Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola Pessoal

vou contar uma coisa viu, 5 anos sem montar um PC e to penando aqui com as mudanças de la pra ca..rs

Comprei uma fonte ROG Loki 1000w - com o painel traseiro a seguir:

image.png.a1d61fbbf346d23d293425cf228552ef.png

Como o negocio deve ser ridiculamente simples - a ASUS mandou um manual com 89 paginas e se limita a dizer - "LIGUE OS CABOS NOS CONECTORES" (rss) - nem foto ilustrativa, nada.. praticamente um se vira.

- ao mesmo tempo tb não acho YT falando da instalacao - então..

Qual a minha duvida - onde devo ligar cada cabo -

- o cabo de 24 pin - fácil - so tem uma posicao:

image.png.c38e86400c1ffc59a21ef1b3df471279.png

- ai que vem minha duvida - se não me engano o outro conector que vai na placa-mãe - não ERA ASSIM. antigamente ele era menor - e so tinha um lugar pra ligar na fonte. Agora pelo que vi sao 2 conectores IGUAIS de 8 pinos.

e vendo o painel - tenho 3 conectores de 8 pinos. posso ligar em qq um? existe algum preferencial?

image.png.f582cc696c0938b51b7f8be52092fca3.png
    eu optei por ligar ele no conjunto a direita (sinalizado em verde) por estarem mais "juntos" - sei la..rs
    assim, se ok - pra que serve o outro conector?

imagino que seria um PCI-E - provavelmente para ligar uma placa de Vídeo com o conector antigo. 
    a duvida maior é - posso ligar a CPU em qq um ai?

image.png.8f9d621a4314710ba45458a3bd8c8e97.png

Esse conector é pra ligar o RGB..ok

E onde devo ligar a placa de Vídeo? AInda não comprei a placa - vou esperar os lançamentos em Janeiro - mas pelo q vi eu teria que usar esses 3 conectores? (essa é outra novidade pra mim, esse novo conector das placas de Vídeo)
        = a placa sera uma 4090 ou 5000+

image.png.75bc8ce802567b3e68d029164f4a99df.png

porém, se ocupar esses 3 conectores, onde ligo as fans? - no caso as controladoras.

valeu! - e desculpa as pergutas noooooobs..

Aproveitando - preciso ligar a controladora da Lian Li - que demanda um cabo de 6 pinos.

porém, a fonte não fornece nenhum cabo de 6 pinos - 

Cabo de alimentação da placa-mãe x 1 (450 mm)
Cabo da CPU x 2 (550 mm)
Cabo PCI-E Gen 5 de 16 pinos x 1 (450 mm)
Cabo PCI-E 1 para 1 x 1 (450 mm)
Cabo PCI-E 1 para 2 x 1 (450 mm)
Cabo SATA 1 para 3 x 2 (300+200+100 mm)
Cabo periférico 1 para 4 x 1 (300+100+100+100 mm)
Cabo RGB endereçável x 1 (800 mm)

posso usar o cabo: 

pra isso? - ele é de 8 pinos - porém 6+2. 

- e o cabo: 

ele é igual ao outro - porém, tem 2 saidas de 8 pinos (6+2).  - caso precise de mais conectores de 6 pinos.

image.png.262d77cb629cc8eeda70ee9017132da4.png

• Moderador
Postado

Caro usuário,

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo e unidades de armazenamento. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

• guilherme_dr alterou o título para Como conectar os cabos na minha fonte ASUS ROG Loki SFX-L 1000W?
Postado
1 hora atrás, DanielRodrigo disse:

- ai que vem minha duvida - se não me engano o outro conector que vai na placa-mãe - não ERA ASSIM. antigamente ele era menor - e so tinha um lugar pra ligar na fonte. Agora pelo que vi sao 2 conectores IGUAIS de 8 pinos.

Algumas pIacas mãe inventam de colocar 2 conectores de 8 pinos ao em vez de apenas um, para parecer que são melhores do que realmente são. Não se preocupe com isso, é só marketing; conecte os dois só para não ficar com buraco na placa.

e vendo o painel - tenho 3 conectores de 8 pinos. posso ligar em qq um? existe algum preferencial?

eu optei por ligar ele no conjunto a direita (sinalizado em verde) por estarem mais "juntos" - sei la..rs
 assim, se ok - pra que serve o outro conector?

a duvida maior é - posso ligar a CPU em qq um ai?

Não tem preferencial.

E onde devo ligar a placa de Vídeo? AInda não comprei a placa - vou esperar os lançamentos em Janeiro - mas pelo q vi eu teria que usar esses 3 conectores? (essa é outra novidade pra mim, esse novo conector das placas de Vídeo)
        = a placa sera uma 4090 ou 5000+

Se ela usar cabo 12VHPWR (como vai ser no caso de uma placa desse nível), você usa esse conector. Não tem muito segredo, é um cabo bem diferente e que só encaixa em um lugar.

porém, se ocupar esses 3 conectores, onde ligo as fans? - no caso as controladoras.

A controladora vai na pIaca mãe. E se precisar de alimentação via cabo sata... bem, você usa o cabo sata da fonte.

Aproveitando - preciso ligar a controladora da Lian Li - que demanda um cabo de 6 pinos.

Tire foto dessa controladora, já que você não disse nada sobre ela para sabermos qual é.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni mais uma vez muito obrigado por gastar seu tempo em ajudar!

Sobre o cabo da placa-mãe ok, entendido.

Sobre a placa de Vídeo a questão é que se eu usar os 3 conectores - eu fico sem NENHUM pra ligar as fans.

image.png.f68012974225ffeb5383cbeffc7e56ff.png

ja que a controladora da Lian Li pede um conector de 6 pinos.

image.thumb.png.fcb8fe8e7c0980f323f5d3c3952fc19b.png

e ai - outro problema - alem de saber ONDE CONECTAR ele na fonte - não tenho nenhum cabo de 6 pinos na fonte.

como disse - so tenho 2 cabos:

que sao com 8 pinos - o primeiro 1x1 - o segundo 1x2 - mas o terminal é 6+2 pinos:

image.png.e3b78b02bf7fb00b42773baa1669bd79.png

e os demais:
Cabo de alimentação da placa-mãe x 1 (450 mm)
Cabo da CPU x 2 (550 mm)
Cabo PCI-E Gen 5 de 16 pinos x 1 (450 mm)
Cabo SATA 1 para 3 x 2 (300+200+100 mm)
Cabo periférico 1 para 4 x 1 (300+100+100+100 mm)
Cabo RGB endereçável x 1 (800 mm)

Postado
7 horas atrás, DanielRodrigo disse:

Sobre a placa de Vídeo a questão é que se eu usar os 3 conectores - eu fico sem NENHUM pra ligar as fans.

ja que a controladora da Lian Li pede um conector de 6 pinos.

Uma opção seria usar um splitter. Mas se você vai realmente usar uma 4090, pode ficar tranquilo que ela não usa esses conectores de 8 pinos, ela usa o de 12.

Em nota, essa novela toda só está acontecendo porque essa fonte tem falta de conectores. Sinceramente, é inadmissível uma fonte de 1000W só ter 3 conectores, qualquer outra do do mercado tem pelo menos 4.

7 horas atrás, DanielRodrigo disse:

e ai - outro problema - alem de saber ONDE CONECTAR ele na fonte - não tenho nenhum cabo de 6 pinos na fonte.

Você usa o cabo 6+2.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni valeu pelas dicas, com elas acho que consegui matar o enigma todo aqui

image.png.d55b8fec37d82257245bb90b93c7a748.png

MB - Laranja - os cabos 24p e 2x 8p
GPU/Vídeo - Vermelho - o cabo 12p
FAN (controladora) - verde - cabo 6+2p 
ARGB da fonte - azul

e me sobram 3 conectores de 6p - mas onde so tenho cabos SATA e MOLEX pra usar.

caso eu precise de mais um conector PCI-E de 6p - acho que preciso trocar o VERDE pelo cabo duplo que vem no kit. (tem um cabo q liga ali tb e traz na outra ponta 2x 6+2)

acho q é isso.

Mas como você diz, uma fonte cara como essa, com uma serie de frescuras - poderia ter um 4o conector no lugar desses de molex/sata - que podem ser cascateados - e sinceramente hoje em dia difícil ter gente usando mais do que 4 satas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...