Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera to com meu setup:

Uma fonte DA500 500w bronze pfc ativo

Uma GPU 4060

Um processador 5800x
4 modulos memória 3200 MHz de 8gb

2 SSD sata 240gb

1 NVMe

1 HD normal sata

A minha duvida é: Eu pesquisei bastenta antes de comprar pra ver se trocava ou não de fonte, e preferi não trocar, já que antes eu usava uma placa de Vídeo que o TDP dela era igual o da 4060 e era de boas.

Só que eu baixei aquele CPUIDPowerMax e o resultado é o seguinte:

- Se eu stressar a GPU aparentemente o pc não desliga
- Se eu estressar o CPU ele desliga
- Se eu estressar os 2 juntos obvio que tb desliga

Masss, em jogos e no trabalho não dá b.o nenhum, só quando stressa, porque esses programas são ***** né. Eai, o que vcs acham, eu troco de fonte e coloco uma 650w+ ou deixo essa de 500w mesmo?

Porque pro meu uso tá de boa, não vai existir aplicação aqui que vai usar a GPU / CPU ao mesmo tempo, e nem aplicação que arregaçe no 100% essas duas peças igual esses programas ai fazem

• guilherme_dr alterou o título para Fonte Deepcool DA500 segura Ryzen 7 5800X e GeForce RTX 4060 ou devo trocar?
Postado
24 minutos atrás, Elias martins disse:

Eai, o que vcs acham, eu troco de fonte e coloco uma 650w+ ou deixo essa de 500w mesmo?

Porque pro meu uso tá de boa, não vai existir aplicação aqui que vai usar a GPU / CPU ao mesmo tempo, e nem aplicação que arregaçe no 100% essas duas peças igual esses programas ai fazem

É claro que qualquer peça pode dar defeito, mas a princípio não tem motivo para suspeitar da fonte, ela aguentar tranquilamente essa máquina. Eu diria que o problema é outro.

No caso, eu suspeito de instabilidade do processador / RAM. Diga, você ativou XMP / DOCP?

Postado

@Imakuni Sim, o XMP está ativo no perfil de 3.200mhz. Minha placa-mãe é uma B450m Steel Legend. Outra coisa, meu CPU COOLER é meio fraco e como esquenta muito eu botei um Undervolt nele pra ficar mais frio, mas já pedi um Thermalight Pearless Assasin 120 pra suportar o bixo, depois que ele chegar vou remover o undervolt e deixa ele trabalhar normal. Será que pode ser isso?

Postado
1 minuto atrás, Elias martins disse:

@Imakuni Sim, o XMP está ativo no perfil de 3.200mhz. Minha placa-mãe é uma B450m Steel Legend. Outra coisa, meu CPU COOLER é meio fraco e como esquenta muito eu botei um Undervolt nele pra ficar mais frio, mas já pedi um Thermalight Pearless Assasin 120 pra suportar o bixo, depois que ele chegar vou remover o undervolt e deixa ele trabalhar normal. Será que pode ser isso?

Ah, isso explica, esse seu undervolt está instável. Agora faz todo sentido.

Postado

A fonte DA500 da DeepCool é baseada no mesmo modelo white label da antiga versão da Pichau Nidus. São fontes decentes, mas são de entrada.

Mas como dito acima, é provável que seu problema seja instabilidade no undervolting. Precisa ver como você está fazendo esse undervolting e tentar ajustar melhor as configurações. E é até bom mesmo você fazer, porque o 5800X stock consome bastante energia em carga máxima (100% de uso), é demais para uma B450M Steel Legend.

Postado

@Elias martins se o gabinete não tiver abertura na frente, não o PC vai ventilar, só vai aquecer mais e mais conforme você vai usando. Fluxo de ar dentro do gabinete é essencial, precisa ter troca constante de calor com o ambiente, ou seja, deve entrar ar frio de fora ao mesmo tempo que sai ar quente de dentro.

Postado

@GuilhermeGB Coloquei um Thermalight 120SE, a temperatura ficou boa, não passa de 75C e tirei o undervolt problematico que eu havia feito. Mas agora meu " problema é outro ". Quando estou jogando ou trabalhando em um projeto mt pesado as ventoinhas fazem um barulho um pouco chato, meio alto sabe, mesmo com todas as tampas fechadas. Sei que esse AC é parrudo, mas sera que tem como abaixar? 

Alias, ao tirar o undervolt tentei um stress de cpu e gpu e ficou sossegado, esquentou mas não passou de 77C e o melhor é que não desligou kkk

Só esse ruido mesmo que ta me incomodando, já fui na BIOS e setei o cooler pra silent mode mas acho que não adianta muito quando to jogando ou fazendo algo pesado.

Tens alguma ideia do que pode diminuir um pouco o ruido dos coolers girando? Mas sem comprometer a refrigeração dessa CPU que mais parece um forno

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...