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Telas azuis esquisitas em momentos "aleatórios"


Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

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Boa tarde, galera, desculpe incomodar vocês. Sempre tive um sonho de montar meu pc e ajudei vários amigos nas montagens deles. Hoje, depois de adulto, tive condições de montar o meu, mas comecei a ter vários problemas. Telas azuis nos momentos mais improváveis, como depois de logar no windows ou em tarefas leves. As vezes, ligo o pc e faço tudo normalmente sem nenhum problema. As vezes, já ao logar no windows, tomo tela azul. As vezes, ao iniciar um jogo, as vezes ao fechar. O que me deixa intrigado é que, uma vez que o jogo abre, tudo corre normalmente e ainda não tive nenhum problema. A questão é que nem sempre consigo chegar nessa parte. Li em um post aqui sobre ler o visualizador de eventos do windows, então cumpri o passo a passo e deixo aqui para aqueles que sabem o que significam os avisos nele. Agradeço pelo tempo de vocês.

LogsColetados.7z

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Seria interessante você tirar uma foto das telas azuis ou anotar os erros que aparecem no rodape (se é que aparecem) 

alguns desses erros sao indicativos do problema. E tb te ajudam a ver se é sempre o mesmo erro.

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  • Moderador
Postado
21 minutos atrás, DanielRodrigo disse:

Seria interessante você tirar uma foto das telas azuis ou anotar os erros que aparecem no rodape (se é que aparecem) 

alguns desses erros sao indicativos do problema. E tb te ajudam a ver se é sempre o mesmo erro.

Infelizmente, nem sempre o código de erro irá nos ajudar. Assim como a febre é um sintoma de várias doenças diferentes, quando se trata de tela azul, problemas diferentes podem gerar o mesmo código de erro. E também, o mesmo problema pode gerar códigos de erro diferentes (especialmente se a memória RAM estiver com defeito).

 

@AddicTs PEDRO

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Os códigos de erros de tela azul estão apontando para vários códigos diferentes:

0x1A: MEMORY_MANAGEMENT

0xEF: CRITICAL_PROCESS_DIED

0x154: UNEXPECTED_STORE_EXCEPTION

 

image.png.50a4de5ab88fa20abb9e48e3035ddde2.png

 

O Windows sempre está falhando ao tentar gerar um arquivo de despejo de memória (minidump), que é um log super importante para conseguirmos identificar o erro (sendo que quando ele não consegue gerar esse log, geralmente indica uma falha de hardware).

 

image.png.7958ca25dbb35f5552c3b4c34ae4a9e6.png

 

E por fim, temos vários erros apontando para a controladora de um SSD NVMe.

 

Conclusão: Provavelmente o seu SSD está com defeito. Mas vamos fazer mais alguns testes para termos certeza.

 

------------

 

Qual exatamente é o seu hardware? Marca e modelo de todas as peças?

Você usa alguma placa de expansão? Como placa de vídeo, placa de rede, ou mesmo adaptadores tipo bluetooth etc.?

 

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@GabrielLV Tenho uma MSI B650 Gaming Plus WIFI (até por isso não tenho nenhuma placa de wifi ou bluetooth externa);
Ryzen 5 7600;

RTX 4070 ti super Galax ex;

2x16 DDR5 kingston 6000 cl40 (rodando em xmp 1, já tentei configurar tempos manualmente ou deixar no automático, tentei também deixar um pente só, as telas persistem);

 

O SSD é um WD Black SN 770 2TB;

 

todas as peças são novas, como disse, é o meu primeiro pc;

 

Já atualizei a BIOS também, me pergunto se não poderia ser o slot do SSD, eu poderia trocar pro segundo pra testar. Poderia tentar instalar o windows através de um SSD externo que eu tenho também, vocês acham viável?

Galera, obrigado pelas respostas. Estou a 1 mês com esses problemas e estava desesperado, pois gastei muito dinheiro pra realizar esse sonho, dinheiro suado kkkkkkkkk

  • Moderador
  • Solução
Postado
2 minutos atrás, AddicTs PEDRO disse:

O SSD é um WD Black SN 770 2TB;

me pergunto se não poderia ser o slot do SSD, eu poderia trocar pro segundo pra testar

É possível sim que seja o slot. Tente trocá-lo e veja se os problemas persistem.

 

Se persistir, baixe o software de gerenciamento de SSD da Western Digital: https://support-pt.wd.com/app/answers/detailweb/a_id/31831/initiator/user

 

Vá em ferramentas > Diagnóstico > Inicie o teste rápido e o teste estendido. Veja se algum erro é detectado.

 

Se nada for detectado, use o mesmo software para verificar se existem atualizações de firmware para o seu SSD, e instale a atualização.

 

Poste resultados.

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Postado

@GabrielLV@DanielRodrigo Galera, sinceramente, muito obrigado pelas respostas. Segui os procedimentos e, aparentemente, foi realmente a atualização do firmware do SSD que resolveu o problema. Usei o PC durante o final de semana e, aparentemente, tudo certo. Qualquer coisa, eu volto aqui e aviso a vocês sobre andamentos diferentes, mas, desde já, muito obrigado, vocês são incríveis!

  • Amei 1
  • Moderador
Postado
6 horas atrás, AddicTs PEDRO disse:

@GabrielLV@DanielRodrigo Galera, sinceramente, muito obrigado pelas respostas. Segui os procedimentos e, aparentemente, foi realmente a atualização do firmware do SSD que resolveu o problema. Usei o PC durante o final de semana e, aparentemente, tudo certo. Qualquer coisa, eu volto aqui e aviso a vocês sobre andamentos diferentes, mas, desde já, muito obrigado, vocês são incríveis!

Disponha! E obrigado por retornar para confirmar a solução. Tenha uma ótima tarde 😁

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