Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu PC de alguns meses para cá começou a dar este problema de 100% de uso do disco em situações esporádicas (geralmente acontecia quando era iniciado e depois de uns 15 minutos ficava normal). Acontece que de algumas semanas para agora ele ficou praticamente inutilizável, levando MUITO tempo para ligar (coisa de 30 minutos para mais) e quando ligado, na área de trabalho, para realizar qualquer processo era muito demorado. Procurando soluções no youtube, tentei todas as que instruiam a desabilitar as Atualizações Automáticas, o Antimalware Service Executable... e que também surgeriam operações pelo prompt de comando. Algumas vezes a utilização do disco regredia ao zero, depois de um sfc /scannow por exemplo, mas um simples mexer no ponteiro do mouse já fazia o disco voltar ao 100%.

Tentei mudar a abordagem e partir para soluções de hardware, visto que havia trocado meu gabinete recentemente e imaginei que isto talvez pudesse ser parte do problema. Troquei o cabo SATA do SSD (3x) e nada. Troquei a saída de alimentação do SSD que vem da fonte, nada novamente. Resolvi testar um HD de notebook que tinha aqui em casa, no lugar do SSD, liguei ele (porém, ele já tinha o Win 10 instalado de outra máquina) ele funcionou de boa, mas passando alguns minutos ele começou a dar HD 100% também (pensei que fosse por incompatibildiade, visto que era de outro computador). Voltei com meu SSD antigo e como já estava P da vida, com muita dor no coração (porque já utilizava ele a mais de 3 anos), resolvi formatá-lo. Quando tentei formatar a primeira vez apareceu mensagem de: "Não Foi Possível Formatar a Partição. Erro 0x8004242d". Na segunda tentativa deu certo, formatou, instalei o windows 10, mas ele não iniciou de jeito nenhum depois da instalação (a imagem no monitor ficava carregando eternamente e depois voltava para o BOT da BIOS, e sim, eu havia removido o pendrive de instalação do windows). Fui pesquisar o erro que havia aparecido (0x8004242d) vi que poderia ser disco danificado. Pensei; "beleza, o SSD foi pra fita". Peguei outro HD de notebook, liguei na minha máquina, windows 10 instalado e.... Pimba, cá estou eu de novo, com períodos de HD em 100% de uso. No momento o PC está funcional, (como estava antigamente com o meu SSD), mas não consigo ter a menor ideia do que possa estar causando este problema. 

Minha configuração:

Processador: Ryzen 5 Pro 4650G
placa-mãe: ASUS TUF B450M PRO II
memória RAM: 32GB Corsair Vengeance 3200mhz 4x8GB
Placa de Vídeo: RX 480 4GB - XFX
Fonte: 650W MSI MAG
SSD: Xray Disk 480GB (onde está instalado o Sistema Operacional)
HD: 1TB Western Digital

• Moderador
Postado

O seu SSD que estava apresentando problemas de disco a 100% muito provavelmente estava com defeito (ainda mais porque essa marca de SSD já tem uma reputação ruim aqui entre os usuários).

Com relação a você estar usando o Windows 10 em um HD atualmente, não vai ter muito o que fazer. Se você reinstalou o Windows do zero nesse HD, e você tem certeza de que ele não tem nenhum defeito, então a lentidão está sendo ocasionada pelo fato de você estar usando HD. Na minha experiência e na de muitos outros profissionais, o desempenho do Windows 10 deixa bastante a desejar em HDs, especialmente se for um HD de notebook que é mais lento que um de desktop (HDs de desktop tem velocidade de 7200RPM, enquanto que os de notebook possuem 5400RPM).

• Curtir 2
Postado
2 minutos atrás, GabrielLV disse:

Com relação a você estar usando o Windows 10 em um HD atualmente, não vai ter muito o que fazer. Se você reinstalou o Windows do zero nesse HD, e você tem certeza de que ele não tem nenhum defeito, então a lentidão está sendo ocasionada pelo fato de você estar usando HD. Na minha experiência e na de muitos outros profissionais, o desempenho do Windows 10 fica bastante a desejar em HDs, especialmente se for um HD de notebook que é mais lento que um de desktop (HDs de desktop tem velocidade de 7200RPM, enquanto que os de notebook possuem 5400RPM).

Vou contar minha experiência com HD

Quase 100% do tempo era HD 100%, mas conforme as atualizações do windows ia melhorando, mas piorava novamente, atualizava de novo e melhorava mas por dias e piorava, um loop infinito, até que troquei por um SSD, não fiz clonagem, mesmo que o problema era o HD prefiro reinstalar tudo do zero, mais seguro e evita clonar as coisas ruins do windows que está instalado no outro drive.

E sim esse SSD tem uma reputação muito ruim, em outros fóruns e grupos que participam odeiam esse drive.

• Curtir 2
Postado

Geralmente 100% de disco está vinculado ao windows update ou modules installer. Na época eu resolvi o meu finalizando o windows modules e atualização pelo gerenciador de tarefas, e utilizei o programa DEFENDER CONTROL (sordum) desabilitando completamente o windows defender. Pode ser outras coisas também, mas geralmente tem algo relacionado ou a drivers, ou a atualizações. Mas como você já trocou até mesmo de HD, não tenho certeza do que pode estar causando o problema..

Postado
14 minutos atrás, GabrielLV disse:

Na minha experiência e na de muitos outros profissionais, o desempenho do Windows 10 deixa bastante a desejar em HDs, especialmente se for um HD de notebook que é mais lento que um de desktop (HDs de desktop tem velocidade de 7200RPM, enquanto que os de notebook possuem 5400RPM).

@GabrielLV Se o HD for CMR (e relativamente moderno), até dá pra usar de boa.

Agora se for SMR (Esse de laptop que o @bruno_duda pegou muito provavelmente é), aí é puro sofrimento...

É preferível ele alocar um espaço no western digital dele, e instalar o windows lá. Os Western de 1TB 7200 costumam ser CMR.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Complementando as contribuições dos colegas aqui:

Geralmente, a primeira coisa que faço para diagnosticar o HD 100%, ou SSD 100%, nesse caso, é:

1. Desabilitar o Sysmain;

2. Desligar o Windows Update (temporariamente);

3. Desligar o Windows Search.

Esses três serviços são o que geralmente causa o maior volume de escrita em disco, boa parte do tempo.

• Curtir 1
Postado

Agradeço pelas sugestões dos amigos. Algumas das citadas aqui, como desabilitar o windows update/defender, o modules installer e o Sysmain, eu já havia tentado. No youtube há um vídeo com as 27 soluções que o @FoxBlack sugeriu, também fiz muita coisa por ele. Mas, acredito que o erro era por mau funcionamento do hardware mesmo, como disse o @GabrielLV. Hoje pela manhã aproveitei um momento de lucidez do meu HD para passar o Crystal Disk e pimba; ele está Crítico também. Talvez tudo tenha sido só uma coincidência ruim no final das contas. Vou seguir a sugestão do @ArturRJ e alocar um espaço no meu HD WD (ele tem uns 700GB de espaço sobrando) e instalar o windows lá. Até porque antes de instalar este SSD no meu PC eu utilizava só este HD de 1TB e o windows rodava muito bem (tão bem que lembro que não cheguei a sentir tanta diferença quando migrei para o SSD na época). Após isso volto aqui para dar um feedback definitivo.

image.png.bb4c5e0e172db5b1fea53c2d89fb27e6.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...