Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal

Tenho visto videos, manual, etc - cada lugar fala uma coisa. Como é meu primeiro WC SELADO - pra não fazer besteira e danificar o negocio-

onde devo ligar a bomba?  

Minha placa tem entradas "PUMP" (umas 4 - nem sei pra q tantas..rs) - a CPU FAN e CPU OPT (tb não sei porque duas) - as SYS FAN (q imagino ser as ventoinhas do gabinete) - essas uma 4, 5.

Ja vi lugar dizendo pra ligar no PUMP, outros pra ligar no CPU FAN..

image.png.fe44433ccf4cf46c5cbddf76e5d188d4.png

nesse canto tem todas elas. na parte inferior tem mais SYS e PUMP. E todos os conectores sao iguais. Acredito que passem a mesma tensão.

tem algum q controla melhor a bomba, q é preferivel usar pro sistema?

Eu troquei as fans do radiador pra ficarem iguais ao do gabinete e irei conecta-las na controladora por causa do conector ser prioritario (SAO FANS LIAN LI - elas usam conectores de 7 pinos)

- assim, aproveitando a duvida da bomba - onde ligo a controladora? melhor no CPU ou SYS?

valeu!

Postado
5 minutos atrás, DanielRodrigo disse:

Ja vi lugar dizendo pra ligar no PUMP, outros pra ligar no CPU FAN..

Assim né, o nome é auto explicativo: a bomba do cooler do processador você liga onde tem "pump", que é a tradução, e os fans do cooler do processador você liga em "fan", que é a tradução. Não sei quem foi esse técnico de futebol que disse algo diferente disso...

7 minutos atrás, DanielRodrigo disse:

- assim, aproveitando a duvida da bomba - onde ligo a controladora? melhor no CPU ou SYS?

Os fans do cooler estão nela? Então você liga onde tiver escrito "CPU".

• Curtir 1
Postado

@DanielRodrigo Não existe um lugar "errado" de colocar o conector da bomba, onde todos os headers vão ter a mesma função, que é controlar a rotação.

Mas, é preferível que você coloque ao menos na CPU_FAN ou OPT. Pois, caso você não conecte nada nesses conectores, a BIOS pode ficar te avisando toda hora no boot que não foi detectado nenhum cooler para a sua CPU, já que ela apenas detecta se há algum cooler por essas conexões. Lembrando que também há a possibilidade de remover este aviso.

A diferença da OPT para a CPU_FAN é que a OPT é uma conexão já pensada para a bomba do seu watercooler, onde mesmo sem fazer nenhuma configuração, ela vai deixar a rotação da sua bomba em 100%. Que acaba sendo a melhor configuração pro desempenho e a mais utilizada.

Lembrando que há muitos WCs que não utilizam exclusivamente da BIOS para o controle da rotação da bomba, e sim pelo próprio software da fabricante; onde há comunicação com a placa-mãe via USB. Nesse caso, eles disponibilizam na bomba um cabo "fake" para colocar nas conexões CPU, apenas para a placa-mãe não ficar dando o aviso de que não há nenhum cooler instalado.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Imakuni disse:

Assim né, o nome é auto explicativo: a bomba do cooler do processador você liga onde tem "pump", que é a tradução, e os fans do cooler do processador você liga em "fan", que é a tradução. Não sei quem foi esse técnico de futebol que disse algo diferente disso...

Os fans do cooler estão nela? Então você liga onde tiver escrito "CPU".

Primeiramente, muito obrigado @Imakuni e @MauricioBMS por dedicarem parte do seu tempo para me ajudar.

Foi exatamente por isso gerou a duvida. Deveria ser auto explicativo - mas como disse - em diversos videos de montagem não é dessa forma q esta sendo feito - e ai quem nunca montou, como eu fica receoso em - por exemplo - ligar a bomba no lugar errado - especialmente quando não se faz a montagem de "manual" q é o meu caso (as fans estão sendo ligadas na controladora) o manual indica a ligacao delas no cpu fan e a bomba no pump.

pra ficar mais claro - a duvida talvez fosse inversa- não onde ligar a bomba, mas onde ligar a controladora com as fans. O problema todo é causado porque a controlodora não esta sendo ligada em alguns videos na CPU FAN - como você instruiu - e sim no SYS FAN - e dai tem gente ligando a Bomba no CPU FAN. (exatamente como o @MauricioBMS menciona.. e dai é que vira a confusao toda.

3 horas atrás, MauricioBMS disse:

@DanielRodrigo Não existe um lugar "errado" de colocar o conector da bomba, onde todos os headers vão ter a mesma função, que é controlar a rotação.

Mas, é preferível que você coloque ao menos na CPU_FAN ou OPT. Pois, caso você não conecte nada nesses conectores, a BIOS pode ficar te avisando toda hora no boot que não foi detectado nenhum cooler para a sua CPU, já que ela apenas detecta se há algum cooler por essas conexões. Lembrando que também há a possibilidade de remover este aviso.

Ai entra um pouco disso creio eu - como o pessoal esta montando - eles jogam o conector da bomba no lugar do CPU FAN pra evitar esse aviso.

E por isso fiquei com essa preocupacao -

sera que é legal jogar a bomba ai? O controle não seria mais adequado no pump?

e ai vinha a mesma pergunta pras fans - como falei não consigo ligar elas direto no CPU Fan por causa do conector da Lian Li (7 pinos) - mas eu tenho 2 controladoras - não queria usar a 2a, porque a primeira da conta de ligar tudo, menos coisa ligada, menos fio, etc - mas se o ideal fosse ligar separado ate poderia.

porque não sei se o controle das fans - juntando tudo numa so - seria estão eficiente qto ligando CPU fan separado de Gabinete Fan. ou se da no mesmo com a controladora gerenciando isso individualmente.

Por fim, aproveitando - uma ultima duvida na montagem - tb com coisas q vi em varias montagens..  EXISTE UM LADO PREFERENCIAL - e OUTRO não RECOMENDADO - pra deixar os tubos? - não me refiro a posicao da bomba - mas sim a posicao dos tubos ligados no block - deixo eles pra cima, pra baixo, pra direita ou pra esquerda.

Pergunto isso pois a minha montagem - os tubos ficariam MELHOR VISUALMENTE - se colocados a esquerda do block > exatamente como a imagem abaixo - porém, POSICIONADOS PRA CIMA (acima da linha das memórias) = é a unica forma q achei dos tubos não ficarem na frente e no meio da placa - como esse da foto de certa forma ainda esta. (apenas pra constar o radiador esta bem acima da linha do block). SEM FORCAR nada - do jeito que fiz eles ficariam dessa forma, a esquerda do block, virados pra cima fazendo um "S" invertido (Ou melhor um "N" bem curvo) ate o radiador. Se coloco ele pra cima do block, a barriga cai em cima do block e não da pra direito o visor. Pra baixo é pior, porque ele cruzaria em frente da placa toda, e não tentei a direita, porque tinha pouco espaço com as memórias.

image.png.dbacfff669d2a804b5f8d729c59bc7f9.png

Postado
16 minutos atrás, DanielRodrigo disse:

Ai entra um pouco disso creio eu - como o pessoal esta montando - eles jogam o conector da bomba no lugar do CPU FAN pra evitar esse aviso. E por isso fiquei com essa preocupacao - sera que é legal jogar a bomba ai? O controle não seria mais adequado no pump?

Se você controlar manualmente, não importa. Se deixar no automático, sim.

17 minutos atrás, DanielRodrigo disse:

porque não sei se o controle das fans - juntando tudo numa so - seria estão eficiente qto ligando CPU fan separado de Gabinete Fan. ou se da no mesmo com a controladora gerenciando isso individualmente.

Se a controladora faz isso, então não tem problema.

19 minutos atrás, DanielRodrigo disse:

Por fim, aproveitando - uma ultima duvida na montagem - tb com coisas q vi em varias montagens..  EXISTE UM LADO PREFERENCIAL - e OUTRO não RECOMENDADO - pra deixar os tubos? - não me refiro a posicao da bomba - mas sim a posicao dos tubos ligados no block - deixo eles pra cima, pra baixo, pra direita ou pra esquerda.

A parte do bloco tanto faz, o que importa são tubos na parte do radiador, que devem ficar para baixo (se instalados na lateral / frente).

• Curtir 1
Postado

24 minutos atrás, DanielRodrigo disse:

Ai entra um pouco disso creio eu - como o pessoal esta montando - eles jogam o conector da bomba no lugar do CPU FAN pra evitar esse aviso.

E por isso fiquei com essa preocupacao -

sera que é legal jogar a bomba ai? O controle não seria mais adequado no pump?

Se ligar a bomba no CPU_PUMP (conector dedicado para a bomba, só tem em placa-mãe cara) e o cabo de fans do radiador no CPU_FAN, o aviso do BIOS  "não tem cooler" não é ativado, o BIOS não diferencia se o que esta conectado no CPU_FAN é fan (ventilador) de air cooler ou de radiador de WC ou se é o cabo PWM de uma controladora de fans. O BIOS monitora se tem fan, não se tem dissipador ou radiador. 😉 

• Curtir 1
Postado

@1lokos Como sempre direto! valeu amigo - Pelo que todos aqui disseram - acho que a melhor configuração seria ligar a bomba então no PUMP.. (SIM.. minha placa tem 6 e é CARISSIMA.. 🙄) - e a controladora dos fans no CPU fan - pra evitar o aviso (q tb eu poderia desabilitar - imagino - via BIOS) - mas ao mesmo tempo imagino que deve ter um motivo pra se ter um controlador "CPU FAN" e controladores "SYS FAN" - e não ser tudo so "FAN". Penso q talvez o controlador da BIOS acelere a FAN se o sensor identificar q a CPU precisa de mais resfriamento.

e o mesmo pras SYS FAN - giram sob outro esquema de controle. 

Ai pensando - como a CPU é a parte que mais aquece na maquina - acho q ate mais do que a GPU - se ela demanda maior ventilaçao - E TODOS OS FANS estiverem "acionados iguais" - MAL não FAZ..  sendo a parte mais quente.. da mesma forma que ela resfriar - se todos os fans girarem menos - tb deve ser suficiente pra manter o case ok.

1 hora atrás, Imakuni disse:

Se você controlar manualmente, não importa. Se deixar no automático, sim.

Se a controladora faz isso, então não tem problema.

A parte do bloco tanto faz, o que importa são tubos na parte do radiador, que devem ficar para baixo (se instalados na lateral / frente).

@Imakuni é, sobre o bloco fiquei com isso porque UM desses montadores que tem no YT montando dezenas de maquinas toda vez alerta sobre essa montagem dos tubos a esquerda - e inclusive diz q o melhor sao os tubos a direita.. MAS.. NUNCA DIZ porque!! - como so ele fala isso.. e sem uma justificativa.. fica difícil.

Ja sobre o radiador acima - é dito por muitos - então sem erro.

• J.Augusto F alterou o título para Onde é melhor ligar a bomba do Water Cooler?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...