmo.

porém, esse adaptador é Thunderbolt 2. Minha duvida era se o Thunderbolt 3 / 4 tem esse mesmo problema.

e dai meu medo é ter direcao - pegar um dizendo q é TB>>HDMI - e na verdade ser HDMI>>TB - porque o vendedor esqueceu de dar essa info.

- a sua indicacao pelo q vi - especialmente nos comentarios de compradores (pra não ficar so na confiança do anuncio) - deve ser no minimo na direcao correta.

Postado

@DanielRodrigo mas esse tipo de cabo para smartphone/notebook é feito justamente para ser usado no sentido USB-C >> HDMI. Inclusive eu tenho um desses xing-ling, ele é USB-C, na outra ponta sai uma conexão HDMI (para ligar na TV), uma conexão USB comum (tipo A) e outra conexão USB-C para carregamento.

adaptador-usb-tipo-c-para-hdmi-3-em-1.jp

Ele funciona normalmente em smartphones compatíveis, como o Galaxy S20 FE e o Galaxy S10E, que eu testei. Liguei ambos em tela 1080p 60Hz, nunca testei em resoluções maiores.

• Curtir 1
Postado

@DanielRodrigo mas você já está planejando trocar de  monitor antes de adquirir a nova placa de vídeo? Se você vai comprar uma nova placa gráfica, pensar em conexão USB-C é desinteressante, primeiro porque nem todas as placas de vídeo tem porta USB-C, segundo o USB-C na placa de vídeo é só um USB-C só com a parte do DisplayPort. Usar essa conexão é exatamente a mesma coisa de você usar um cabo DisplayPort comum que é muito mais barato.

A ideia do USB é integrar vários padrões de conexão num tipo de conector só para futuramente substituir tudo, se tornando uma verdadeira conexão universal. Atualmente os padrões mais modernos de USB já possuem integrado do Thunderbolt e o DisplayPort. A ideia é que no futuro um só cabo USB vai poder transmitir vários tipos de dados ao mesmo tempo entre dispositivos diferentes. Mas a tecnologia que nós temos atualmente já será obsoleta quando isso acontecer.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB na verdade so vi o cabo por curiosidade de mercado.. saber a quantas anda. 

e claro, por esses valores nem pensar. mas tb não achei cabos grandes. Esse de 3M - e talvez um de 5M (se é que TB4 mesmo -não entrei no anuncio porque era da Ali Express. 
- ai obviamente permanecer no esquema com o adaptador é melhor.

A maquina foi montada pra trabalhos graficos -  90% do meu tempo é pra uso de editores mais simples - mas a maquina da assinatura ja esta penando um pouco pra processar edicoes mais complexas (como disse ela ja tem 5 anos - é tempo de subir - mas não quis fazer um up direto nela - porque ela é uma iTX minuscula - e nesses 5 anos um dos problema q tive foi de não ter uma segunda maquina aqui - pra qq imprevisto q tinha com a maquina principal - então a ideia é deixar essa de backup).

Outra parte do uso dessa maquina nova sera para trabalhos com Inteligencia Artificial - e é por isso q segurei a compra da placa de Vídeo. Pra comecar - tecnicamente, uma placa com 16GB é suficiente - mas buscando um pouco a mais - 24GB - e dependendo de como vier as novas 5080/5090 - faço a escolha.

- mesmo as 4090 (se fosse pra comprar HOJE eu iria com a ASUS ROG STRIX - que tem 2x HDMI) - poderia usar HDMI ainda.  

Postado

@DanielRodrigo entendo. É muito comum que as placas hoje disponibilizem, por exemplo, 1xHDMI e 3xDisplayPort, é o caso da minha, e olha que é uma placa de entrada. HDMI está caindo em desuso por ser um padrão privado, pra usar esse tipo de conexão exige o pagamento de royalties, enquanto o DisplayPort é um padrão aberto financiado por várias empresas de tecnologia que tem interesse no uso desse padrão.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...